Mapear trilhas com GPS

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Mapear trilhas com GPS

Mensagem por Leandrofc »

Boa noite amigos foristas.
Estou vendo atualmente uma onda de gente com celulares na trilha, mapeando com o wikiloc ou outro aplicativo, mas vai a dica:
NÃO MAPEIE AS TRILHAS!
E eu vou explicar o porquê que peço esse favor a todos:
1) O mundo é dividido em duas espécies de pessoas: ou você é normal ou você é um ecochato. Ecochatos são formados desde crianças, assistindo desenhos como "peixonauta" (desenho ecochato feito por brasileiros ecochatos). Ecochatos pensam que a a humanidade é um peso sobre a terra e qualquer tipo de ação humana vai degradar a natureza e ai de você tentar discutir essa "verdade", com um ecochato. Alias, minha avó sempre me falou pra nunca discutir com um ecochato, testemunhas de Jeová, com o cara da telexfree, etc. E o pior: a lei ambiental brasileira é uma das mais ecochatas do mundo (acredito que seja!), portanto, se a polícia ambiental achar que você cometeu algum crime ambiental, você cometeu o crime ambiental, não tem discussão porque a lei abre muitas brechas a favor da polícia. Mapear as trilhas é a chance de ouro para aquele ecochato gordo, que fica o dia inteiro no facebook e não tem vida social de saber onde as trilhas passam e começar algum ciberativismo (ele não vai sair da cadeira ora ver onde fica a trilha) para chamar a atenção para si e tentar entender seu lugar no mundo.... AS CUSTAS DOS TRILHEIROS, que se deram ao trabalho de munir o infeliz com todas as informações que ele precisa.
2) Ladrões. Qualquer ladrão mequetrefe tem smartphone hoje em dia e os programas de mapeio de trilha dão o usuário, a trilha e o tipo de veículo que o trilheiro usa e mais: dão um panorama das trilhas mais usadas e quando são usadas. Depois me perguntam "como que o ladrão sabia que eu ia passar em tal local"...com esses dados, um pedaço de corda no meio da mata... Pronto, tem R$10.000 que vale uma moto nacional de trilha nas mãos, com um mercado que não tem costume de exigir notas das peças....
3) Governo. Assim como o ladrão o governo também quer saber onde estão as motos com importação ilegal e o melhor local é na saída das trilhas mapeadas pelos próprios trilheiros que não vão ter nem como fugir... E mais: se a polícia entender que moto de trilha não pode trafegar em estrada rural, mesmo pra moto nacional é pátio e não tem conversa, porque a nossa lei não foi feita para nós, foi feita para o governo.
4) Nunca vi nenhum trilheiro usar os mapas das trilhas carregados no wikiloc para fazer trilha: muito mais vantajoso, seguro e econômico contratar um guia local (ou andar com amigo que mora no local), que vai fazendo as trilhas de acordo com o ânimo da galera, enfim, são inúmeros fatores que um ser humano faz melhor que uma máquina.
Resumo pessoal: por favor, não publiquem seus mapeamentos de trilha, você vai estar fazendo um favor real a nação de trilheiros.
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: Mapear trilhas com GPS

Mensagem por Guilherme 2T »

Concordo que toda a informação quando for usada para outro fim sempre é prejudicial. Nesse caso usar a localização das trilhas para f* os trilheiros.
Porém, é muito legal fazer trilhas por lugares novos sem precisar de um grande tempo de organização contatando pessoas e tentando organizar agenda.
Eu utilizo o Wikiloc sempre quando formos fazer algumas aventuras. Quando bem utilizados são ferramentas incríveis. Por exemplo, a alguns dias atrás, numa quinta-feira a noite organizei um passeio de 560km utilizando trajetos do wikiloc e o Maps, no sábado, instalei o GPS na motoca e se largamos. Uma moto estragou ficamos empenhados no ponto mais distante do trajeto... mas isso é história para outro tópico.
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: Mapear trilhas com GPS

Mensagem por Leandrofc »

Concordo com você Guilherme.

Pensando melhor, certo é compartilhar as trilhas com outros trilheiros que você conheça.

Deixar a informação pública ajuda pouco e cria muito mais aborrecimentos, conforme eu já citei.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem