Calçar embreagem

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Calçar embreagem

Mensagem por SPEED RACER »

Alguem pode me passar as medidas das arruelas pra calçar a embreagem da toni/twister ?

Abraizzz
Pedro Tabajara
Membro
Mensagens: 397
Registrado em: 11 Abril 2006 à20 10:51

Re: Calçar embreagem

Mensagem por Pedro Tabajara »

SPEED RACER escreveu:Alguem pode me passar as medidas das arruelas pra calçar a embreagem da toni/twister ?

Abraizzz
Como assim calçar????
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Num é colocar sapato não :shock: , heheheheheheh , zueira .
Calçar seria colocar um CALÇO (arruelas) pra que a embreagem num patine .
Essas arruelas são colocadas nas molas , pra que de maior pressão qdo as mesmas forem apertadas .
Estava falando com o Fernando-PF e existe a solução de colocar mais um disco separador .

Abraizzz
Pedro Tabajara
Membro
Mensagens: 397
Registrado em: 11 Abril 2006 à20 10:51

Mensagem por Pedro Tabajara »

legal isso da pra rodar mai um pouco sem trocar quando ela começa apatinar???
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Vai numa loja de parafuso e compra arruela de vedação de cobre ou aluminio de 16mm! Fica legal mas o manete tbem fica mais pesado!! :roll: :roll: :roll:
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Pedro , não sei se qdo esta patinando os calços resolveriam...

Racer143 , vou dar uma procurada nessas arruelas .

Crosschão , quer dizer que naum aumenta a pressão se colocar arruelas ?
Eu discordo de vc , hehehehehehe
Mas tudo bem .

Abraizzz
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

a Embreagem da minha DR ja ta com 2 separadores a mais..
Ta muito pesada a embreagem, chego no final da trilha com caimbra na mao eskerda de tanta força q tem q fazer p/ apertar.
Mas agora ja abri e vou trocar os discos... facada do kct
hehehe
abração
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

F = (K)x(X)

Onde:

F= força da mola
K = Constante da mola (depende do material de da espessura do arame)
X = Deslocamento da mola, compressão ou tração

Então quanto mais vc comprime a mola mais aumenta a força dela, ou seja, assim ela ficaria com mais força e menos curso.

Também a força da mola está ligada ao número de espiras, a distância entre cada espira e ao arame da mola..

Para entender melhor, coloque uma mola em cima de uma balança e comprima-a, anote o valor da força da mola (indicada na balança em kg) e da variação do seu comprimento, com esses valores se encontra o "K" da mola
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Poizé crosschão , o Fernando ja explicou ...portanto continuo discordando de vc .

Abraços
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Rapaz, eu entendi mais o que o Crosschão falou do que o que o PF falou! Dessa vez eu viajei nos ensinamentos do nosso mestre e guru Fernando PF!
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Este tópico vai ter 10 páginas logo logo!! :twisted: :twisted:
Cross eu vou discordar de vc concordar com o Fernando!!! Se não alterasse nada pq q o manete fica mais pesado?? Eu não manjo muito de física mas pela prática eu digo q um calço aumenta sua pressão sim!! Pq q qdo vc pressiona uma mola com os dedos ela cede um pouco e depois vai precisando cada vez mais força pra comprimí-la??? Se fosse como vc pensa eu creio q vc comprimiria ela totalment6e aplicando a mesma força desde o seu inicio!! Se vc colocar mais um separador irá criar o mesmo efeito do calço na mola!! Se fosse colocado mais um disco e um separador dai sim vc estaria aumentando a área de contato dos discos aumentando sua eficiência!!
É apenas minha humilde opinião!!! :wink: :wink: :wink:
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Opa, agora eu concordo com o Fernando PF e com o Racer143! :lol:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

cross, a pressão da mola não é constante.. aumenta conforme seu deslocamento, ou seja, vc não estará apenas diminuíndo o curso, faça o teste com a balança, pegue uma mola, largue em cima da balança, depois coloque em cima dessa mola 10kg e verifique o quanto ela comprimiu, depois coloque 30kg e veja o que acontece... ela irá comprimir mais não é?!?!? Ou seja, a mola precisa de compressão para gerar uma força de reação, e quanto maior a força de compressão maior a força de reação da mola, até o limite que seria quanto os elos estiverem encostados... tipo se vc encostar o elo da mola com 50kg e precisa que ela lhe forneça uma força de 80 kg, aí terá de substituí-la por outra com uma distância entre espiras maior ou um diâmetro de arame maior, para gerar uma constante maior, que por fim multiplicada por seu deslocamento compressivo gera a dita força de reação que é a força da mola... sozinha sem compressão a mola não tem força né... então precisa-se aplicar uma força nela...

Para entender melhor, a suspensão da sua moto tem regulagem??? O que acontece se rosquearmos a porca reguladora da mola do amortecedor?? Vc estará endurecendo a suspensão correto???? ou seja, a força inicial de reação do seu conjunto será maior, com um curso menor, a suspensão será mais dura :wink:
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Fiquei sem palavras agora!!!! 8-[ 8-[ 8-[ 8-[
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

ok cross, até ano passado dimensionávamos algumas molas aqui no serviço, para serem empregadas em máquinas que utilizam de embreagens industriais..

Quando vc dimensiona uma mola para ser fabricada, vc faz todos os cálculos de número de espiras, diametro do arame entre outros. Bom, a força máxima transmitida por uma mola, ou seja, os 10kg de força que vc se refere, é a força máxima com compressão máxima, pois se vc comprimi-la pela metade, terá menos de 10kg de força não é??? Se acha que não teste na balança, pode fazer mesmo.. ou seja, digamos que essa mola irá transmitir 10 kg de força somente com 50mm(elos totalmente comprimidos) de compressão, se vc comprimí-la 30mm terá 6 kg de força, ou melhor, a constante da mola (K) será de 0,2, aumentando o número de espiras vc aumenta o curso, consequentemente também a força, mas a força é sempre dada em relação ao deslocamento da mola.
Se ainda tiver dúvida: http://www.hexagon.de/fed1_p.htm, observe em um dos gráficos onde demonstra a variação do comprimento (mm) e a força(N) da mola, onde a reta do gráfico demonstra a constante (K).
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Eu acho que todos estao errados!!! ahuahuahuahuahu zuera, prefiro trocar os discos e não fazer gambiarras.

Ainda bem que tenho uma DT 180 e o jogo de 6 discos (ainda mais só usa 5 e fica um reserva sobrando) custa apenas R$ 15,00!!!
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Putz agora que entendi todo o porque deste tópico:

O pessoal não ta sabendo diferenciar pressão de força!!!

O manete ficar mais duro não quer dizer que com o calço as molas ficaram com mais pressão e sim a força para comprimilas que deve ser maior, porque o seu curso foi diminuido.


CONCORDO COM O CROSSCHAO!!!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

http://www.brasilescola.com/fisica/trabalho.htm

Quanto a suspensão, a mola da suspensão não comprime mais quanto mais peso vc coloca em cima da moto? o que está acontecendo então?? A mola está reagindo, quando vc adiciona peso ela vai comprimindo e aumentando sua força de reação, se vc colocar a carga máxima em cima da moto a mola encosta os elos ou quase isso, acima dessa carga a mola não atua mais, pois os elos estarao unidos.

Se a mola possuísse uma força de reação constante, não seria uma mola, seria um corpo rígido, aí era só substituir a mola por um pedaço de ferro comum, que teria uma reação constante... por isso ela é uma mola, para variar a carga conforme a sua compressão.. calçando a mola vc terá uma força de compressão inicial maior..
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

EvandroMM escreveu:Putz agora que entendi todo o porque deste tópico:

O pessoal não ta sabendo diferenciar pressão de força!!!

O manete ficar mais duro não quer dizer que com o calço as molas ficaram com mais pressão e sim a força para comprimilas que deve ser maior, porque o seu curso foi diminuido.


CONCORDO COM O CROSSCHAO!!!
Evandro, Pressão= Força(de atrito)/Área (de atrito)... então se vc possui a mesma área e aumenta a força, tem maior pressão... uma coisa é ligada a outra, onde também a força de atrito é definida pela ForçaxCoef. de atrito da embreagem.
vc permanece com a mesma área de contato dos discos e aumenta a força por meio de uma maior compressão inicial da mola, resultando em maior pressão, maior atrito, e menor dor de cabeça.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

a mola da embreagem não trabalha em carga máxima quando a mesma está acoplada, pois as molas não estarão totalmente comprimidas, pelo contrário, elas serão comprimidas quando pressionar o manete, aí elas comprimem por força do manete, e depois que vc solta elas atuam sobre a campana, mas com carga menor.. aí vc calça elas para que essa força seja maior, ou seja, deixam elas atuando com mais força quando está com o manete solto.. ELAS SÓ ESTARÃO COM CARGA MÁXIMA QUANDO COM COMPRESSÃO MÁXIMA, ou seja, com o manete acionado, vc solta o manete e elas "descomprimem", se elas não estivessem parcialmente comprimidas nessa situação era como vc não tivesse força nenhuma na campana.. ou sem mola alguma, por isso o calço, para que a carga da mola sobre a campana seja maior, quando vc acionar o manete irá executar uma força sobre as molas para comprimirem e aliviar a campana, após soltar o manete a mola irá atuar sobre a campana, com um comprimento menor e uma força maior...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem