Calçar embreagem
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Calçar embreagem
Alguem pode me passar as medidas das arruelas pra calçar a embreagem da toni/twister ?
Abraizzz
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Re: Calçar embreagem
Como assim calçar????SPEED RACER escreveu:Alguem pode me passar as medidas das arruelas pra calçar a embreagem da toni/twister ?
Abraizzz
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Num é colocar sapato não :shock: , heheheheheheh , zueira .
Calçar seria colocar um CALÇO (arruelas) pra que a embreagem num patine .
Essas arruelas são colocadas nas molas , pra que de maior pressão qdo as mesmas forem apertadas .
Estava falando com o Fernando-PF e existe a solução de colocar mais um disco separador .
Abraizzz
Calçar seria colocar um CALÇO (arruelas) pra que a embreagem num patine .
Essas arruelas são colocadas nas molas , pra que de maior pressão qdo as mesmas forem apertadas .
Estava falando com o Fernando-PF e existe a solução de colocar mais um disco separador .
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F = (K)x(X)
Onde:
F= força da mola
K = Constante da mola (depende do material de da espessura do arame)
X = Deslocamento da mola, compressão ou tração
Então quanto mais vc comprime a mola mais aumenta a força dela, ou seja, assim ela ficaria com mais força e menos curso.
Também a força da mola está ligada ao número de espiras, a distância entre cada espira e ao arame da mola..
Para entender melhor, coloque uma mola em cima de uma balança e comprima-a, anote o valor da força da mola (indicada na balança em kg) e da variação do seu comprimento, com esses valores se encontra o "K" da mola
Onde:
F= força da mola
K = Constante da mola (depende do material de da espessura do arame)
X = Deslocamento da mola, compressão ou tração
Então quanto mais vc comprime a mola mais aumenta a força dela, ou seja, assim ela ficaria com mais força e menos curso.
Também a força da mola está ligada ao número de espiras, a distância entre cada espira e ao arame da mola..
Para entender melhor, coloque uma mola em cima de uma balança e comprima-a, anote o valor da força da mola (indicada na balança em kg) e da variação do seu comprimento, com esses valores se encontra o "K" da mola
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Este tópico vai ter 10 páginas logo logo!! :twisted: :twisted:
Cross eu vou discordar de vc concordar com o Fernando!!! Se não alterasse nada pq q o manete fica mais pesado?? Eu não manjo muito de física mas pela prática eu digo q um calço aumenta sua pressão sim!! Pq q qdo vc pressiona uma mola com os dedos ela cede um pouco e depois vai precisando cada vez mais força pra comprimí-la??? Se fosse como vc pensa eu creio q vc comprimiria ela totalment6e aplicando a mesma força desde o seu inicio!! Se vc colocar mais um separador irá criar o mesmo efeito do calço na mola!! Se fosse colocado mais um disco e um separador dai sim vc estaria aumentando a área de contato dos discos aumentando sua eficiência!!
É apenas minha humilde opinião!!!
Cross eu vou discordar de vc concordar com o Fernando!!! Se não alterasse nada pq q o manete fica mais pesado?? Eu não manjo muito de física mas pela prática eu digo q um calço aumenta sua pressão sim!! Pq q qdo vc pressiona uma mola com os dedos ela cede um pouco e depois vai precisando cada vez mais força pra comprimí-la??? Se fosse como vc pensa eu creio q vc comprimiria ela totalment6e aplicando a mesma força desde o seu inicio!! Se vc colocar mais um separador irá criar o mesmo efeito do calço na mola!! Se fosse colocado mais um disco e um separador dai sim vc estaria aumentando a área de contato dos discos aumentando sua eficiência!!
É apenas minha humilde opinião!!!
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cross, a pressão da mola não é constante.. aumenta conforme seu deslocamento, ou seja, vc não estará apenas diminuíndo o curso, faça o teste com a balança, pegue uma mola, largue em cima da balança, depois coloque em cima dessa mola 10kg e verifique o quanto ela comprimiu, depois coloque 30kg e veja o que acontece... ela irá comprimir mais não é?!?!? Ou seja, a mola precisa de compressão para gerar uma força de reação, e quanto maior a força de compressão maior a força de reação da mola, até o limite que seria quanto os elos estiverem encostados... tipo se vc encostar o elo da mola com 50kg e precisa que ela lhe forneça uma força de 80 kg, aí terá de substituí-la por outra com uma distância entre espiras maior ou um diâmetro de arame maior, para gerar uma constante maior, que por fim multiplicada por seu deslocamento compressivo gera a dita força de reação que é a força da mola... sozinha sem compressão a mola não tem força né... então precisa-se aplicar uma força nela...
Para entender melhor, a suspensão da sua moto tem regulagem??? O que acontece se rosquearmos a porca reguladora da mola do amortecedor?? Vc estará endurecendo a suspensão correto???? ou seja, a força inicial de reação do seu conjunto será maior, com um curso menor, a suspensão será mais dura
Para entender melhor, a suspensão da sua moto tem regulagem??? O que acontece se rosquearmos a porca reguladora da mola do amortecedor?? Vc estará endurecendo a suspensão correto???? ou seja, a força inicial de reação do seu conjunto será maior, com um curso menor, a suspensão será mais dura
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ok cross, até ano passado dimensionávamos algumas molas aqui no serviço, para serem empregadas em máquinas que utilizam de embreagens industriais..
Quando vc dimensiona uma mola para ser fabricada, vc faz todos os cálculos de número de espiras, diametro do arame entre outros. Bom, a força máxima transmitida por uma mola, ou seja, os 10kg de força que vc se refere, é a força máxima com compressão máxima, pois se vc comprimi-la pela metade, terá menos de 10kg de força não é??? Se acha que não teste na balança, pode fazer mesmo.. ou seja, digamos que essa mola irá transmitir 10 kg de força somente com 50mm(elos totalmente comprimidos) de compressão, se vc comprimí-la 30mm terá 6 kg de força, ou melhor, a constante da mola (K) será de 0,2, aumentando o número de espiras vc aumenta o curso, consequentemente também a força, mas a força é sempre dada em relação ao deslocamento da mola.
Se ainda tiver dúvida: http://www.hexagon.de/fed1_p.htm, observe em um dos gráficos onde demonstra a variação do comprimento (mm) e a força(N) da mola, onde a reta do gráfico demonstra a constante (K).
Quando vc dimensiona uma mola para ser fabricada, vc faz todos os cálculos de número de espiras, diametro do arame entre outros. Bom, a força máxima transmitida por uma mola, ou seja, os 10kg de força que vc se refere, é a força máxima com compressão máxima, pois se vc comprimi-la pela metade, terá menos de 10kg de força não é??? Se acha que não teste na balança, pode fazer mesmo.. ou seja, digamos que essa mola irá transmitir 10 kg de força somente com 50mm(elos totalmente comprimidos) de compressão, se vc comprimí-la 30mm terá 6 kg de força, ou melhor, a constante da mola (K) será de 0,2, aumentando o número de espiras vc aumenta o curso, consequentemente também a força, mas a força é sempre dada em relação ao deslocamento da mola.
Se ainda tiver dúvida: http://www.hexagon.de/fed1_p.htm, observe em um dos gráficos onde demonstra a variação do comprimento (mm) e a força(N) da mola, onde a reta do gráfico demonstra a constante (K).
Putz agora que entendi todo o porque deste tópico:
O pessoal não ta sabendo diferenciar pressão de força!!!
O manete ficar mais duro não quer dizer que com o calço as molas ficaram com mais pressão e sim a força para comprimilas que deve ser maior, porque o seu curso foi diminuido.
CONCORDO COM O CROSSCHAO!!!
O pessoal não ta sabendo diferenciar pressão de força!!!
O manete ficar mais duro não quer dizer que com o calço as molas ficaram com mais pressão e sim a força para comprimilas que deve ser maior, porque o seu curso foi diminuido.
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http://www.brasilescola.com/fisica/trabalho.htm
Quanto a suspensão, a mola da suspensão não comprime mais quanto mais peso vc coloca em cima da moto? o que está acontecendo então?? A mola está reagindo, quando vc adiciona peso ela vai comprimindo e aumentando sua força de reação, se vc colocar a carga máxima em cima da moto a mola encosta os elos ou quase isso, acima dessa carga a mola não atua mais, pois os elos estarao unidos.
Se a mola possuísse uma força de reação constante, não seria uma mola, seria um corpo rígido, aí era só substituir a mola por um pedaço de ferro comum, que teria uma reação constante... por isso ela é uma mola, para variar a carga conforme a sua compressão.. calçando a mola vc terá uma força de compressão inicial maior..
Quanto a suspensão, a mola da suspensão não comprime mais quanto mais peso vc coloca em cima da moto? o que está acontecendo então?? A mola está reagindo, quando vc adiciona peso ela vai comprimindo e aumentando sua força de reação, se vc colocar a carga máxima em cima da moto a mola encosta os elos ou quase isso, acima dessa carga a mola não atua mais, pois os elos estarao unidos.
Se a mola possuísse uma força de reação constante, não seria uma mola, seria um corpo rígido, aí era só substituir a mola por um pedaço de ferro comum, que teria uma reação constante... por isso ela é uma mola, para variar a carga conforme a sua compressão.. calçando a mola vc terá uma força de compressão inicial maior..
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Evandro, Pressão= Força(de atrito)/Área (de atrito)... então se vc possui a mesma área e aumenta a força, tem maior pressão... uma coisa é ligada a outra, onde também a força de atrito é definida pela ForçaxCoef. de atrito da embreagem.EvandroMM escreveu:Putz agora que entendi todo o porque deste tópico:
O pessoal não ta sabendo diferenciar pressão de força!!!
O manete ficar mais duro não quer dizer que com o calço as molas ficaram com mais pressão e sim a força para comprimilas que deve ser maior, porque o seu curso foi diminuido.
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vc permanece com a mesma área de contato dos discos e aumenta a força por meio de uma maior compressão inicial da mola, resultando em maior pressão, maior atrito, e menor dor de cabeça.
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a mola da embreagem não trabalha em carga máxima quando a mesma está acoplada, pois as molas não estarão totalmente comprimidas, pelo contrário, elas serão comprimidas quando pressionar o manete, aí elas comprimem por força do manete, e depois que vc solta elas atuam sobre a campana, mas com carga menor.. aí vc calça elas para que essa força seja maior, ou seja, deixam elas atuando com mais força quando está com o manete solto.. ELAS SÓ ESTARÃO COM CARGA MÁXIMA QUANDO COM COMPRESSÃO MÁXIMA, ou seja, com o manete acionado, vc solta o manete e elas "descomprimem", se elas não estivessem parcialmente comprimidas nessa situação era como vc não tivesse força nenhuma na campana.. ou sem mola alguma, por isso o calço, para que a carga da mola sobre a campana seja maior, quando vc acionar o manete irá executar uma força sobre as molas para comprimirem e aliviar a campana, após soltar o manete a mola irá atuar sobre a campana, com um comprimento menor e uma força maior...
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