Construindo Hallmeter para motos
Hoje terminei de montar o Hallmeter na XLX 350, Assim que possivel postarei algumas fotos com o celular. (hehe, precisei de grana e vendi a camera)
Basicamente soldei uma rosca na junção dos coletores e puxei os fios, colocando um interruptor H-H.
A única canseira foi descobrir que o magneto estava gerando interferência no meter, passando os fios por outro caminho resolveu. Também precisei dar um jeito na alimentação do meter, já que percebi que a elétrica da xlx gera uma DC pulsante :shock:
Em lenta está bem rica e acelerando melhora, mas ainda está rica, quando tira a mão com a rotação mais alta empobrece bem, tal como deve ser :P
Agora é partir pro acerto fino do bura, procurar uns giclês e ver no que vai dar, fazer 19-20 km/L mesmo com a relação alongada tá osso.
Basicamente soldei uma rosca na junção dos coletores e puxei os fios, colocando um interruptor H-H.
A única canseira foi descobrir que o magneto estava gerando interferência no meter, passando os fios por outro caminho resolveu. Também precisei dar um jeito na alimentação do meter, já que percebi que a elétrica da xlx gera uma DC pulsante :shock:
Em lenta está bem rica e acelerando melhora, mas ainda está rica, quando tira a mão com a rotação mais alta empobrece bem, tal como deve ser :P
Agora é partir pro acerto fino do bura, procurar uns giclês e ver no que vai dar, fazer 19-20 km/L mesmo com a relação alongada tá osso.
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Pessoal estou na duvida de qual sonda comprar vou mandar o link para voces me ajudarem a analizar.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... r-5500-_JM
Com as sondas de 1 ou 2 fios qual seria a maior dificuldade ?? somente leitura mais lenta ??
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... r-5500-_JM
Com as sondas de 1 ou 2 fios qual seria a maior dificuldade ?? somente leitura mais lenta ??
a sonda 4 fios tem aquecimento! dah uma leitura mais rapida!
nao sei nao, mas em motos pequenas acho q sonda de 1 fio nao vai gerar calor suficiente pra aquecer a sonda ( minimo de 300º), pelo menos na lenta! provavelmente em alta rotacao dah certo!
prefira as sondas 4 fios... a diferenca de preco nao eh grande!
se quiser eu tenho tres sondas usadas ( mas funcionando perfeito) aki paradas... 2 delas sao iguais essas do anuncio! te faco por 50 reais + frete, cada uma 8)
nao sei nao, mas em motos pequenas acho q sonda de 1 fio nao vai gerar calor suficiente pra aquecer a sonda ( minimo de 300º), pelo menos na lenta! provavelmente em alta rotacao dah certo!
prefira as sondas 4 fios... a diferenca de preco nao eh grande!
se quiser eu tenho tres sondas usadas ( mas funcionando perfeito) aki paradas... 2 delas sao iguais essas do anuncio! te faco por 50 reais + frete, cada uma 8)
50 conto tá cara, ainda mais que sonda é algo que vai se "consumindo" ao passar do tempo. Uns 30 estaria mto bem pago, se bem que prederia por mais 30 e ficar com uma nova.
Eu tenho umas 6 aqui paradas, ainda para testar, mas a diferença da nova que peguei numa oportunidade é grande.
Pra moto é praticamente obrigatório ter 3 ou 4 fios, o coletor de escape perde muito calor (o que é bom, menos pra sonda) com relação ao do carro.
Eu tenho umas 6 aqui paradas, ainda para testar, mas a diferença da nova que peguei numa oportunidade é grande.
Pra moto é praticamente obrigatório ter 3 ou 4 fios, o coletor de escape perde muito calor (o que é bom, menos pra sonda) com relação ao do carro.
nao acho q esta caro nao XAXIM... uma nova esta mais de 90!xaxim escreveu:50 conto tá cara, ainda mais que sonda é algo que vai se "consumindo" ao passar do tempo. Uns 30 estaria mto bem pago, se bem que prederia por mais 30 e ficar com uma nova.
Eu tenho umas 6 aqui paradas, ainda para testar, mas a diferença da nova que peguei numa oportunidade é grande.
Pra moto é praticamente obrigatório ter 3 ou 4 fios, o coletor de escape perde muito calor (o que é bom, menos pra sonda) com relação ao do carro.
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Achei aqui na loja uma sonda de 4 fios, mas disconfio que esteja ruim, senao nao estaria perdida aqui :lol:
Como faço pra ver se ela esta boa, nao tenho a minima ideia de como se usa isso com todos esses fios :oops:
APGUELFI, final de ano é f... to meio enrolado, mas me interesso na sonda sim. pelo que eu andei vendo se comprar uma nova vou pagar bem mais caro mesmo.
Como faço pra ver se ela esta boa, nao tenho a minima ideia de como se usa isso com todos esses fios :oops:
APGUELFI, final de ano é f... to meio enrolado, mas me interesso na sonda sim. pelo que eu andei vendo se comprar uma nova vou pagar bem mais caro mesmo.
É isso aí, precisa ter uma sonda boa (nova) pra poder comparar com as usadas a serem testadas.
Liga direto no hallmeter, espera aquecer (com resistência é rápida) e compara os resultados.
O problema das sondas usadas é que geralmente os mecânicos trocam por achar que o problema é ela, pode estar travada num valor ou numa faixa. Aí fica na dúvida se a sonda está boa ou não, além, de como já disse, a sonda tem um uma vida útil que não é muito longa. Pode pegar uma que dure 2 anos e outra que não dure um mês.
Liga direto no hallmeter, espera aquecer (com resistência é rápida) e compara os resultados.
O problema das sondas usadas é que geralmente os mecânicos trocam por achar que o problema é ela, pode estar travada num valor ou numa faixa. Aí fica na dúvida se a sonda está boa ou não, além, de como já disse, a sonda tem um uma vida útil que não é muito longa. Pode pegar uma que dure 2 anos e outra que não dure um mês.
cara, tava lendo um artigo a respeito de sonda esses dias... lah dizia q as sondas 1 ou 2 fios tem vida util de ate 160000 kms, e q as 4 fios vao ate 240000kms... acho q era isso! e nesse artigo tb falava a maioria das vezes os mecanicos trocam achondo q o problema eh na sonda, e q nao verdade na maioria dos casos nao eh esse o problema!
tenho um amigo q eh mecanico de carros, peguei 6 sondas com ele, a maioria era de VW, das 6 apenas uma estava com problema, pois estava travada em 400 mV... as outras ele trocou sem precisar! :mrgreen:
tenho um amigo q eh mecanico de carros, peguei 6 sondas com ele, a maioria era de VW, das 6 apenas uma estava com problema, pois estava travada em 400 mV... as outras ele trocou sem precisar! :mrgreen:
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A sonda que tenho aqui em maos tem 4 fios 2 pretos, um azul e um branco, nao consegui descobrir pra serve cada um deles.
Em qual das opçoes eu deixo botao do multimetro??
Posso saber se a sonda é boa testando sem colocar na moto ?? tenho aqui uma curva de um escape esportivo que nao uso mais e iria furar ela mas vai que a sonda nao esta boa...
Em qual das opçoes eu deixo botao do multimetro??
Posso saber se a sonda é boa testando sem colocar na moto ?? tenho aqui uma curva de um escape esportivo que nao uso mais e iria furar ela mas vai que a sonda nao esta boa...
A vida útil das velas tbm é de cerca de 200 mil km segundo o fabricante, porém as fábricas, motos ou carros, costumam recomendar a troca de 15 a 30 mil km. Além das váriações normais de trabalho, ainda temos problemas com combustivel adulterado e falta de manutenção correta, o que acaba por diminuir incrivelmente a vida útil das peças. E tanto as velas como a sonda e outros sensores estão bem no caminho desses problemas.
Dando uma olhada no google achei issorodrigojti escreveu:A sonda que tenho aqui em maos tem 4 fios 2 pretos, um azul e um branco, nao consegui descobrir pra serve cada um deles.
Em qual das opçoes eu deixo botao do multimetro??
Posso saber se a sonda é boa testando sem colocar na moto ?? tenho aqui uma curva de um escape esportivo que nao uso mais e iria furar ela mas vai que a sonda nao esta boa...
http://www.ecanfix.com/~mdhamilton/o2sensor.html
Espero que seja útil.
o multímetro tem que ficar na escala DCV em 2000 mV ou 2 volts para melhor precisão.
Não vejo como testar sem instalar, coloque num carro que e veja com o multimetro.
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