10 regras absolutas de Gary Semics para treinos de MX
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Muito legais as dicas... =D> =D>
E quanto aquela história de a gente não lembrar de tudo isso, é pq não as colocamos em prática com insistência...é como estudar...o aprendizado só acontece, quando por concentração e repetição, as lições foram treinadas tanto a ponto de serem assimiladas como automáticas pelo cérebro.
Gostei muito do tópico... =D>
E quanto aquela história de a gente não lembrar de tudo isso, é pq não as colocamos em prática com insistência...é como estudar...o aprendizado só acontece, quando por concentração e repetição, as lições foram treinadas tanto a ponto de serem assimiladas como automáticas pelo cérebro.
Gostei muito do tópico... =D>
Tenho os Dvds do Gary tb e achei muito bom , o problema é lembrar tudo na hora, algumas coisas ate fico tentando mas demora um poko pra pegar a manha.
O que percebi é que no começo voce anda mais devagar do que o normal mas depois que vai aprendendo passa a velocidade que andava. Porem demora um poko
O que percebi é que no começo voce anda mais devagar do que o normal mas depois que vai aprendendo passa a velocidade que andava. Porem demora um poko
Muito bom Elton.
Eu antes pensava da mesma forma q a maioria, ir p/ a pista (no meu caso, trilhas) e andar sem preocupação.
Mas vi uns videos, ainda nao tive oportunidade de ver os do Gary Semics, mas comprei um tal de Dirt Wise onde um piloto da KTM e seu preparados físico dão umas aulas (não lembro o nome do cara) e é mais voltado p/ trilhas (enduro FIM).
Vendo o vídeo comecei a assimilar melhor e qdo estou pilotando vou lembrando das dicas e pondo em prática.
E vi q eu pilotava errado... tipo no fato de qdo estar numa trilha com erosões, pedras, etc... no vídeo diz p firmar o maximo as pernas na moto, digamos os joelhos no tanque/banco em pilotagem em pé...
Dà uma diferença enorme pois a moto fica bem presa e obedece mais aos seus comandos. O único porém é q com a joelheira articulada os adesivos vão pro pau mais cedo.. mas... dá nada! hahehae
Tenho um problema em fazer curvas, mas notei q é só com a DR, não q ela seja ruim... mas eu sempre acelero demais e a traseira rabeia, ou acelero na hora errada quase q perdendo o controle e tendo q corrigir a tragetória.. ooo coisa ruim.
E com uma CRF 230 do meu amigo q volta e meia eu dou umas voltas com ela... eu entro nas curvas sem medo.. mão no bucho, deito a barbie e faço perfeito... vai entender...
Acho q devido ao tamanho e força da DR... to me perdendo em algo
hehehe
Abraços
Eu antes pensava da mesma forma q a maioria, ir p/ a pista (no meu caso, trilhas) e andar sem preocupação.
Mas vi uns videos, ainda nao tive oportunidade de ver os do Gary Semics, mas comprei um tal de Dirt Wise onde um piloto da KTM e seu preparados físico dão umas aulas (não lembro o nome do cara) e é mais voltado p/ trilhas (enduro FIM).
Vendo o vídeo comecei a assimilar melhor e qdo estou pilotando vou lembrando das dicas e pondo em prática.
E vi q eu pilotava errado... tipo no fato de qdo estar numa trilha com erosões, pedras, etc... no vídeo diz p firmar o maximo as pernas na moto, digamos os joelhos no tanque/banco em pilotagem em pé...
Dà uma diferença enorme pois a moto fica bem presa e obedece mais aos seus comandos. O único porém é q com a joelheira articulada os adesivos vão pro pau mais cedo.. mas... dá nada! hahehae
Tenho um problema em fazer curvas, mas notei q é só com a DR, não q ela seja ruim... mas eu sempre acelero demais e a traseira rabeia, ou acelero na hora errada quase q perdendo o controle e tendo q corrigir a tragetória.. ooo coisa ruim.
E com uma CRF 230 do meu amigo q volta e meia eu dou umas voltas com ela... eu entro nas curvas sem medo.. mão no bucho, deito a barbie e faço perfeito... vai entender...
Acho q devido ao tamanho e força da DR... to me perdendo em algo
hehehe
Abraços
Eu faço assim , uma coisa de cada vez, se vou melhorar as curvs eu só penso nelas, faço um determinada tecnica 200 vezes nem me preocupo com saltos ou costelas e nem em ser rapido , me concentro em fazer certo nem que para isto tenha de fazer a curva a 50% da velocidade que normalmente faço , para vc mudar a forma andar sempre somos mais lentos no começo , mas medida que tecnica passa para o automatico no cerebro vc vai ficando cada vez mais rapido sem nem peceber .
Esta tecnica de comprimir a moto em saltos "lendo"a pista , jogando seu corpo para frente e para tras , para mim é um das mais eficientes e dificeis de aprender (Eu uso muito mal esta tecnica , na verdade o meu erro é ler a pista , por muitas vezes inverto o movimento em relação a pista) .
Mas Massa mesmo gostei ...
Esta tecnica de comprimir a moto em saltos "lendo"a pista , jogando seu corpo para frente e para tras , para mim é um das mais eficientes e dificeis de aprender (Eu uso muito mal esta tecnica , na verdade o meu erro é ler a pista , por muitas vezes inverto o movimento em relação a pista) .
Mas Massa mesmo gostei ...
Galera fiz um curso com o Geraldinho Starling, eu e meu irmao.. e ele ensinou tudo isso pra gente.. foi bancana demais. ai agora estamos treinando assim: damos uma volta na pista pra matar a vontade hehehe.. ai vamos pras costelas e ficamos so passando em costelas.. depois vamos pras curvas com escora e sem escora.. e um fica olhando o outro e dando toques.. depois pros saltos e assim por diante.. ai depois agente vai andando e tentando por em pratica o que fizemos nas partes isoladas... no fim do treino da uma diferenca bacana..
mas o topico foi show... Ponto de Equilibrio é Tudo.
mas o topico foi show... Ponto de Equilibrio é Tudo.
Pessoal
este item aki "#4 Você não precisa usar a embreagem quando reduz a marcha" fiquei na dúvida...
tem certeza que reduzir no tempo não provoca um desgaste a mais nas engrenagens???
pois voce ja está ali com o dedo na embreagem, nao vejo muita diferença em não usa-la... quando vou reduzir dou so que é um toque pra descer a marcha e pronto.
da uma clareada ai.
este item aki "#4 Você não precisa usar a embreagem quando reduz a marcha" fiquei na dúvida...
tem certeza que reduzir no tempo não provoca um desgaste a mais nas engrenagens???
pois voce ja está ali com o dedo na embreagem, nao vejo muita diferença em não usa-la... quando vou reduzir dou so que é um toque pra descer a marcha e pronto.
da uma clareada ai.
Agora zuou!
Da caimbra até!
Demoru uns 10mim pra sincronizar o meche remeche!!!!hahahahaha
http://www.terrasolta.com.br/showthread.php?t=21253
Valeu!!!!!!!!!!
Da caimbra até!
Demoru uns 10mim pra sincronizar o meche remeche!!!!hahahahaha
http://www.terrasolta.com.br/showthread.php?t=21253
Valeu!!!!!!!!!!
Xiiiiiiii.whoshiley escreveu:Pessoal
este item aki "#4 Você não precisa usar a embreagem quando reduz a marcha" fiquei na dúvida...
tem certeza que reduzir no tempo não provoca um desgaste a mais nas engrenagens???
pois voce ja está ali com o dedo na embreagem, nao vejo muita diferença em não usa-la... quando vou reduzir dou so que é um toque pra descer a marcha e pronto.
da uma clareada ai.
Sabia que isso ia virar comentário.
Já vi tópicos de 10 paginas sobre o tema.
Mas é o que ele falou. Na aceleração trocar fora do tempo sem o uso da embreagem, com o motor fazendo força, causa danos.
Na desaceleração não. Nem precisa ser no tempo. Repara que ela nem enrosca.
Eu nunca fui de usar muito a embreagem pra torcar de marcha, nem pra cima nem pra baixo, nem na rua, nem na trilha nem em pista e nunca tive um câmbio quebrado.
Chego a passar de duas pra cima sem sacar a mão do acelerador. Só no tempo da curva do próprio motor.
Pra baixo então.......vou de 5ª pra 3ª ou pra 2ª e só dou na embreagem "as vezes" depois de ter já trocado de marcha quando é pra deixar correr solta e rabear na freada.
O que estraga câmbio é andar com o pé em cima dele.
Mas na boa. Isso é muito mais estilo de pilotagem do que outra coisa.
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- Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06
Eu tb não uso a embreagem nas pistas de cross!!
Na minha motoca pra mandar pra cima só do uma pequena desacelerada e subo uma e já enrrolo d novo e pra baixar é só aperta pra baixo e da uma bombada de leve no acelerador.
Parece que a moto vai mais rápido ainda pelo menos no meu caso.
Interessante as dicas, onde arrumo os dvds desse cara?
Na minha motoca pra mandar pra cima só do uma pequena desacelerada e subo uma e já enrrolo d novo e pra baixar é só aperta pra baixo e da uma bombada de leve no acelerador.
Parece que a moto vai mais rápido ainda pelo menos no meu caso.
Interessante as dicas, onde arrumo os dvds desse cara?
Ao meu ver o limite do bom senso sempre deve existir, afinal somos (pelo menos eu sou) apenas 'pilotos de fim de semana' no qual esta é a nossa diversão, e não o ganha pão, esse tipo de coisa o ganho de tempo é tão mas tão despresível que alguém que não toca a moto no limite de seu potencial nunca notará, rsmurilo_cb escreveu:se quiser andar rapido nao pode ter pena da moto quando ta em cima dela! kkkk
Elton escreveu: eu apertava embreagem pra reduzir, mas vou começar a nao fazer isso até porque cansa mais o braço.
Se todas as 2ts o cambio é estilo o da DT, que sem óleo sem embreagem ainda é um doce, dá nada mesmo... Baixar marcha não vejo MUITO problema baixar sem embreagem, o froids é aumentar :shock:
Hehehehe entao é uma coisa muito pessoal né.
Pois eu uso pra subir e pra descer, meu cambio é sempre mantega pra entrar as marchas. Quanto eu tinha a CR eu não usava pra descer, agora na KXF uso pra subir e pra descer, nao percebi nehuma diferença nos tempos de pista, na verdade pela moto os tempos até diminuiram.
Resumindo: moto nova + embreagem na troca de marcha é melhor que moto velha - embreagem na troca de marcha. hehehehe
essa regra pelo menos para mim se aplica.
:-)
Pois eu uso pra subir e pra descer, meu cambio é sempre mantega pra entrar as marchas. Quanto eu tinha a CR eu não usava pra descer, agora na KXF uso pra subir e pra descer, nao percebi nehuma diferença nos tempos de pista, na verdade pela moto os tempos até diminuiram.
Resumindo: moto nova + embreagem na troca de marcha é melhor que moto velha - embreagem na troca de marcha. hehehehe
essa regra pelo menos para mim se aplica.
:-)
Conversando com o Roger daqui da cidade, ele usa embreagem pra subir marchas, já pra descer não precisa.
Quando vc aciona a embreagem o motor não "freia", a moto vai no embalo e passa-se a marcha, sem nem precisar soltar o acelerador.
Subir marcha sem embreagem:
Precisa desacelerar pra dar o tempo de entrar a marcha, vc perde tempo, pois o motor ta rodando e vai fazer um leve freio motor.
Depois ainda precisa subir o giro todo de novo.
Baixar marchas:
Na redução vc precisa muito mais das 2 mãos firmes no punho do que uma apertando embreagem.
Só ai já tem uma coisa boa.
Se tiver algo errado sintam-se a vontade de corrigir.
Quando vc aciona a embreagem o motor não "freia", a moto vai no embalo e passa-se a marcha, sem nem precisar soltar o acelerador.
Subir marcha sem embreagem:
Precisa desacelerar pra dar o tempo de entrar a marcha, vc perde tempo, pois o motor ta rodando e vai fazer um leve freio motor.
Depois ainda precisa subir o giro todo de novo.
Baixar marchas:
Na redução vc precisa muito mais das 2 mãos firmes no punho do que uma apertando embreagem.
Só ai já tem uma coisa boa.
Se tiver algo errado sintam-se a vontade de corrigir.
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