Mesa / Coxin do Guidão na XR200

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mesa / Coxin do Guidão na XR200

Mensagem por mfd »

Alguem aqui ja substituiu a mesa orignal da XR 200 por alguma outra sem os coxins de guidão, ou mesmo adaprou algo pra eliminar os frágeis coxins ?

Ando muito em região de pedras e quando a moto cai, batendo o guidão no chão de rocha sólida, invariavelmente os coxins estouram ou o parafuso de fixação estraga.

Entendendo que esse sistema é bom pra moto urbana e péssimo pra uso em trilhas, queria tirar os coxins, e montar uma mesa rigida, como a da Tornado ou CRF230.

alguem pode dar uma dica ?
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Re: Mesa / Coxin do Guidão na XR200

Mensagem por Edu1 »

mfd escreveu:Alguem aqui ja substituiu a mesa orignal da XR 200 por alguma outra sem os coxins de guidão, ou mesmo adaprou algo pra eliminar os frágeis coxins ?

Ando muito em região de pedras e quando a moto cai, batendo o guidão no chão de rocha sólida, invariavelmente os coxins estouram ou o parafuso de fixação estraga.

Entendendo que esse sistema é bom pra moto urbana e péssimo pra uso em trilhas, queria tirar os coxins, e montar uma mesa rigida, como a da Tornado ou CRF230.

alguem pode dar uma dica ?
Eu sempre tive essa duvida tambem. Uma vez eu tive que trocar o suporte mas foi porque ao apertar o parafuso, apertei muito ai ele quebrou. Nao cheguei a trocar o coxin nao. Na epoca ate pensei em tira-lo.
Na trilha o problema é que quando cai, principalmente em pedras, a frente entorta. Mas nao chega a ser o suporte que entorta. O coxin fica meio estrangulado de uma lado.
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

é por ai mesmo, a moto fica "troncha" pra um dos lados.

o que acontece é q de tando forçar os coxins, que ainda sofrem a ação do sol e de produtos de limpesa usados na lavagem da moto, estes tendem a ficar frouxos ou duros e bambear, dai qdo se vai aperta-los é grando o risco de espanar o prisioneiro do suporte.

tenho pensado em tirar os coxins e fixar o suporte de forma rígida, mas não vejo forma prática de fazer isso na moto, dai pensei em uma mesa de outra moto q se encaixasse ali.
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Capaz da mesa da crf dar certo, não?
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

guilherme_sbc escreveu:Capaz da mesa da crf dar certo, não?
Acredito que sim. As bengalas parecem ser da mesma espessura. Me parece que na net ja andam vendendo essa mesa, na faixa das 700 pratinhas. :shock:
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

É só mandar um torneiro fazer os "coxins" em nylon....fica rígido, vc perde a função de amortecimento, mas ganha em durabilidade.... :wink:

Imagem
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

NESTOR/RS escreveu:É só mandar um torneiro fazer os "coxins" em nylon....fica rígido, vc perde a função de amortecimento, mas ganha em durabilidade.... :wink:
Está aí, uma boa solução.
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

grande sacada !

é isso mesmo q vou fazer.

a propósito, Nestor,

como se consegue um PDF como esse q vc tem ?
jean
Membro
Mensagens: 259
Registrado em: 23 Janeiro 2007 à48 07:04

Mensagem por jean »

Quando andava com minha XR200 no Motocross, eu substitui o original de borracha por um feito de nylon... Ficou ótimo e nunca mais me deu problemas... Acredito que ate nas trilhas fica bom...
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

jean escreveu:Quando andava com minha XR200 no Motocross, eu substitui o original de borracha por um feito de nylon... Ficou ótimo e nunca mais me deu problemas... Acredito que ate nas trilhas fica bom...
Va mandou fazer ou ja achou pronto p/ comprar?
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Quem mandou fazer tb foi o Smoke, na XLX dele. Fez de nylon.
Tenta ver com ele por Mp se ele tem o contato pra fazer essa bucha.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

mfd escreveu:grande sacada !

é isso mesmo q vou fazer.

a propósito, Nestor,

como se consegue um PDF como esse q vc tem ?
Olha a dica aqui.... :wink:

http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... hp?t=13863
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

caraca !

pra eu ter acesso ao manual, eu teria antes que enviar um manual ou ja estar no forum a tempo suficiente pra eu não precisar mais de um manual...

em tempos de democratizaçao da informação isso parece meio arcaico...
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Eu tenho uma mesa de YBR sera q serve na XR??
igor.mr
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Outubro 2005 à40 16:51

Mensagem por igor.mr »

Será que não roal fazer "buchas" de alumínio ou outro metal propício ?
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

acho q em aluminio não fica tão bom, pois esse compomente sofre atrito, mesmo q seja um atrito mínimo.

usando um polimero, vc ainda tem a função de absorção (embora bem menor), sem necessariamente ter o risco de troção do eixo do suporte.

eu fiz em tecnil e ficou boa
depois consegui um bom tarugo de um polietileno preto, mais duro q o tecnil e sem o problema da absorção de liquidos, qdo tiver tempo volto pro torno e faço um novo trabalho.
Flavio Ito
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Junho 2007 à42 23:57

Mensagem por Flavio Ito »

mandei fazer coxins de nylon. o torneiro me cobrou 50 reais. mas ficou show!! a pilotagem ficou muito mais precisa, mais controle
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem