Caixa de direção Tornado
Caixa de direção Tornado
Olá Galera,
Sabemos que a Tornado possue alguns pontos frágeis em seu projeto e infelizmente o fabricante não se importa com isso.
A minha Tornado atual (2003 com 6.000 Km entre trilhas e ruas) apresentou um problema comum, pelo menos para mim, pois na Tornado anterior a esta tive o mesmo problema. O fato é que o sistema arcaico de pista e esferas da caixa de direção da Tornado é um absurdo. As últimas DTs já utilizavam rolamentos cônicos. Bem, preciso trocar essa pppprrrr e gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão.
Sabemos que a Tornado possue alguns pontos frágeis em seu projeto e infelizmente o fabricante não se importa com isso.
A minha Tornado atual (2003 com 6.000 Km entre trilhas e ruas) apresentou um problema comum, pelo menos para mim, pois na Tornado anterior a esta tive o mesmo problema. O fato é que o sistema arcaico de pista e esferas da caixa de direção da Tornado é um absurdo. As últimas DTs já utilizavam rolamentos cônicos. Bem, preciso trocar essa pppprrrr e gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão.
Olá Gabriel, acho q essa informação não é assim, minha Toni é 2002, NUNCA TROQUEI ROLAMENTO DA COLUNA DE DIREÇÃO, alguns amigos já substituiram, colocaram de carro, eu particularmente acho q é descuido, vejo muita gente andar todo final de semana nas trilhas passando por dentro de rios, tomando poeira e não param a moto para fazer uma revisão, ainda insisto, isso é falta de manutenção, pois ando no motocross, ando nas trilhas, ando na lama, lavo só com LM, mas não deixo nunca a graxa secar, sempre observando para não deixar os rolamentos ficarem secos.
Abraços.
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A minha é 2002 tb. Deixa eu contar uma historinha... :-)
Logo depois de fazer um enduro de 500km em dois dias, enduro casca, muita pedra, muito subidão, etc..., minha moto começou a apresentar uma folga horrivel na caixa de direção. Aliás, era um problema recorrente, ela vivia folgando e eu vivia apertando. Bem, depois do enduro resolvi desmontar (pela primeira vez...) a caixa de direção. Resultado: Seco. A Honda NAO BOTA GRAXA na caixa de direção qdo a moto sai de fábrica. E não é só na caixa de direção, nos eixos de roda tb falta... Entupi de graxa. Nunca mais tive problemas, até recentemente, quando bati num coqueiro e empenou, alem das bengalas, a mesa inferior. Hoje tem uma folguinha na minha moto, mas devido à mesa inferior empenada...
Aos que acabaram de comprar a Tornado... Desmonte tudo e meta graxa sem dó... Ela precisa...
Uma foto daquele enduro... Deixou saudades. Essa foto foi tirada as 7 da manhã, em cima da "pedra de santo antonio", perto da cidade de Campina Grande, na Paraíba.
Logo depois de fazer um enduro de 500km em dois dias, enduro casca, muita pedra, muito subidão, etc..., minha moto começou a apresentar uma folga horrivel na caixa de direção. Aliás, era um problema recorrente, ela vivia folgando e eu vivia apertando. Bem, depois do enduro resolvi desmontar (pela primeira vez...) a caixa de direção. Resultado: Seco. A Honda NAO BOTA GRAXA na caixa de direção qdo a moto sai de fábrica. E não é só na caixa de direção, nos eixos de roda tb falta... Entupi de graxa. Nunca mais tive problemas, até recentemente, quando bati num coqueiro e empenou, alem das bengalas, a mesa inferior. Hoje tem uma folguinha na minha moto, mas devido à mesa inferior empenada...
Aos que acabaram de comprar a Tornado... Desmonte tudo e meta graxa sem dó... Ela precisa...
Uma foto daquele enduro... Deixou saudades. Essa foto foi tirada as 7 da manhã, em cima da "pedra de santo antonio", perto da cidade de Campina Grande, na Paraíba.
Caixa de direção da Tornado..
Troquei os rolamentos originais por rolamentos cônicos usados em agrales. Custou menos da metade do original Honda ( diga-se de passagem são uma droga ) e são muito melhores. Não tive mais problemas de folga. :P
Ué, gozado Tinkerer, a minha é 2004 e veio com tanta graxa q tinha até pra fora da coluna, será q é a concessionária q tá colocando nas 0km antes do comprador pegar? Achei muito estranho aquele resto de graxa na coluna.tornado_tinkerer escreveu:A minha é 2002 tb. Deixa eu contar uma historinha... :-)
Logo depois de fa...
...Aos que acabaram de comprar a Tornado... Desmonte tudo e meta graxa sem dó... Ela precisa...
Uma foto daquele enduro... Deixou saudades. Essa foto foi tirada as 7 da manhã, em cima da "pedra de santo antonio", perto da cidade de Campina Grande, na Paraíba.
Ae gabriel, será q vc não tá fazendo muito aquele negócio (esqueci o nome) de frear a dianteira pra levantar a traseira. Na minha XRinha 200 eu fazia muito disso e fudeu muito os rolamentos.
Olá para todos,
Bem, uso minha Tornado nas trilhas no final de semana e também nas ruas durante a semana. Não faço nenhuma estravagância. Posso concordar com o Fabiano sobre uma manutenção mais intensiva devido ao uso nas trilhas, mas também quero reafirmar que a HONDA poderia utilizar um rolamento mais adequado para o porte da Tornado. O que me entristesse é que o projeto nasce e morre sem modificar nem um parafuso.
Bem, uso minha Tornado nas trilhas no final de semana e também nas ruas durante a semana. Não faço nenhuma estravagância. Posso concordar com o Fabiano sobre uma manutenção mais intensiva devido ao uso nas trilhas, mas também quero reafirmar que a HONDA poderia utilizar um rolamento mais adequado para o porte da Tornado. O que me entristesse é que o projeto nasce e morre sem modificar nem um parafuso.
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As motos vem desmontadas da fábrica e as concessionárias que montam, mas não sei se a frente vem desmontada. Duas hipoteses: má fé da Motoparts (concessionária que peguei a minha), o que não duvido, pois não boto mais os pés naquela m%#&@ ou a Honda recebeu tanta reclamação que de pouca graxa passou a por muita graxa. Bem, melhor excesso do que falta...Ué, gozado Tinkerer, a minha é 2004 e veio com tanta graxa q tinha até pra fora da coluna, será q é a concessionária q tá colocando nas 0km antes do comprador pegar? Achei muito estranho aquele resto de graxa na coluna.
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eh, parece que aqui no brasil nao tem jeito naum, nossas motos vem com pecas vagabundas e com precos exorbitantes, enquanto nao houver concorrecia direta entre as fabricas eu acredito que isso nao mude, a yamaha precisava lancar uma moto pra concorrer com a tornado que ai a honda ia comecar a se mexer, assim como fez com a cg, ta ai a minha opiniao, abraco a todos
Olá Galera,
No sábado dia 06/11 resolvi meter a mão na massa e desmontar a caixa de direção da minha Tornado para ver o que estava acontecendo. Muito bem segue as fotos da diverção. Passei para o Fabrício adicionar para mim.
Para quem não conhece o absurdo que a Honda fez a coroa que segura as esferas é de plástico, claro que esta coroa não tem nehuma função a não ser segurar as esferas, mas convenhamos a Tornado merece um rolamento mais robusto.
Bem infelizmente após o trabalhão que tive o máximo que pude fazer foi colocar 1 kg de graxa azul para diminuir o problema além de diminuir o aperto, isto devido as pistas estarem danificadas.
Alguém sabe o preço desta porcaria? pois é, aqui em Vitória é R$ 103,50 fora a mão de obra para troca, porque desmontar para manutenção eu ainda faço mas retirar as pistas é mais complicado, portanto, se alguém utiliza a Tornado em trilhas, cross, etc sugiro dar uma geral a cada 1.000 Km
No sábado dia 06/11 resolvi meter a mão na massa e desmontar a caixa de direção da minha Tornado para ver o que estava acontecendo. Muito bem segue as fotos da diverção. Passei para o Fabrício adicionar para mim.
Para quem não conhece o absurdo que a Honda fez a coroa que segura as esferas é de plástico, claro que esta coroa não tem nehuma função a não ser segurar as esferas, mas convenhamos a Tornado merece um rolamento mais robusto.
Bem infelizmente após o trabalhão que tive o máximo que pude fazer foi colocar 1 kg de graxa azul para diminuir o problema além de diminuir o aperto, isto devido as pistas estarem danificadas.
Alguém sabe o preço desta porcaria? pois é, aqui em Vitória é R$ 103,50 fora a mão de obra para troca, porque desmontar para manutenção eu ainda faço mas retirar as pistas é mais complicado, portanto, se alguém utiliza a Tornado em trilhas, cross, etc sugiro dar uma geral a cada 1.000 Km
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Olá ypiranga,
O rolamento que você usou foi o da XLX 250 ou 350?
O código da 350 é o seguinte: 91015-425-831 e 91015-425-832 - rolamento cônico 26x47x15. Não sei se é o mesmo, pois, não tenho o código da XLX 250. A principal pergunta a a seguinte: Foi necessário alguma adaptação ou encaixou perfeitamente?
O rolamento que você usou foi o da XLX 250 ou 350?
O código da 350 é o seguinte: 91015-425-831 e 91015-425-832 - rolamento cônico 26x47x15. Não sei se é o mesmo, pois, não tenho o código da XLX 250. A principal pergunta a a seguinte: Foi necessário alguma adaptação ou encaixou perfeitamente?
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Ae Galera,
Comprei os rolamentos para a caixa de direção da Tornado igual aos utilizados nas XLX, conforme posts acima. Querem saber? o original custa R$ 109,00 e só por encomenda, comprei da marca NTN japonês por R$ 30,00 cada. Dá para acreditar????
Aproveitei e comprei rolamentos com blindagem de borragem nas duas faces para os cubos dianteiro e traseiro quase pela metade do preço do original e da marca NSK (1° linha).
Valeuuuuuuuuu
Comprei os rolamentos para a caixa de direção da Tornado igual aos utilizados nas XLX, conforme posts acima. Querem saber? o original custa R$ 109,00 e só por encomenda, comprei da marca NTN japonês por R$ 30,00 cada. Dá para acreditar????
Aproveitei e comprei rolamentos com blindagem de borragem nas duas faces para os cubos dianteiro e traseiro quase pela metade do preço do original e da marca NSK (1° linha).
Valeuuuuuuuuu
gabriel.... pois pode pegar esse rolamento com blindagem e tirar uma das blindaglens pra passar graxa... acredite, n tem quase nada de graxa dentro deles.
Ai vc coloca o lado sem blindagem pra dento do cubo e deixa o lado com blindagem pra fora, diminuindo o contato da graxa com agua e poeira....
vai por mim....
Ai vc coloca o lado sem blindagem pra dento do cubo e deixa o lado com blindagem pra fora, diminuindo o contato da graxa com agua e poeira....
vai por mim....
Eu só uso rolamentos de roda da NSK do tipo DDU, ele já é engraxado e vem com retentores dos dois lados, é um pouco mais caro que os outros com blindagem ou todo aberto, mas vale cada centavo!
Na minha XR 200 coloquei há 2 anos nas duas rodas, nunca mechi para manutenção e olha que pegou muito barro, trilhas, viagens, e várias travessias de rios.
Na minha XR 200 coloquei há 2 anos nas duas rodas, nunca mechi para manutenção e olha que pegou muito barro, trilhas, viagens, e várias travessias de rios.
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- Registrado em: 20 Julho 2015 à27 16:27
Re: Caixa de direção Tornado
Boa tarde pessoal, sou novo por aqui. Fazendo pesquisas na net deparei-me com essa discussão.
Bom tenho uma tornado 2002 e a uso no dia a dia, nada de trilhas etc.
Troquei minha caixa de direção que estava pesada e fazendo estalos e barulhos. Bom a troca foi feita porém alguns meses depois aqui estou eu com o mesmo problema na caixa de direção.
Será que em tão pouco tempo dentes podem ter surgido? A peça usada é de péssima qualidade?
Obs: Os anéis estavam presos, deu um trampo de horas para trocar, e ainda tenho duvidas se é que saiu a parte de baixo.
Preciso de umas opções de marcas boas no mercado, ou dicas.
Vlw
Bom tenho uma tornado 2002 e a uso no dia a dia, nada de trilhas etc.
Troquei minha caixa de direção que estava pesada e fazendo estalos e barulhos. Bom a troca foi feita porém alguns meses depois aqui estou eu com o mesmo problema na caixa de direção.
Será que em tão pouco tempo dentes podem ter surgido? A peça usada é de péssima qualidade?
Obs: Os anéis estavam presos, deu um trampo de horas para trocar, e ainda tenho duvidas se é que saiu a parte de baixo.
Preciso de umas opções de marcas boas no mercado, ou dicas.
Vlw
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