Inspeção Veicular

Aqui você poderá sugerir, criticar ou elogiar o nosso fórum, bem como, nossa loja Virtual na Internet, a primeira de Brasília. Também disponibilizamos aqui uma grande quantidade de tutoriais para facilitar o aprendizado na postagem de fotos, vídeos, e dicas sobre o novo Fórum Líder Motos e o E-Commerce da Líder Motos.
loposo
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 16 Maio 2005 à10 20:42

Inspeção Veicular

Mensagem por loposo »

Olá amigos, dei uma pesquisada no Forum e não encontrei nada a respeito. Gostaria de saber se algum de vocês já fez a inspeção veicular obrigatória em suas motos. Pelo menos em São Paulo é obrigatória em TODAS as motos, independente do ano. Eles verificam a emissão de poluentes, estado geral e ruido. Tudo computadorizado. Meu medo é que minha moto é uma XLX-350R, 1988 que apesar de estar super conservada pode não passar no teste pois não tem catalizador, injeção eletrônica, enfim, esses atrefatos que as motos novas já estão equipadas. Se tiver algum motociclista de São Paulo proprietário de uma moto mais antiga que fez a inspeção, por favor, conte sua experiência. Obrigado!
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

Cara um amigo passou uma twister 06 lá e reprovou, diz ele que calibrou o tanque com um pouco de alcool até o ponto dela não falhar e passou d novo e foi aprovada! os caras aceleram um pouco as motos lá para ver se falha e se não fuma, o motor não pode estar vazando óleo e o escape sem furos.
loposo
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 16 Maio 2005 à10 20:42

Mensagem por loposo »

Obrigado pela resposta. Amanhã estarei lá no posto de inspeção e vamos ver o que dá... A moto está com óleo trocado, não vaza nem uma gota de óleo e o escape está intacto... Se tiver mais alguém que esteve por lá, principalmente com motos mais antigas conte como foi. Até mais!
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

O importante é a moto não dar falta, pois aumenta muito a emissão de CO e oxidos de nitrogênio.

Minha preocupação é com relação ao ruído, já que minha XLX350 tem escape direto.
loposo
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 16 Maio 2005 à10 20:42

Mensagem por loposo »

Pessoal, a xiselona passou no teste!!! Uma moto com 21 anos, 57.000km e pareceu uma adolescente!!! E só em marcha-lenta, sem precisar acelerar!

CO - valor de referencia >>9,0% - valor medido >>8,06
Fator de diluição (mistura) - referencia >>de 1 a 2,5 - medido >>1,10
HC (combustível não queimado) 842 ppm - não há valor de referencia mas o operador disse que esse valor é o normal para motos.

Só fiquei na duvída, e o operador tembém, se o valor da mistura ficou mais para pobre do que para rica e se com uma nova regulagem eu conseguiria baixar um pouco o 8,06 do CO. Se alguém com maiores conhecimentos puder elucidar essa dúvida agradeço.

No seu caso, Xaxim, acho que vale a pena colocar um escape original, pois se for muito aberto pode dar alteração nos valores. Aliás, você falou em aumentar a emissão de CO com mistura pobre. Será que a minha está mais para pobre do que para rica?
=D>
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Então, não tenho um escape original, mas acho que consigo pegar um emprestado para a inspeção (uma das falhas não previstas, claro.)

Então, CO não é legal, extremamente tóxico e poluente, o ideal é baixo CO e um pouco mais de CO2 que é a queima completa.

loposo, como está sua carburação? giclês e posição da agulha do pistonete
loposo
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 16 Maio 2005 à10 20:42

Mensagem por loposo »

Deixa ver se entendi: CO é o carbono puro e CO2 é o gás carbonico? Um é o resultado da queima e o outro é a queima completa? Tá ficando muito técnico, mas é legal saber!!

Quanto a carburação da Xiselona, está assim:
1. Gicles originais, com bom aspecto, sem fissuras ou arranhões. Nunca foram introduzidos objetos ponteagudos nos orifícios.
2. Trava da agulha na terceira posição, que é como vem de fábrica.
3. Mistura: aí que tá... deixei há muito tempo atrás na posição que manda no manual, ou seja, fecha tudo e abre 2 1/2 voltas, mas estourava um pouquinho então fui regulando até parar, mas não lembro se ficou mais para pobre ou mais para rica. pelo resultado da inspeção acho que ficou um pouco pobre né?
4. 57.000km. Apesar da quilometragem, não queima óleo e nem solta fumaça branca, azul ou qualquer outra cor.

Aguardo comentários!!

Inté!
Editado pela última vez por loposo em 09 Março 2009 à41 13:55, em um total de 2 vezes.
loposo
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 16 Maio 2005 à10 20:42

Mensagem por loposo »

Outra dúvida: quanto mais pobre a mistura, mais emissão de CO? Ou é o inverso?

Aguardo comentários desta e da anterior!!!

:D
Então, CO não é legal, extremamente tóxico e poluente, o ideal é baixo CO e um pouco mais de CO2 que é a queima completa.

loposo, como está sua carburação? giclês e posição da agulha do pistonete
loposo
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 16 Maio 2005 à10 20:42

Mensagem por loposo »

Uma coisa me ocorreu, será que é melhor irmos para outra sessão do Fórum, tipo a "Preparação e Questões Técnicas de Motos Off-Road"? Como é uma sessão mais técnica acho que iria ser mais adequado, e eu, particularmente, adoro questões técnicas!!!. O Moderador poderia dar uma sugestão...

loposo
loposo
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 16 Maio 2005 à10 20:42

Mensagem por loposo »

Ô de casa? Anybody there?? Alguém aí do outro lado?? O Forum ainda existe??
Responder