Caixa de direção Tornado

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Caixa de direção Tornado

Mensagem por Gabriel »

Olá Galera,

Sabemos que a Tornado possue alguns pontos frágeis em seu projeto e infelizmente o fabricante não se importa com isso.
A minha Tornado atual (2003 com 6.000 Km entre trilhas e ruas) apresentou um problema comum, pelo menos para mim, pois na Tornado anterior a esta tive o mesmo problema. O fato é que o sistema arcaico de pista e esferas da caixa de direção da Tornado é um absurdo. As últimas DTs já utilizavam rolamentos cônicos. Bem, preciso trocar essa pppprrrr e gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão.
Fabiano
Membro
Mensagens: 398
Registrado em: 05 Agosto 2004 à06 20:33

Mensagem por Fabiano »

Olá Gabriel, acho q essa informação não é assim, minha Toni é 2002, NUNCA TROQUEI ROLAMENTO DA COLUNA DE DIREÇÃO, alguns amigos já substituiram, colocaram de carro, eu particularmente acho q é descuido, vejo muita gente andar todo final de semana nas trilhas passando por dentro de rios, tomando poeira e não param a moto para fazer uma revisão, ainda insisto, isso é falta de manutenção, pois ando no motocross, ando nas trilhas, ando na lama, lavo só com LM, mas não deixo nunca a graxa secar, sempre observando para não deixar os rolamentos ficarem secos.

Abraços.
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

A minha é 2002 tb. Deixa eu contar uma historinha... :-)

Logo depois de fazer um enduro de 500km em dois dias, enduro casca, muita pedra, muito subidão, etc..., minha moto começou a apresentar uma folga horrivel na caixa de direção. Aliás, era um problema recorrente, ela vivia folgando e eu vivia apertando. Bem, depois do enduro resolvi desmontar (pela primeira vez...) a caixa de direção. Resultado: Seco. A Honda NAO BOTA GRAXA na caixa de direção qdo a moto sai de fábrica. E não é só na caixa de direção, nos eixos de roda tb falta... Entupi de graxa. Nunca mais tive problemas, até recentemente, quando bati num coqueiro e empenou, alem das bengalas, a mesa inferior. Hoje tem uma folguinha na minha moto, mas devido à mesa inferior empenada...

Aos que acabaram de comprar a Tornado... Desmonte tudo e meta graxa sem dó... Ela precisa...

Uma foto daquele enduro... Deixou saudades. Essa foto foi tirada as 7 da manhã, em cima da "pedra de santo antonio", perto da cidade de Campina Grande, na Paraíba.

Imagem
Gefi(RS)
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Agosto 2004 à45 17:33

Caixa de direção da Tornado..

Mensagem por Gefi(RS) »

Troquei os rolamentos originais por rolamentos cônicos usados em agrales. Custou menos da metade do original Honda ( diga-se de passagem são uma droga ) e são muito melhores. Não tive mais problemas de folga. :P
Dig@o
Membro
Mensagens: 502
Registrado em: 11 Outubro 2004 à46 23:23

Mensagem por Dig@o »

tornado_tinkerer escreveu:A minha é 2002 tb. Deixa eu contar uma historinha... :-)

Logo depois de fa...
...Aos que acabaram de comprar a Tornado... Desmonte tudo e meta graxa sem dó... Ela precisa...

Uma foto daquele enduro... Deixou saudades. Essa foto foi tirada as 7 da manhã, em cima da "pedra de santo antonio", perto da cidade de Campina Grande, na Paraíba.

Imagem
Ué, gozado Tinkerer, a minha é 2004 e veio com tanta graxa q tinha até pra fora da coluna, será q é a concessionária q tá colocando nas 0km antes do comprador pegar? Achei muito estranho aquele resto de graxa na coluna.

Ae gabriel, será q vc não tá fazendo muito aquele negócio (esqueci o nome) de frear a dianteira pra levantar a traseira. Na minha XRinha 200 eu fazia muito disso e fudeu muito os rolamentos.
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Mensagem por Gabriel »

Olá para todos,

Bem, uso minha Tornado nas trilhas no final de semana e também nas ruas durante a semana. Não faço nenhuma estravagância. Posso concordar com o Fabiano sobre uma manutenção mais intensiva devido ao uso nas trilhas, mas também quero reafirmar que a HONDA poderia utilizar um rolamento mais adequado para o porte da Tornado. O que me entristesse é que o projeto nasce e morre sem modificar nem um parafuso.
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Ué, gozado Tinkerer, a minha é 2004 e veio com tanta graxa q tinha até pra fora da coluna, será q é a concessionária q tá colocando nas 0km antes do comprador pegar? Achei muito estranho aquele resto de graxa na coluna.
As motos vem desmontadas da fábrica e as concessionárias que montam, mas não sei se a frente vem desmontada. Duas hipoteses: má fé da Motoparts (concessionária que peguei a minha), o que não duvido, pois não boto mais os pés naquela m%#&@ ou a Honda recebeu tanta reclamação que de pouca graxa passou a por muita graxa. Bem, melhor excesso do que falta...
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

eh, parece que aqui no brasil nao tem jeito naum, nossas motos vem com pecas vagabundas e com precos exorbitantes, enquanto nao houver concorrecia direta entre as fabricas eu acredito que isso nao mude, a yamaha precisava lancar uma moto pra concorrer com a tornado que ai a honda ia comecar a se mexer, assim como fez com a cg, ta ai a minha opiniao, abraco a todos
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Mensagem por Gabriel »

Olá Galera,

No sábado dia 06/11 resolvi meter a mão na massa e desmontar a caixa de direção da minha Tornado para ver o que estava acontecendo. Muito bem segue as fotos da diverção. Passei para o Fabrício adicionar para mim.

Para quem não conhece o absurdo que a Honda fez a coroa que segura as esferas é de plástico, claro que esta coroa não tem nehuma função a não ser segurar as esferas, mas convenhamos a Tornado merece um rolamento mais robusto.

Bem infelizmente após o trabalhão que tive o máximo que pude fazer foi colocar 1 kg de graxa azul para diminuir o problema além de diminuir o aperto, isto devido as pistas estarem danificadas.

Alguém sabe o preço desta porcaria? pois é, aqui em Vitória é R$ 103,50 fora a mão de obra para troca, porque desmontar para manutenção eu ainda faço mas retirar as pistas é mais complicado, portanto, se alguém utiliza a Tornado em trilhas, cross, etc sugiro dar uma geral a cada 1.000 Km
ypiranga junior
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 24 Outubro 2004 à20 20:12

Mensagem por ypiranga junior »

bem, galera troquei a caixa de direçao da minha tornado pelos da xlx, que a dela nao é caixa de direçao, é um rolamento com umas agulhinhas, é a metade do preço e eu nunca mais tive proplema. lembrando que sao dois um em cima e outro embaixo.

ypiranga jr.
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Mensagem por Gabriel »

Olá ypiranga,

O rolamento que você usou foi o da XLX 250 ou 350?
O código da 350 é o seguinte: 91015-425-831 e 91015-425-832 - rolamento cônico 26x47x15. Não sei se é o mesmo, pois, não tenho o código da XLX 250. A principal pergunta a a seguinte: Foi necessário alguma adaptação ou encaixou perfeitamente?
ypiranga junior
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 24 Outubro 2004 à20 20:12

Mensagem por ypiranga junior »

ENCAIXOU SEM PROBLEMAS, TIRANDO UM E COLOCANDO OUTRO, NAO SEI SE É DA 250 OU DA 350, VOU PROCURAR SABER E VOUTO AO ASSUNTO.

YPIRANGA JR
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Mensagem por Gabriel »

Olá ypiranga,

Consegui o catálogo de peças da XLX 350 no post do crosshão e comparei os códigos dos rolamentos, são exatamente os mesmos. Então se a sua experiência já deu certo temos a solução do problema.

Um grande abraço.
ypiranga junior
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 24 Outubro 2004 à20 20:12

Mensagem por ypiranga junior »

nao so na tornado mais tambem na cb 500, xr 400 alem e claro na propria 350.

ypiranga jr
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Mensagem por Gabriel »

Ae Galera,

Comprei os rolamentos para a caixa de direção da Tornado igual aos utilizados nas XLX, conforme posts acima. Querem saber? o original custa R$ 109,00 e só por encomenda, comprei da marca NTN japonês por R$ 30,00 cada. Dá para acreditar????
Aproveitei e comprei rolamentos com blindagem de borragem nas duas faces para os cubos dianteiro e traseiro quase pela metade do preço do original e da marca NSK (1° linha).

Valeuuuuuuuuu
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

gabriel.... pois pode pegar esse rolamento com blindagem e tirar uma das blindaglens pra passar graxa... acredite, n tem quase nada de graxa dentro deles.
Ai vc coloca o lado sem blindagem pra dento do cubo e deixa o lado com blindagem pra fora, diminuindo o contato da graxa com agua e poeira....


vai por mim....
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Eu só uso rolamentos de roda da NSK do tipo DDU, ele já é engraxado e vem com retentores dos dois lados, é um pouco mais caro que os outros com blindagem ou todo aberto, mas vale cada centavo!

Na minha XR 200 coloquei há 2 anos nas duas rodas, nunca mechi para manutenção e olha que pegou muito barro, trilhas, viagens, e várias travessias de rios.
FERNANDO MICHELS
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Julho 2015 à27 16:27

Re: Caixa de direção Tornado

Mensagem por FERNANDO MICHELS »

Boa tarde pessoal, sou novo por aqui. Fazendo pesquisas na net deparei-me com essa discussão.
Bom tenho uma tornado 2002 e a uso no dia a dia, nada de trilhas etc.
Troquei minha caixa de direção que estava pesada e fazendo estalos e barulhos. Bom a troca foi feita porém alguns meses depois aqui estou eu com o mesmo problema na caixa de direção.
Será que em tão pouco tempo dentes podem ter surgido? A peça usada é de péssima qualidade?
Obs: Os anéis estavam presos, deu um trampo de horas para trocar, e ainda tenho duvidas se é que saiu a parte de baixo.
Preciso de umas opções de marcas boas no mercado, ou dicas.
Vlw
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem