Preparação de suspensão da Torando estilo DIY

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
d4nt3_emx
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Julho 2005 à07 01:25

Preparação de suspensão da Torando estilo DIY

Mensagem por d4nt3_emx »

Então galera to aqui para expor as minhas duvidas, a principal delas é em relação à preparação da suspensão da Tornado tanto dianteira quanto traseira. Procurei em N lugares preparações e tudo mais, mas uma coisa que me chamou muito a atenção foi as novas (eu acho??!!) molas pra suspensão da BBR, estilo as da CCRF 230 F, em que a sua montagem é bem ao estilo DIY, pois é isso mesmo que eu estava procurando. Não sou muito fã de levar a moto em mecânico nada disso gosto de fazer as coisas em casa eu mesmo, já que eu tenho uma oficina particular, a disponibilidade do uso de maquinário na faculdade e dois cursos relacionados ao mesmo; ambos do SENAI, um de mecânica geral (torno, fresa e etc) e outro de mecânica de motos.
Outro tópico que eu queria abordar era a colocação de molas de Falcon na suspensão dianteira da Tornado.
Pois pelo que eu pesquisei nos manuais de serviço das duas motos é que a diferença do comprimento da mola não é tão absurda são cerca de 50 mm; sendo 584,00 mm o comprimento da mola da Falcon e 535,80 mm o da Tornado, sem contar que a Tornado usa um espasador que não sei ao certo o seu comprimento. Em algum casos ouvi disser que é bom colocar a mola da Falcon e retirar no torno uma parcela do espaçador original, mas não sei ao certo quanto isso ira viabilizar a suspensão dianteira.
Grato

Imagem
Sendo a foto 1, a da bengala da Falcon e a 2 a da Tornado.


Siqui de passagem dando uma forcinha :) na foto.
d4nt3_emx
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Julho 2005 à07 01:25

Mensagem por d4nt3_emx »

Mau ai galera da uma olhada no link dos produtos BBR citado anteriormente.

http://www.boostermotorsports.com.br/pr ... sp?cod=124
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Intereressante. Lembrando que a lider motos è representante da BBR.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

Na minha moto ficou boa ela parece ser um pouco mais rigida que o da tornado original, foi torneado o espaçador sim mais não me lembro ao certo quanto e quando a valvula foi colocada tb foi tirado mais um pouco do mesmo. 8) 8)
d4nt3_emx
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Julho 2005 à07 01:25

Mensagem por d4nt3_emx »

rodpinheiro escreveu:Na minha moto ficou boa ela parece ser um pouco mais rigida que o da tornado original, foi torneado o espaçador sim mais não me lembro ao certo quanto e quando a valvula foi colocada tb foi tirado mais um pouco do mesmo. 8) 8)


Mas eai gostou do que foi feito, que valvula e oleo foi usado, lembrando isso depende muito do uso da moto e do perfil do piloto. Pois eu tenho 1,85 e 80 Kg....
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

O espaçador original da tornado tem 10cm.
Eu troquei as molas pelas da Cagiva Canyon que são mais compridas e os elos mas grossos, e pra chegar no sag ideal pro meu peso fiz um novo espaçador com 7cm.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

Eu uso ela agora no cross abandonei as trilhas por um tempo (até o dia que acabar o roubo de motos), gostei das molas sim! aparentemente ela levantou um pouco a frente dela e o ajuste do sag ficou proximo do ideal para mim que peso 80 kg + ou - Estou usando as valvulas da bbr que melhorou bastante as escapadas de frente.
d4nt3_emx
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Julho 2005 à07 01:25

Mensagem por d4nt3_emx »

apalareti escreveu:O espaçador original da tornado tem 10cm.
Eu troquei as molas pelas da Cagiva Canyon que são mais compridas e os elos mas grossos, e pra chegar no sag ideal pro meu peso fiz um novo espaçador com 7cm.
Então o problema das molas da Cagiva Canyon é que elas são, acredito eu, um pouco dificieis de encontrar novas, já as da Falcon tem na Honda e custam 18,00 dinheiros cada uma.
d4nt3_emx
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Julho 2005 à07 01:25

Mensagem por d4nt3_emx »

rodpinheiro escreveu:Eu uso ela agora no cross abandonei as trilhas por um tempo (até o dia que acabar o roubo de motos), gostei das molas sim! aparentemente ela levantou um pouco a frente dela e o ajuste do sag ficou proximo do ideal para mim que peso 80 kg + ou - Estou usando as valvulas da bbr que melhorou bastante as escapadas de frente.
MAs então que Oleo vc usou na suspensão já que o nosso biotipo é bem parecido, me indicaram oleo 15w, já que vou montalas sem valvula mesmo...
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

Sem as valvulas e sem a mola de falcon eu usava 200ml de motor 20w 50 e completava com oleo de direção hidraulica comum, deu uma endurecida na supra mais pra dizer a verdade fico uma me... após a colocação das molas usava este 15w e achei que ficou melhor na trilha absorvia melhor os impactos que a antiga configuração. Fui andar pela 1º vez numa pista de cross e quase me borrei todo nos pulos, mais achei muito legal!!! só que nas curvas ela escapava de frente então resolvi colocar as valvulas junto com o oléo 5w e agora neste fim de semana passado senti que ela melhorou bastante nas curvas e até mesmo os trancos nos braços após os pulos pois não consigo chegar na recepção e caiu leve feito uma pedra de 220kg :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .
d4nt3_emx
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Julho 2005 à07 01:25

Mensagem por d4nt3_emx »

rodpinheiro escreveu:Sem as valvulas e sem a mola de falcon eu usava 200ml de motor 20w 50 e completava com oleo de direção hidraulica comum, deu uma endurecida na supra mais pra dizer a verdade fico uma me... após a colocação das molas usava este 15w e achei que ficou melhor na trilha absorvia melhor os impactos que a antiga configuração. Fui andar pela 1º vez numa pista de cross e quase me borrei todo nos pulos, mais achei muito legal!!! só que nas curvas ela escapava de frente então resolvi colocar as valvulas junto com o oléo 5w e agora neste fim de semana passado senti que ela melhorou bastante nas curvas e até mesmo os trancos nos braços após os pulos pois não consigo chegar na recepção e caiu leve feito uma pedra de 220kg :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .
então era isso que eu tava em mente, vou ver se amanha já encomendo as molas da falcon dai, lá por semana que vem to postando o resultado de como fiko e logo apos eu posto um passo a passo pra galera. vlw :D
d4nt3_emx
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Julho 2005 à07 01:25

Mensagem por d4nt3_emx »

rodpinheiro escreveu:Sem as valvulas e sem a mola de falcon eu usava 200ml de motor 20w 50 e completava com oleo de direção hidraulica comum, deu uma endurecida na supra mais pra dizer a verdade fico uma me... após a colocação das molas usava este 15w e achei que ficou melhor na trilha absorvia melhor os impactos que a antiga configuração. Fui andar pela 1º vez numa pista de cross e quase me borrei todo nos pulos, mais achei muito legal!!! só que nas curvas ela escapava de frente então resolvi colocar as valvulas junto com o oléo 5w e agora neste fim de semana passado senti que ela melhorou bastante nas curvas e até mesmo os trancos nos braços após os pulos pois não consigo chegar na recepção e caiu leve feito uma pedra de 220kg :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .
então era isso que eu tava em mente, vou ver se amanha já encomendo as molas da falcon dai, lá por semana que vem to postando o resultado de como fiko e logo apos eu posto um passo a passo pra galera. vlw :D
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

rodpinheiro escreveu:Sem as valvulas e sem a mola de falcon eu usava 200ml de motor 20w 50 e completava com oleo de direção hidraulica comum, deu uma endurecida na supra mais pra dizer a verdade fico uma me... após a colocação das molas usava este 15w e achei que ficou melhor na trilha absorvia melhor os impactos que a antiga configuração. Fui andar pela 1º vez numa pista de cross e quase me borrei todo nos pulos, mais achei muito legal!!! só que nas curvas ela escapava de frente então resolvi colocar as valvulas junto com o oléo 5w e agora neste fim de semana passado senti que ela melhorou bastante nas curvas e até mesmo os trancos nos braços após os pulos pois não consigo chegar na recepção e caiu leve feito uma pedra de 220kg :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .
Pessoal, não usem óleo de motor, é completamente diferente: Forma bolhas, quando esquenta ele muda a viscosidade entre outras coisas.

O óleo de direção hidráulica é muito fino, também não presta.

A suspa da Toni sem válvula ou trabalho nas flautas, pra quem pesa mais de 85kg tem que usar pelo menos o 15W. Pra mim (90kg) o ideal era um óleo 25W, só que esse óleo se não me engano só encontra pra escavadeiras ou máquinas pesadas.

O ideal seria investir uns R$ 90,00 numa válvula e trabalhar com óleo mais fino e específico como o Motul ou Motorex 5W.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

apalareti escreveu:
rodpinheiro escreveu:Sem as valvulas e sem a mola de falcon eu usava 200ml de motor 20w 50 e completava com oleo de direção hidraulica comum, deu uma endurecida na supra mais pra dizer a verdade fico uma me... após a colocação das molas usava este 15w e achei que ficou melhor na trilha absorvia melhor os impactos que a antiga configuração. Fui andar pela 1º vez numa pista de cross e quase me borrei todo nos pulos, mais achei muito legal!!! só que nas curvas ela escapava de frente então resolvi colocar as valvulas junto com o oléo 5w e agora neste fim de semana passado senti que ela melhorou bastante nas curvas e até mesmo os trancos nos braços após os pulos pois não consigo chegar na recepção e caiu leve feito uma pedra de 220kg :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .
Pessoal, não usem óleo de motor, é completamente diferente: Forma bolhas, quando esquenta ele muda a viscosidade entre outras coisas.

O óleo de direção hidráulica é muito fino, também não presta.

A suspa da Toni sem válvula ou trabalho nas flautas, pra quem pesa mais de 85kg tem que usar pelo menos o 15W. Pra mim (90kg) o ideal era um óleo 25W, só que esse óleo se não me engano só encontra pra escavadeiras ou máquinas pesadas.

O ideal seria investir uns R$ 90,00 numa válvula e trabalhar com óleo mais fino e específico como o Motul ou Motorex 5W.
Foi o que fiz coloquei as valvulas com oleo 5w ficou otima e com as molas da falcon consegui chegar proximo ao ajuste ideal do sag para o meu peso.
thelito
Membro
Mensagens: 285
Registrado em: 26 Março 2008 à39 13:27

Mensagem por thelito »

eu peso 95, achava a suspa da toni dianteira uma "M", odiava, tava caindo toda hora, mandei preparar, coloquei valvulas, mexi nas flautas, nitrogenio atrás e ficou otimo e olha que sou pesado heim...
a motoca virou outra, agora essas molas de falcan devem ser boas tbm...
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

d4nt3_emx escreveu:
rodpinheiro escreveu:Sem as valvulas e sem a mola de falcon eu usava 200ml de motor 20w 50 e completava com oleo de direção hidraulica comum, deu uma endurecida na supra mais pra dizer a verdade fico uma me... após a colocação das molas usava este 15w e achei que ficou melhor na trilha absorvia melhor os impactos que a antiga configuração. Fui andar pela 1º vez numa pista de cross e quase me borrei todo nos pulos, mais achei muito legal!!! só que nas curvas ela escapava de frente então resolvi colocar as valvulas junto com o oléo 5w e agora neste fim de semana passado senti que ela melhorou bastante nas curvas e até mesmo os trancos nos braços após os pulos pois não consigo chegar na recepção e caiu leve feito uma pedra de 220kg :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .
então era isso que eu tava em mente, vou ver se amanha já encomendo as molas da falcon dai, lá por semana que vem to postando o resultado de como fiko e logo apos eu posto um passo a passo pra galera. vlw :D

E ai d4nt3_emx o que acho da supra?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem