Restauração Yamaha YZ125 2001
Restauração Yamaha YZ125 2001
Fala galera!!! Comprei aquela YZ125 2001 do primo do GustavoT aqui do fórum, o Anselmo.
Quinta (01/12) fui lá ver a moto, quando sai da loja e antes de ir pra faculdade, fazer prova (cheguei atrasado, quase não consigo fazer a prova), ai fechei e no sábado o Gustavo (virado no golo ) e o Anselmo vieram trazer a moto aqui em casa e resolvemos tudo.
Ai na segunda tava sem esticadores em casa para trazer a moto aqui pra empresa, mas na terça cedo trouxe a moto e chegou aqui cedo funcionando, e na parte da tarde já tava só o quadro, motor aberto na bancada e todas as peças desmontadas!
Quem está mexendo em tudo sou eu e meu pai, meu velho conhece bastante de mecânica, é bem detalhista e é bom nessas restaurações, e ainda temos uma oficina aqui no fundo e uma loja de ferramentas, então, já temos a faca e o queijo na mão.
Chegou a moto cedo, fui tirando um plástico ali, outro aqui, e quando assustei já tinha desmontado tudo... To desmontando com uma máquina na mão, to tirando foto de tudo pra vocês verem e me ajudarem nessa empreitada, seja com criticas construtivas, palpites, dicas, etc.
Agora cedo, quarta (07/12), o motor tá aberto e já coloquei numa caixa, to levando numa retífica agora para conferir as folgas, mas de cara preciso trocar o pistão (colocar pistão B), as paletas estão boas, mas colocarei uma VFORCE3, que já até olhei com o Junior, agora a biela acredito que não precisa, mas de qualquer forma está indo agora para medir na retifica de um amigo meu.
Agora tenho que terminar de desmontar o motor todo e levar pra anodizar tudo que for de alumínio, junto com balança, mesa, subframe, etc... Meu sogro tem uma anodização e vai me quebrar um galho (Ele só não sabe ainda!). Quero anodizar e voltar pro alumínio original porque a moto ta tudo pintado, o motor foi pintado, balança, mesa, subframe, quero voltar tudo pro original.
Quando peguei ela no sábado, dei uma volta no quarteirão e notei que ela estava fraca, ai ontem, quando tava abrindo o motor, de cara já vi a vela frouxa (tudo sujo de óleo), e com certeza isso ajudava a perca de potência, só de ajusta-la o barulho da moto mudou completamente. Ai abrindo o motor, descobri uma coisa, o Y dela abre 2 janelas, e uma delas estava com o pino solto, não estava abrindo, daí já se perdia graaaande parte da potência quando abria o Y. O pino tava solto lá dentro, coloquei e tava abrindo perfeito agora. Mas de qualquer forma vou terminar de desmontar tudo e montar de novo, limpando, lubrificando, etc.
O cilindro está novíssimo, original Yamaha e não precisa fazer nada, mas mesmo assim vou conversar com esse amigo meu da retifica, que talvez ainda faça um brunimento nele.
O quadro vou levar pra um jateamento fino e depois pintar com a cor original dela, ao meu lado aqui na loja tem uma oficina de um amigo meu que pinta, com serviço muito bem feito.
As pedaleiras vou galvanizar. Uma coisa que merece destaque é o óleo da transmição, nunca vi um tão nojento
Mas tava incrível, mesmo com essas coisas tudas, vela bamba, etc, cheguei aqui na loja, desci a moto da camionete, bati e na primeira pedala a a moto pegou!
A maioria dos parafusos, tirando os principais, dela estão todos trocados, um allen, outro fenda, outro estria... Vou jogar tudo fora e colocar novos, estriados 8mm (a rosca é 6 x 1,25). Os parafusos da mesa, que prendem a bengala, estão todos enferrujados, mas isso é mole, eles são originais e não vou perde-los, coloquei na escova de aço e depois poli eles e olhem ai a diferença, esta no meio das fotos, parecem novos!
Acho que é isso, não to lembrando muita coisa, atualizarei diariamente o tópico!
Fotos a seguir!
Quinta (01/12) fui lá ver a moto, quando sai da loja e antes de ir pra faculdade, fazer prova (cheguei atrasado, quase não consigo fazer a prova), ai fechei e no sábado o Gustavo (virado no golo ) e o Anselmo vieram trazer a moto aqui em casa e resolvemos tudo.
Ai na segunda tava sem esticadores em casa para trazer a moto aqui pra empresa, mas na terça cedo trouxe a moto e chegou aqui cedo funcionando, e na parte da tarde já tava só o quadro, motor aberto na bancada e todas as peças desmontadas!
Quem está mexendo em tudo sou eu e meu pai, meu velho conhece bastante de mecânica, é bem detalhista e é bom nessas restaurações, e ainda temos uma oficina aqui no fundo e uma loja de ferramentas, então, já temos a faca e o queijo na mão.
Chegou a moto cedo, fui tirando um plástico ali, outro aqui, e quando assustei já tinha desmontado tudo... To desmontando com uma máquina na mão, to tirando foto de tudo pra vocês verem e me ajudarem nessa empreitada, seja com criticas construtivas, palpites, dicas, etc.
Agora cedo, quarta (07/12), o motor tá aberto e já coloquei numa caixa, to levando numa retífica agora para conferir as folgas, mas de cara preciso trocar o pistão (colocar pistão B), as paletas estão boas, mas colocarei uma VFORCE3, que já até olhei com o Junior, agora a biela acredito que não precisa, mas de qualquer forma está indo agora para medir na retifica de um amigo meu.
Agora tenho que terminar de desmontar o motor todo e levar pra anodizar tudo que for de alumínio, junto com balança, mesa, subframe, etc... Meu sogro tem uma anodização e vai me quebrar um galho (Ele só não sabe ainda!). Quero anodizar e voltar pro alumínio original porque a moto ta tudo pintado, o motor foi pintado, balança, mesa, subframe, quero voltar tudo pro original.
Quando peguei ela no sábado, dei uma volta no quarteirão e notei que ela estava fraca, ai ontem, quando tava abrindo o motor, de cara já vi a vela frouxa (tudo sujo de óleo), e com certeza isso ajudava a perca de potência, só de ajusta-la o barulho da moto mudou completamente. Ai abrindo o motor, descobri uma coisa, o Y dela abre 2 janelas, e uma delas estava com o pino solto, não estava abrindo, daí já se perdia graaaande parte da potência quando abria o Y. O pino tava solto lá dentro, coloquei e tava abrindo perfeito agora. Mas de qualquer forma vou terminar de desmontar tudo e montar de novo, limpando, lubrificando, etc.
O cilindro está novíssimo, original Yamaha e não precisa fazer nada, mas mesmo assim vou conversar com esse amigo meu da retifica, que talvez ainda faça um brunimento nele.
O quadro vou levar pra um jateamento fino e depois pintar com a cor original dela, ao meu lado aqui na loja tem uma oficina de um amigo meu que pinta, com serviço muito bem feito.
As pedaleiras vou galvanizar. Uma coisa que merece destaque é o óleo da transmição, nunca vi um tão nojento
Mas tava incrível, mesmo com essas coisas tudas, vela bamba, etc, cheguei aqui na loja, desci a moto da camionete, bati e na primeira pedala a a moto pegou!
A maioria dos parafusos, tirando os principais, dela estão todos trocados, um allen, outro fenda, outro estria... Vou jogar tudo fora e colocar novos, estriados 8mm (a rosca é 6 x 1,25). Os parafusos da mesa, que prendem a bengala, estão todos enferrujados, mas isso é mole, eles são originais e não vou perde-los, coloquei na escova de aço e depois poli eles e olhem ai a diferença, esta no meio das fotos, parecem novos!
Acho que é isso, não to lembrando muita coisa, atualizarei diariamente o tópico!
Fotos a seguir!
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
Muito legal Vidigal (até rimou)..
Tenho um amigo que esta restaurando uma destas também... Com carinho e paciencia ela fica zerada..
Aguardando as fotos!!
Tenho um amigo que esta restaurando uma destas também... Com carinho e paciencia ela fica zerada..
Aguardando as fotos!!
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
PARTE 1: Do jeito que eu comprei ela
Os plásticos, que estão queimados e feios, vou jogar todos fora, e radiador idem (o mesmo vale pra relação e pneus), vou colocar plasticos e vou comprar um radiador pelo Ebay ou ver se o Junior consegue um pra mim! A curva de escapamento está com o suporte quebrado, vou soldar e arrumar o suporte e já tenho um coxim que serve certinho alí!
Os plásticos, que estão queimados e feios, vou jogar todos fora, e radiador idem (o mesmo vale pra relação e pneus), vou colocar plasticos e vou comprar um radiador pelo Ebay ou ver se o Junior consegue um pra mim! A curva de escapamento está com o suporte quebrado, vou soldar e arrumar o suporte e já tenho um coxim que serve certinho alí!
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
PARTE 2: Filtro de ar
O filtro não tem jeito, tenho que colocar um novo!
O filtro não tem jeito, tenho que colocar um novo!
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
PARTE 3:
-
- Membro
- Mensagens: 959
- Registrado em: 01 Janeiro 2010 à12 22:01
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
Boa Sorte na restauração da motoca.
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
PARTE 4: Radiadores
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
Ta ai um cara que só usou a moto!! rs...
Com certeza vai ficar zeradinha!!
Com certeza vai ficar zeradinha!!
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
Essa moto precisava de um dono, e tu vidigal sei que é caprichoso (vide a kxzinha e o fusca turbo). Vai ficar top mesmo, boa sorte!
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
PARTE 5: Motor e quadro
Aqui tal parafuso que eu limpei na escova de aço e depois poli, fiz um só para testar.
Aqui tal parafuso que eu limpei na escova de aço e depois poli, fiz um só para testar.
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
Aqui está a janela do Y que eu falei que uma delas está quebrada. Conforme a foto, mostra que um lado tem o pino, que prende a mola, que esta OK, o lado esquerdo (lado 1), e o do lado direito (lado 2), estava com o pino solto, solto ai dentro. Coloquei ele no lugar e agora sim está abrindo as duas janelas do Y, antes abria só uma e daí, por um favor mínimo, se perdia muita potencia do motor!
Agora esse parafuso em baixo no bloco, vazado pra fora, da pra ver que não é daí, ainda não consegui entender a função dele. Vou terminar de desmontar tudo e descobrir!
Agora esse parafuso em baixo no bloco, vazado pra fora, da pra ver que não é daí, ainda não consegui entender a função dele. Vou terminar de desmontar tudo e descobrir!
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
cara boa trabalho , eu vi essa moto ao vivo e nao me animei devido ter que fazer isso tudo que vc esta fazendo!
o parafuso debaixo na gas gas tem tambem e pra colocar oleo no carter seco pra quando a moto for fica muito tempo parada e depois retirar. ou em algum acidente poder esgotar a agua e tal.
acho que e ne rsrsrsr
o parafuso debaixo na gas gas tem tambem e pra colocar oleo no carter seco pra quando a moto for fica muito tempo parada e depois retirar. ou em algum acidente poder esgotar a agua e tal.
acho que e ne rsrsrsr
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
Agora vou lá na retífica e depois falo aqui pra vocês o que que eu resolvi! A principio estou indo pra verificar as folgas, ver o que eu vou precisar trocar, conversar com esse amigo meu e ver a opinião dele, e lá ele tem jateamento de areia, to pensando em fazer no motor todo pra tirar essa tinta que está nele, não quero ele pintado, quero original.
E trabalhar que é bom, nada!!!
E trabalhar que é bom, nada!!!
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
Aqui tem uma crzinha 96 bem desse tipo, o cara vende barato, meu coroa animou de ir atrás... mas é fod* se o cara não tem tudo na mão pra ir mexendo.
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- Ultra Membro
- Mensagens: 3319
- Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
caramba, mas ta feia essa moto hem! a partir deste tópico vou rever meu conceito de pessoa cupim de ferro...
mas é isso aí, comprou num preço abaixo, vai gastar um troco, mas vai ter certeza de ter em mãos uma moto impecável... parabéns pela dedicação vidigal, e boa sorte na empreitada
mas é isso aí, comprou num preço abaixo, vai gastar um troco, mas vai ter certeza de ter em mãos uma moto impecável... parabéns pela dedicação vidigal, e boa sorte na empreitada
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
A moto promete, mas realmente estava bem ruim! Sorte que vc é caprichoso (e pelo jeito rápido) e já tem oficina pra mecher. O Gustavo é corajoso. Eu nao teria coragem de oferecer uma moto destas. rsrsrs
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- Ultra Membro
- Mensagens: 3818
- Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
Cara, adoro essas paradas de restauração. Comecei postando muita coisa aqui no fórum devido a uma XLX 350 que eu tinha e também fiz uma reforma dessas, é muita bacana, terapia.
Pelo jeito que vc vai fazer a moto vai ficar TOP, mas um conselho cara, desmancha esse motor por completo, lava bem as peças com querosene pq pelo óleo que saiu da caixa ali já da pra ver que tava sinistro o negócio. Até é bom pq se depois dá alguma zica vc perde jogo de juntas e etc.
Outra coisa, no Ebay tem Bolt-kit pra essa moto, vem uma caixinha com todos os parafusos originais, arruelados...coisa linda, e baratim, coisa de 40 dólares a caixa.
Sobre a biela, véi, num sei não, num seria melhor trocar de vez já que tá tudo aberto? E se for comprar com o júnior é tão barato que nem vale a pena arriscar, ainda mais em moto 2T que gaiola vai pro pau rapidim.
Mas bro, muito massa seu empenho, parabéns...e parabéns pela oficina ajeitada que vc tem, com torno e tudo
Pelo jeito que vc vai fazer a moto vai ficar TOP, mas um conselho cara, desmancha esse motor por completo, lava bem as peças com querosene pq pelo óleo que saiu da caixa ali já da pra ver que tava sinistro o negócio. Até é bom pq se depois dá alguma zica vc perde jogo de juntas e etc.
Outra coisa, no Ebay tem Bolt-kit pra essa moto, vem uma caixinha com todos os parafusos originais, arruelados...coisa linda, e baratim, coisa de 40 dólares a caixa.
Sobre a biela, véi, num sei não, num seria melhor trocar de vez já que tá tudo aberto? E se for comprar com o júnior é tão barato que nem vale a pena arriscar, ainda mais em moto 2T que gaiola vai pro pau rapidim.
Mas bro, muito massa seu empenho, parabéns...e parabéns pela oficina ajeitada que vc tem, com torno e tudo
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- Ultra Membro
- Mensagens: 3082
- Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
Também troque todos os retentores , principalmente o da bomba de água que quando o oléo fica daquele jeito é porque tem contaminação com água.
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
Anúncio é complicado né, pelas fotos e anúncio eu achava que a motinha tava meia caidinha mas não desse jeito.
Boa sorte ai vidigal, espero que continue postando os resultados igual começou e não só ascender o fogo e deixar a gente curioso depois.
Boa sorte ai vidigal, espero que continue postando os resultados igual começou e não só ascender o fogo e deixar a gente curioso depois.
Re: Restauração Yamaha YZ125 2001
Opa!! Não tive tempo de ir lá na retifica, tive que ficar aqui na empresa pra resolver algumas coisas, ai tive um tempinho agora depois do almoço e organizei tudo, deixei toda a moto, tirando a parte de motor, organizada, fica melhor de trabalhar.
Mas agora vou lá na retifica sem falta e essa semana ainda quero levar o quadro para jatear e pintar!
Apesar de abrir e ver que tinha muita coisa ruim, não arrependo de ter comprado, o primo do gustavo, ex dono da moto me falou tudo quando comprei, se fosse hoje, ainda sim compraria de novo.
Paguei 4500, por esse preço a unica opção que teria para comprar ia ser uma DT ou XR200, e não quero essas coisas
Calculo gastar uns 2000 mil, visto que mão de obra sou eu, anodização sairá de graça, a maioria dos serviços, como galvanizar, etc, tenho amigos, clientes da loja, que fazem preço menor, então não sairá tão caro. Ou seja, com 6,5k terei uma moto impecável, tudo novo, em perfeito estado! O que eu compraria com esse valor?
Valeu pela força galera, vou atualizando vocês, quase que diariamente!
A biela, se tiver alguma folga, vou trocar sim! Mas acredito que não tenha, pelo olhômetro não tem não... O Anselmo me falou que esse motor foi feito há um tempo com a parte de baixo toda nova, original Yamaha e cilindro novo, e abri, e realmente o cilindro é novo, a parte de baixo não abri ainda (mas abrirei), só que pelo jeito está boa sim!
O fróids esta sendo a pintura que foi feita no motor, tem até alguns parafusos pintados, isso vai ter que ir num jateamento para tirar tudo!
Mas agora vou lá na retifica sem falta e essa semana ainda quero levar o quadro para jatear e pintar!
Apesar de abrir e ver que tinha muita coisa ruim, não arrependo de ter comprado, o primo do gustavo, ex dono da moto me falou tudo quando comprei, se fosse hoje, ainda sim compraria de novo.
Paguei 4500, por esse preço a unica opção que teria para comprar ia ser uma DT ou XR200, e não quero essas coisas
Calculo gastar uns 2000 mil, visto que mão de obra sou eu, anodização sairá de graça, a maioria dos serviços, como galvanizar, etc, tenho amigos, clientes da loja, que fazem preço menor, então não sairá tão caro. Ou seja, com 6,5k terei uma moto impecável, tudo novo, em perfeito estado! O que eu compraria com esse valor?
Valeu pela força galera, vou atualizando vocês, quase que diariamente!
A biela, se tiver alguma folga, vou trocar sim! Mas acredito que não tenha, pelo olhômetro não tem não... O Anselmo me falou que esse motor foi feito há um tempo com a parte de baixo toda nova, original Yamaha e cilindro novo, e abri, e realmente o cilindro é novo, a parte de baixo não abri ainda (mas abrirei), só que pelo jeito está boa sim!
O fróids esta sendo a pintura que foi feita no motor, tem até alguns parafusos pintados, isso vai ter que ir num jateamento para tirar tudo!
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