Instalando um Ciclocomputador (Cateye e similates)
Instalando um Ciclocomputador (Cateye e similates)
Alguns roias como eu sentem falta de um hodometro em motos sem painel, como a CRF230 e motos de Cross.
A utilidade da engenhoca é marcar trilhas, e facilitar um pouco a navegação e até o controle da manutenção.
A intalação de um ciclocomputador, resolve essa falta sem a necessidade de se montar um painel grande, pois o dispositivo é muito pequeno e discreto, podento sem montado em vários pontos diferentes.
Para esta gambiarra, eu aproveitei um Cateye Velo 5, que sofreu um acidente na bike.
O cabo original encostou no pneu da bike e então se rompeu.
Eu aproveitei pra alongar um pouco o cabo original, o que rendeu um aranjo interessante, pois usei um fio de carregador de celular, que é bem mais resitente e tem malha de blindagem, que evita interferencias. mantive o cabo original somente nas pontas, pois sendo mais fino e flexivel, é melhor pra fazer os contornos finais nas pontas.
É importante que o cabo seja grande o suficiente pra que não arrebente quando a roda dianteira descer em um salto.
Vamos lá...
Esta montagem foi feita na minha CRF230, mas com pequenas adequações pode ser feita em qualquer outra moto, pois o processo é muito parecido com a montagem em uma bike.
A primeira tarefa é fixar o imã na roda:
- Eu desmontei o imã original do Cateye, e fixei ele na capa do cubo, ao invés de prende-lo em um raio, desta forma o imã ficou mais protegido, estavel e o sensor pode ser montado bem próximo a ele.
- Será necessário furar a capa do cubo, q é um plastico de cerca de 5mm de espessura. Depois passa o pafaruso do imã pelo furo e trava do outro lado com uma porca.
Caso não seja possivel fixar o imã original em algum modelo específico de moto, pode-se usar outro imã, desde que seja forte o suficiente. Eu não recomendo a fixação no raio, pois isso torna dificil a fixação do sensor.
Agora é necessário fixar o sensor, de forma que ele fique a nó máximo 5mm de distancia do sensor, qto menor a distancia, menor a chance de o sensor falhar.
Uma dica é usar uma cola como Araldite, entre o sensor e a bengala, e depois travar com o Tire-up (enforca gato)
em outro angulo...
O cabo deve ser bem "atrelado" ao flexivel de freio, pra veitar q o mesmo se encorque em alguma coisa.
Use mais Tire-up pra manter o cabo alinhado com o flexivel de freio, porém fixe os Tire-up entre as argolas de direcionamento do flexivel, pois caso o Tire-up fique muito próximo ou junto com as argolas, quando a roda descer e subir o tire-up vai acabar raspando nas argolas e pode se romper.
Mantenha o cabo rente ao flexivel até chegar o final da capa do flexivel, que indica o fim de custo para subida e descida da roda dianteira. Se o cabo fizer a curva mais em baixo, pode ser rompido quando a roda descer.
Por outro angulo...
No final, basta escolher um lugar pra montar o ciclocomputador em si, com o display
Somente o suporte montado:
Agora ja com o Cateye:
:arrow: Observação: Para quem usa guidom do tipo Fat Bar, é possivel montar no centro do guidão, o que é mais pratico e tem uma estética melhor
:arrow: O equipamento que usei, tem poucos recursos: Relógio, Velocimetro, Hodometro Total, Hodometro Parcial e Velocidade Máxima. Existem outros, com mais de um Hodometro Parcial, Cronometro, Média de Velocidade, etc...
:arrow: Para a CRF230, com o pneu original, eu configurei o Cateye com circunferencia de 218cm de roda.
É isso ai, não sei se ficou bem explicado, mas espero ter ajudado alguem.
A utilidade da engenhoca é marcar trilhas, e facilitar um pouco a navegação e até o controle da manutenção.
A intalação de um ciclocomputador, resolve essa falta sem a necessidade de se montar um painel grande, pois o dispositivo é muito pequeno e discreto, podento sem montado em vários pontos diferentes.
Para esta gambiarra, eu aproveitei um Cateye Velo 5, que sofreu um acidente na bike.
O cabo original encostou no pneu da bike e então se rompeu.
Eu aproveitei pra alongar um pouco o cabo original, o que rendeu um aranjo interessante, pois usei um fio de carregador de celular, que é bem mais resitente e tem malha de blindagem, que evita interferencias. mantive o cabo original somente nas pontas, pois sendo mais fino e flexivel, é melhor pra fazer os contornos finais nas pontas.
É importante que o cabo seja grande o suficiente pra que não arrebente quando a roda dianteira descer em um salto.
Vamos lá...
Esta montagem foi feita na minha CRF230, mas com pequenas adequações pode ser feita em qualquer outra moto, pois o processo é muito parecido com a montagem em uma bike.
A primeira tarefa é fixar o imã na roda:
- Eu desmontei o imã original do Cateye, e fixei ele na capa do cubo, ao invés de prende-lo em um raio, desta forma o imã ficou mais protegido, estavel e o sensor pode ser montado bem próximo a ele.
- Será necessário furar a capa do cubo, q é um plastico de cerca de 5mm de espessura. Depois passa o pafaruso do imã pelo furo e trava do outro lado com uma porca.
Caso não seja possivel fixar o imã original em algum modelo específico de moto, pode-se usar outro imã, desde que seja forte o suficiente. Eu não recomendo a fixação no raio, pois isso torna dificil a fixação do sensor.
Agora é necessário fixar o sensor, de forma que ele fique a nó máximo 5mm de distancia do sensor, qto menor a distancia, menor a chance de o sensor falhar.
Uma dica é usar uma cola como Araldite, entre o sensor e a bengala, e depois travar com o Tire-up (enforca gato)
em outro angulo...
O cabo deve ser bem "atrelado" ao flexivel de freio, pra veitar q o mesmo se encorque em alguma coisa.
Use mais Tire-up pra manter o cabo alinhado com o flexivel de freio, porém fixe os Tire-up entre as argolas de direcionamento do flexivel, pois caso o Tire-up fique muito próximo ou junto com as argolas, quando a roda descer e subir o tire-up vai acabar raspando nas argolas e pode se romper.
Mantenha o cabo rente ao flexivel até chegar o final da capa do flexivel, que indica o fim de custo para subida e descida da roda dianteira. Se o cabo fizer a curva mais em baixo, pode ser rompido quando a roda descer.
Por outro angulo...
No final, basta escolher um lugar pra montar o ciclocomputador em si, com o display
Somente o suporte montado:
Agora ja com o Cateye:
:arrow: Observação: Para quem usa guidom do tipo Fat Bar, é possivel montar no centro do guidão, o que é mais pratico e tem uma estética melhor
:arrow: O equipamento que usei, tem poucos recursos: Relógio, Velocimetro, Hodometro Total, Hodometro Parcial e Velocidade Máxima. Existem outros, com mais de um Hodometro Parcial, Cronometro, Média de Velocidade, etc...
:arrow: Para a CRF230, com o pneu original, eu configurei o Cateye com circunferencia de 218cm de roda.
É isso ai, não sei se ficou bem explicado, mas espero ter ajudado alguem.
Otimo tutorial... Muito bem explicado.
To pensando aqui, sera que se vc nao cair a ponto de a moto virar para tras, quando ela bater o guidon sera que nao quebra o cataye?
A 230 tem um espaço bom ali na area da chave... Sera que não rola de fazer um suporte para o cataye? Fica baratasso, pelo menos mais barato que comprar outro cataye.
Outra, sera que não vale a pena passar um durepox ali em volta do imã?! Não custa nada, e deixara o imã mais bem preso.
Dica: Se ele não tiver bem aferido, e vc quiser aferir ele direito, faz o seguinte:
Pega uma distancia (quanto maior, melhor), e faz ela com um veiculo que marque a distancia certa, depois faz o mesmo percurso com a moto (com o cataye é claro!), ai depois é pura matematica. No cataye tem uma configuração de 1 a 300 que diz respeito ao tamanho da roda, entao aplique a regra de três! Vamos supor que o seu cataye estava com a configuração em 240 e marcou 1560 metros, e o certo seria marcar 1650 metros, ai pensa o seguinte:
240____ 1560 metros
x ____ 1650 metros
1560x = 240 x 1650
1560x = 396000
x=396000/1560
x=253,84[...] ----> 254
Ou seja, neste exemplo a configuração certa seria 254.
Abraço
To pensando aqui, sera que se vc nao cair a ponto de a moto virar para tras, quando ela bater o guidon sera que nao quebra o cataye?
A 230 tem um espaço bom ali na area da chave... Sera que não rola de fazer um suporte para o cataye? Fica baratasso, pelo menos mais barato que comprar outro cataye.
Outra, sera que não vale a pena passar um durepox ali em volta do imã?! Não custa nada, e deixara o imã mais bem preso.
Dica: Se ele não tiver bem aferido, e vc quiser aferir ele direito, faz o seguinte:
Pega uma distancia (quanto maior, melhor), e faz ela com um veiculo que marque a distancia certa, depois faz o mesmo percurso com a moto (com o cataye é claro!), ai depois é pura matematica. No cataye tem uma configuração de 1 a 300 que diz respeito ao tamanho da roda, entao aplique a regra de três! Vamos supor que o seu cataye estava com a configuração em 240 e marcou 1560 metros, e o certo seria marcar 1650 metros, ai pensa o seguinte:
240____ 1560 metros
x ____ 1650 metros
1560x = 240 x 1650
1560x = 396000
x=396000/1560
x=253,84[...] ----> 254
Ou seja, neste exemplo a configuração certa seria 254.
Abraço
Quando der, eu desparafuso a tampa do cubo pra mostrar a porca prendendo o imã.Ricardo Skolaude escreveu:Show, ficou mto bem explicado, eu teria colocado a foto do outro lado do imã pra ficar melhor, mas já tá bão dimaiis...
E fica a dica, o velo 8 é bem mais completo e custa alguns reais a mais apenas (cerca de 10,00-20,00)
é que eu fiz o tutorial muito tempo depois de ter feito a instalação.
Quanto ao Velo 8, eu tenho um na minha bike, o que ele oferece a mais é Cronometro, Velocidade Média e Consumo de Calorias. Eu não comprei este Velo 5, apenas o surrupiei da bike da minha esposa, e acho q ela nem deu falta.
Existem alguns modelos da Sigma, q tem iluminação e dois odometros parciais.
Mas acho que se começar a complicar muito, ja vale a pena comprar um Painel digital, no estilo das KTM, q vende pra CRF230 no eBay, ou então um MiniCompass ou TripTotem, que ainda podem ser montados em uma posiçào melhor.
Editado pela última vez por mfd em 08 Agosto 2008 à10 21:29, em um total de 1 vez.
Obrigado pelas dicas de aferição.Vidigal escreveu:Otimo tutorial... Muito bem explicado.
To pensando aqui, sera que se vc nao cair a ponto de a moto virar para tras, quando ela bater o guidon sera que nao quebra o cataye?
A 230 tem um espaço bom ali na area da chave... Sera que não rola de fazer um suporte para o cataye? Fica baratasso, pelo menos mais barato que comprar outro cataye.
Outra, sera que não vale a pena passar um durepox ali em volta do imã?! Não custa nada, e deixara o imã mais bem preso.
Dica: Se ele não tiver bem aferido, e vc quiser aferir ele direito, faz o seguinte:
Pega uma distancia (quanto maior, melhor), e faz ela com um veiculo que marque a distancia certa, depois faz o mesmo percurso com a moto (com o cataye é claro!), ai depois é pura matematica. No cataye tem uma configuração de 1 a 300 que diz respeito ao tamanho da roda, entao aplique a regra de três! Vamos supor que o seu cataye estava com a configuração em 240 e marcou 1560 metros, e o certo seria marcar 1650 metros, ai pensa o seguinte:
240____ 1560 metros
x ____ 1650 metros
1560x = 240 x 1650
1560x = 396000
x=396000/1560
x=253,84[...] ----> 254
Ou seja, neste exemplo a configuração certa seria 254.
Abraço
Quanto ao durepox no imã;
-Não ha necessidade de usar nenhuma cola, pois ele está travado pelo outro lado da tampa do cubo. Pra isso eu furei esta tampa q existe nas CRF230/Tornado, e travei o imã com uma porca, pois este ima é uma espécie de cabeça de parafuso, a partir dele sai um eixo com rosca. Do lado de fora não tem ponto de ancoragem e então qq tipo de cola não faz fazer muito efeito.
Em caso de a moto virar a cair sobre o guidom, pode acertar o Cateye, mas por ele ser montado na curva, ainda fica um pouco protediso pela manopla, manete e etc... O Cateeye tb se solta muito facilmente, pois é de encaixe. Em uma pancada mais fote em cida, ele se solta.
Eu tentei achar um lugar pra monta-lo como um painel central, mas em um guidão CrossBar não ha muita opção de visualização, e perto da chave fica dificil de fazer a leitura.
Como eu disse, ficaria melhor no centro de um guidom FatBar
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renan_rosa escreveu:Parabéns, tópico mto bem feito.
Tenho um dúvida. Uso sensor magnético para o totem, e nem perigo do imã do cataye interferir no totem e vice-versa ??
O sensor do Totem pode acionar o sensor do Cateye e vice versa, ambos tem o mesmo principio de funcionamento.
Pra evitar isso, vc precia montar cada sensor em uma altura fiferente. O Ideal é que cada um esteja de um lado da roda. O sensor do Totem normalmente é montmado do lado oposto.
Por outro lado, com um Totem vc nem deve precisa usar um Cateye, ou precisa ?
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O CatEye tem n possibilidades de regulagens, não necessitando comparações com outros veículos, pode-se aferir por polegadas, por cm, pela circunferência, basta escolher qual acha melhor.
Eu tenho na minha moto um velo 8 da cateye, aferi ele pela medida de rodagem do meu pneu dianteiro, que no caso, medido com uma fita métrica tem 186cm, a partir daí o computador faz tudo sozinho!
É interessante comentar que quem utiliza com o velocimetro original verá muita diferença, algo em torno de 10 a 15%, vai dar a impressão de a moto estar andando menos, mas é essa a velocidade real!
Abração galera!
Eu tenho na minha moto um velo 8 da cateye, aferi ele pela medida de rodagem do meu pneu dianteiro, que no caso, medido com uma fita métrica tem 186cm, a partir daí o computador faz tudo sozinho!
É interessante comentar que quem utiliza com o velocimetro original verá muita diferença, algo em torno de 10 a 15%, vai dar a impressão de a moto estar andando menos, mas é essa a velocidade real!
Abração galera!
isso tambem pode ser feito com um microprocessador pic 16f877ah e um sensorzinho magnetico,com um display!
com um mc bem programado e usando bem a memoria da para medir tudo que quiser!
e deve sair mais barato!...
bem mais barato diga-se de passagem
claro que isso é para quem intende de eletronica e gosta de fazer esse tipo de coisa!
com um mc bem programado e usando bem a memoria da para medir tudo que quiser!
e deve sair mais barato!...
bem mais barato diga-se de passagem
claro que isso é para quem intende de eletronica e gosta de fazer esse tipo de coisa!
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