Manutenção CRF 250X

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Manutenção CRF 250X

Mensagem por Robini »

Manutenção: (após cada trilha)

1º - Lavação: Antes de lavar: Tapar o tubo de escape e as entradas de ar para a caixa de filtro de ar com panos ou saco plástico.

NOTA: Se levar com maquina de alta pressão, pode lavar com o motor quente, pois essas máquinas lavam com água quente, mas se lavar em casa deixe o motor esfriar um pouco.

- Lavar a moto com água e não utilizar detergentes ou líquidos abrasivos (somente quando for necessário).

- Atenção para não mandar água direto (10cm) na região dos eixos, região da caixa de direção e parte elétrica (CDI, etc.); Lavar com mais intensidade a região do quadro, motor, transmissão, discos e toda a região que esteja muito suja.

- Retirar panos dos buracos, secar a moto, ligá-la e deixar aquecer por 2 minutos aproximadamente (máximo).

5º - Lubrificação: Lubrificar (ex: WD40) todos os pivôs (suspensão traseira, pedal do freio traseiro, pedal de marcha), pulverizar o carburador, manetes (cabos) e mecanismos móveis.

6º - Óleo de corrente: Como normalmente a moto fica parada durante a semana, lubrificar muito bem a corrente.

7º - Verificação: Retirar o ar em excesso da suspensão dianteira (parafuso de chave de fendas ao lado do ajuste da suspensão), cuidado para não danificar os retentores da suspensão;

- Verificar os raios das rodas e apertar se necessário.

- Verificar se algum parafuso está frouxo ou se há regulagens a fazer.

NOTA: Devido a vibração, pelo fato de ser uma moto 4 tempos, os parafusos afrouxam com regularidade.

10º - Verificar se a corrente esta bamba ou não. Por vezes só sentimos quando andamos em baixa e ouvimos muitos estalos vindos da área da corrente/pinhão. Regular como recomenda o manual.

Dica: A corrente deve mover ligeiramente quando você estiver em cima da moto (entre 1 e 2 cm).

11º - Níveis (importante):

Nível do óleo do motor (muito importante): Verificar sempre o nível do óleo, pois esta moto consome um pouco de óleo. O óleo deve estar sempre a ¾ na vareta e a verificação deve ser feita da seguinte maneira: Funcionar a moto por 3 minutos e desligar. Aguardar 3 minutos, verificar o nível do óleo e completar. É aconselháver fazer esta verificação a cada 100 km, aproximadamente.

Nível do óleo da caixa: deve ser conferido da mesma maneira, mas retira-se o parafuso. Se escorrer para fora e pingar esta com excesso, se aparecer lentamente no buraco esta no ponto, se não aparecer nada, esta com falta de óleo. Este óleo normalmente não se gasta.

Nível do liquido de refrigeração: Verificar após cada trilha. As motos 4 tempos aquecem muito rapidamente, portanto gasta um pouco do liquido.

NOTA: Não deixe o motor funcionando com a moto parada, por longo período.

12º - Filtro de ar (muito importante): Limpeza muito importante nas CRF’s, pois é a principal causa das válvulas de admissão se danificarem. É aconselhável limpá-lo a cada trilha

13º - Limpar a caixa do filtro com pano, com o filtro ainda colocado. Limpar o máximo que for possível.

14º - Retirar o filtro e colocar um pano limpo dentro da caixa para que não entre poeira.

15º - Separar o filtro (esponja) da rede metálica, lavar com produto próprio ou detergente da louça + água morna (eu utilizo óleo diesel ou querozene), até ficar bem limpo.

Evitar lavar com gasolina.

16º - Deixar secar o filtro ao ar.

17º - Colocar o filtro na rede metálica e colocar o óleo próprio para filtros. Existe em spray e liquido. Spray: somente pulverizar o filtro e colocar - Liquido: 1º colocar o liquido num saco plástico e espalhar pelo mesmo, 2º colocar o filtro com a esponja para baixo e esfregar o liquido dentro do saco com o filtro e mexer com os dedos a modo a ficar em todo o filtro. Desta maneira não nos sujamos muito. É a técnica do saco. Existem outras maneiras.

18º - Deixar secar durante 5 minutos até ficar pegajoso;

19º - Passar graxa na parte da espuma do filtro que ficará em contato com a caixa do filtro de ar, para ajudar na vedação, retirar o pano dentro da entrada do filtro e colocar o filtro na moto.

DICA: Eu uso 2 filtros, um sendo utilizado na moto e outro limpo, com o óleo, guardado em saco plástico. Assim existe a possibilidade de poder andar dois dias seguidos.

20º - Gasolina do carburador (importante):- Devido a "excelente" qualidade da gasolina brasileira, quando a moto for ficar parada durante a semana, ou mais, fechar a torneira de combustível e funcionar a moto até que o combustível que estiver no carburador se esgote. Quando não se faz isto, geralmente a agulha agarra e podendo até se danificar.

Manutenção periódica: mais rigorosa.

Revisão:

Óleo: Troca de óleo do motor, de caixa e filtro de óleo.

O ideal é trocar o óleo do motor em períodos de 2 em 2 meses e o óleo da caixa 2 em 2 vezes, tal como o filtro do óleo, ou seja, na primeira revisão trocar somente o óleo do motor, na segunda revisão trocar o óleo do motor e de caixa e filtro (uma vez sim outra não).

Válvulas: Regular todos os anos, 10 a 12 meses de intervalo.

Sintomas de mau funcionamento das válvulas: Custar a pegar a quente e a marcha lenta inconstante a oscilar, com picos altos e baixos, mesmo carregando no ar quente.
A moto quando quente, as vezes é necessário acionar na manete pequena (ar quente) para ligar.

Piston: conferir o desgaste todos os anos, mas depende da quantidade de horas que uma pessoa utiliza a moto, mas para um piloto amador pode ser de ano e meio em ano e meio.

NOTA: a moto perde potência, mas não dá para perceber, logo não dá para perceber quando necessita de piston.

Lubrificar: Pivôs de suspensão (uma vez ao ano) e todos os mecanismos que tenham pivôs.

Suspensão: Quando necessário ou ficar muito macia ou dura.

Velas: Esta moto tem velas de Iridium logo não necessita de troca, dura por toda a vida. Se falhar muito poderá ser da vela, mas pouco provável.
Editado pela última vez por Robini em 29 Julho 2007 à49 10:32, em um total de 3 vezes.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

POxa, relação completa para cuidar da magrela heim, parabens, mt bem feito!
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Meu seguindo isso ai a maquina fik file =D> =D> =D> =D> =D>
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

Isso ai....show de tópico =D> =D> =D>
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Obs.: colhi e "traduzi" esta lista do Fórum Motonline, de Portugal. Estou tendo dificuldades para encontrar matérias sobre a CRF. No Brasil, não se encontra praticamente nada sobre ela, a não ser matérias sobre os caras esperimentando a moto.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Parabéns, muito bom o tópico!!!
franhaydin
Super Membro
Mensagens: 1808
Registrado em: 21 Novembro 2005 à13 11:06

Mensagem por franhaydin »

é isso aí, tem que cuidar dos brinquedos!!!!

valeu! =D>
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

muito bom o topico, mas o brinquedinho fica meio caro (pistão trocar todos os anos) hein?
NGRN
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 10 Novembro 2004 à12 07:12

Mensagem por NGRN »

Pois é esse documento tem direitos de autor....

Fui eu que fiz esse documento e espero que tenha ajudado alguem com isso.

Sem queres voltei a colocar neste forum esta manutenção.

Este documento tem como base a HONDA CRF450R mas aplica-se a todas as motas de motocross a 4 tempos, sejam elas 250 ou 450.

No caso das motas de enduro não é muito rigoroso como este mas é muito semelhante.

Um abraço
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

NGRN tem q cobrar os direitos autorais!
aUHauahUAHauhA
Tse.Sam
Membro
Mensagens: 142
Registrado em: 17 Janeiro 2005 à14 08:45

Mensagem por Tse.Sam »

ai Robini, vai ter que pagar um cafézinho pro portuga ...kakakkkaakak
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Robini: parabéns pelo manual da limpeza. Já imprimi tudo e guardei junto do manual da moto. rsrsrsrsrs
Nota 10.
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Aê galera! Este texto é do brother NGRN sim. Fiz algumas adaptações.

Este texto me ajudou bastante, pois como disse, não há este tipo de material no Brasil.

Aqui em Seven Lakes City, ralei na mão de alguns mecânicos metidos a entendidos, acostumados a mexer somente em 2 tempos da década de 90. Olha o prejuizo que levei no ano passado quando a moto não queria pegar nem à pau:

- o mecânico trocou valvula de admissão´. A moto tinha menos de 1 ano de uso!!!! Provavelmente a válvula estava apenas presa, era somente soltá-la e não troca-la.
- trocou a vela (como o NRGR colocou no texto, a vela não dá problema).

Desculpe não colocar seu nome no texto NRGR. Quando descobri eu copiei para o Word e depois só me lembrava do nome do fórum.
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Fiz mais algumas alterações, após ter aprendido mais sobre a moto e ter trocado idéias com o meu novo mecânico (o Ulisses, da Luchese Motos de BH).
Algumas coisas tiveram que ser alteradas, principalmente devido a qualidade da gasolina brasileira.
leo#299
Membro
Mensagens: 934
Registrado em: 25 Maio 2007 à21 08:30

Mensagem por leo#299 »

ta aí.. gostei do tutorial...
so faltou a crfx 250. ehehehe
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Tse.Sam escreveu:ai Robini, vai ter que pagar um cafézinho pro portuga ...kakakkkaakak
Com todo prazer! E se ele trouxer a moto pago o chopp e a picanha depois da trilha.

Ele é gente finíssima!
Cebola
Membro
Mensagens: 878
Registrado em: 17 Março 2005 à51 05:21

Mensagem por Cebola »

Cara muito bom esse topico amanhã to imprimindo isso ai pra cuidar da minha CRF.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

Também gostei muito do tópico!

Se tivesse lido, não teria estragado a vela da minha moto... ela não pegava (por causa da agulha presa) e achei q era vela. Mexi no eletro e condenei a peça.

Achei importante a parte de tampar a entrada de ar antes de limpas a caixa do filtro. Não fazia isso, passarei a fazer.

O que gostaria de contribuir é sobre a questão da moto ficar parada. Realmente a nossa gasolina é ruim. Mas o q a agulha da CRF não tolera é o álcool na gasolina. A sugestão do meu mec. é drenar o carburador, tirar a mangueira de alimentação e espirrar WD40 dentro do bura. Isso protege contra o travamento da agulha.
gnochi
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 31 Outubro 2006 à38 17:02

Mensagem por gnochi »

[quote=carlos_edu]A sugestão do meu mec. é drenar o carburador, tirar a mangueira de alimentação e espirrar WD40 dentro do bura. Isso protege contra o travamento da agulha.[/quote]

E vc costuma fazer isso??? alguém mais jah ouviu falar disso??? quanto tempo seria considerado uma moto ficar parada?? duas semanas, 1 mes???

** tbm jah conhecia este texto.. hehe estava muito parecido pra naum ser uma cópia... Mas realmente dá uma grande ajuda para manutenção da magrela**
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

Gnochi. Como estou parado por conta da cirurgia, ela está com WD40!

Meu mec disse q já aconteceu de mexer numa moto, terminar o trabalho e só de ficar parada durante a semana na oficina, travar a bóia.

Ele faz isso em todas as motos que estão lá e o resultado foi ótimo.

Cara, qdo trava é um saco! Eu já estraguei uma vela pensando q tinha ido pro espaço, pois a moto não ligava! E me disseram pra deixar a torneira aberta, pois a própria gasolina evitaria de a agulha travar aberta e vazar ao abrir! Pois travou fechada e não ia gás pro motor! Já me ferrei 2 vezes com isso! Agora só WD!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem