Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Pessoal, fiz a 2ª troca de pistão na minha GasGas EC 250 2T 2008. Este pistão tinha 143 horas e 23 minutos e 3816Km, ele havia sido trocado em Setembro de 2011. O desgaste deste pistão foi de 0,06mm sendo que o limite é de 0,10mm. Aproveitei também e troquei as palhetas (Vforce).
Reparem que utilizar óleo de qualidade, no meu caso uso Motul/Motorex na proporção de 1,3%, além de uma carburação perfeita, filtro de ar sempre limpo depois de cada trilha e obviamente lubrificado com óleo específico para filtro de ar (Motorex) se traduz em um motor em ótimas condições. Observem o ótimo estado do pistão, o estado do cilindro é excelente, como novo.
Custo de manutenção, todas as peças compradas no Ebay, frete esta incluído:
Pistão Wossner: R$ 339,00 (Caso tivesse utilizado o pistão da CR 250, este valor seria de uns 40% a menos)
Palhetas Vforce: R$ 148,00
MO: R$ 150,00
Total: R$ 637,00.
Por este valor tenho um motor praticamente novo, pois a folga da biela atualmente é ridícula, não pode ser considerada, sendo que as palhetas normalmente numa 250 2T não costumam ser trocadas a cada troca de pistão. Acho que vale a pena ser cuidadoso e caprichoso, pois tenho uma moto 2008 em excelentes condições, não devendo em nada a uma GasGas 2013, alías, em alguns aspectos, até melhor, depois de uns upgrades nas suspensões.
Reparem que utilizar óleo de qualidade, no meu caso uso Motul/Motorex na proporção de 1,3%, além de uma carburação perfeita, filtro de ar sempre limpo depois de cada trilha e obviamente lubrificado com óleo específico para filtro de ar (Motorex) se traduz em um motor em ótimas condições. Observem o ótimo estado do pistão, o estado do cilindro é excelente, como novo.
Custo de manutenção, todas as peças compradas no Ebay, frete esta incluído:
Pistão Wossner: R$ 339,00 (Caso tivesse utilizado o pistão da CR 250, este valor seria de uns 40% a menos)
Palhetas Vforce: R$ 148,00
MO: R$ 150,00
Total: R$ 637,00.
Por este valor tenho um motor praticamente novo, pois a folga da biela atualmente é ridícula, não pode ser considerada, sendo que as palhetas normalmente numa 250 2T não costumam ser trocadas a cada troca de pistão. Acho que vale a pena ser cuidadoso e caprichoso, pois tenho uma moto 2008 em excelentes condições, não devendo em nada a uma GasGas 2013, alías, em alguns aspectos, até melhor, depois de uns upgrades nas suspensões.
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Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
..
muito bom.. nao teve quase desgaste nenhum..
(desculpe mudar de assunto..)
eu tenho uma dt 200 1997 (antiguinha kk ) adoro 2t ela eu acho uma boa moto.. muito boa moto oq desanima é a ferveção.. agr abrir o motor pq trancou, vamos ver oq dar na retifica neh..
to querendo agr colocar ventoinha de cb 500 ou da ktm... nela.. pra ver (pq a que tava usando não tava ventilando direito.. mas ta ai 2t é 2t ..
I love You 2 Strokeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, Brappppppp..
muito bom.. nao teve quase desgaste nenhum..
(desculpe mudar de assunto..)
eu tenho uma dt 200 1997 (antiguinha kk ) adoro 2t ela eu acho uma boa moto.. muito boa moto oq desanima é a ferveção.. agr abrir o motor pq trancou, vamos ver oq dar na retifica neh..
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Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Legal selvagem ..
Motos de trilha, Enduro importadas tem uma durabilidade muito grande , realmente é algo bem vantajoso.
Motos de trilha, Enduro importadas tem uma durabilidade muito grande , realmente é algo bem vantajoso.
Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
show demais eu que o diga,,, imagina o que uma GG ano 2000 nao esta fazendo milagres por aqui.
oleo bom manutencao em dia = motor com muita vida...............
oleo bom manutencao em dia = motor com muita vida...............
Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Elton, eu tenho uma planilha com TODOS os gastos da minha moto desde que a comprei e posso afirmar que no meu caso, a maior despesa que tenho com manutenção são os pneus.Elton escreveu:Muito bom o acompanhamento, ficou muito barato eim, se considerar cada trilha umas 4, 5 horas de motor, equivale a umas 30 a 40 trilhas. Até faz sentido perto dos 3800km, da uma media de 100km por trilha.
Fica bem barato mesmo.
E voce acompanhou o total das outras coisas? Eu calculo que a ktm 150 o valor é uns 50 reais a hora de motor, considerando tudo que se gasta na moto, até mega revisóes de suspensao e anuais...
essa tua ai deve ser muito mais economica hehe
Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
tive uym 200R, e ferve mesmo, ferve, ferve e n para d ferve, principalmente nas trilhas aki de minas, a unica coisa que resolveu meu problema foi o expansor de radiador MRP.matheus loyo escreveu: ..
muito bom.. nao teve quase desgaste nenhum..
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eu tenho uma dt 200 1997 (antiguinha kk ) adoro 2t ela eu acho uma boa moto.. muito boa moto oq desanima é a ferveção.. agr abrir o motor pq trancou, vamos ver oq dar na retifica neh..
to querendo agr colocar ventoinha de cb 500 ou da ktm... nela.. pra ver (pq a que tava usando não tava ventilando direito.. mas ta ai 2t é 2t ..
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Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Me desculpem mas as DT'S de voces devem estar bixadas, tive 2 DT'S e raramente elas ferviam, e olha que na epoca delas eu era bem mais roia do que hoje em dia!!
Abraços
Leo
Abraços
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Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
cuidado e tudo,parabéns selvagem.
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Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Caro amigo selvagem,
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
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Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Parabens, o negócio é manutenção preventiva, to com um problema aqui tambem, tenho uma ktm 250 exc e o retentor da bomba dágua ta mandando agua pra embreagem, não acho pra comprar, alguem pode me ajudar?
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Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
lembrou de colocar óleo 2t?Cris Salgado escreveu:Caro amigo selvagem,
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
abre o motor pra vre o que danificou e faz novo, depois confere a carburação, pois se tratando de uma moto nova, é certo que não está regulada pra tua região
Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Cris, não vacila que nem eu... A diferença entre trocar um pistão preventivo ou não trocar, é justamente o cilindro, que geralmente vai pro saco quando se força a barra...joaogabriel escreveu:lembrou de colocar óleo 2t?Cris Salgado escreveu:Caro amigo selvagem,
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
abre o motor pra vre o que danificou e faz novo, depois confere a carburação, pois se tratando de uma moto nova, é certo que não está regulada pra tua região
Ainda mais 2t, abre, olha, gasta uma junta superior e boa... tudo baratinho...
Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Obrigado pelo elogio.Arupel escreveu:Show de bola Selvagem....
Na verdade o negócio não tem segredo, minha avó já falava disso, quem cuida, tem.
Na minha 300 tenho usado 1% de Motul 800. Comecei com 2% (manda o manual dela, amaciando....) e fui baixando para 1,5%, depois para 1,25% e agora 1% me parece que ficou bom.
Como ela tá carburada um pouco gorda, e beberrona, 1,25% ainda ficou babando bastante pela ponteira, no meu ritmo de tocada. Com 1% ela baba pouca coisa, mais também baba. Vou deixar assim mesmo, melhor sobrando um pouco.
Um outro fator a considerar é a tocada, já que na 300 o motor é menos utilizado (falta de braço e coragem), trabalha num regime mais brando.
Lembro de uma RMX que tive, usava 1,3% nela e a ponteira era sequinha como se fosse uma 4T.... (coitada !) Naquela época, minha "coragem" era outra rsrsrsrs
Abraço e parabéns pelo capricho
André
Arrupel, teu conceito sobre carburação esta equivocado. Não é baixando a porcentagem de óleo na mistura que você vai resolver a ¨babação¨ de óleo na ponteira. Ela esta ¨babando¨ por excesso de combustível na mistura e não por excesso de óleo, tanto que você esta usando somente 1% e ainda ¨baba¨. Numa moto bem carburada, você pode usar até 3% que não vai ¨babar¨ a ponteira.
Já te adianto, que usando o material que a GasGas usa de fábrica, você nunca vai conseguir ter uma carburação 100%, sempre vai ser uma carburação ¨gorda¨.
Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Garantia?Cris Salgado escreveu:Caro amigo selvagem,
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Exatamente, reduzir a porcentagem pode até reduzir a babação, mas só vai mascarar o problema alem de causar desgaste prematuro no motor.Selvagem escreveu: Arrupel, teu conceito sobre carburação esta equivocado. Não é baixando a porcentagem de óleo na mistura que você vai resolver a ¨babação¨ de óleo na ponteira. Ela esta ¨babando¨ por excesso de combustível na mistura e não por excesso de óleo, tanto que você esta usando somente 1% e ainda ¨baba¨. Numa moto bem carburada, você pode usar até 3% que não vai ¨babar¨ a ponteira.
Eu já cometi esse erro no passado.
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Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Abri o motor. Foi o piston mesmo. Comprei um original mesmo, não houve nenhum desgaste. O lance foi que a moto não estava regulada. Eu coloquei oleo sim, 2% ainda por cima. Comprei um kit de juntas Athena. O mecânico já montou a moto e tá regulando ela. Vamos ver como vai ficar.joaogabriel escreveu:lembrou de colocar óleo 2t?Cris Salgado escreveu:Caro amigo selvagem,
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
abre o motor pra vre o que danificou e faz novo, depois confere a carburação, pois se tratando de uma moto nova, é certo que não está regulada pra tua região
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Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Selvagem escreveu:Garantia?Cris Salgado escreveu:Caro amigo selvagem,
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
Garantia de piston furado?
Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
A loja que te vendeu deveria te dar garantia. Como podem te entregar uma moto totalmente errada de carburação a ponto de furar um pistão?
Ou você ¨fuçou¨ no carburador?
Ou você ¨fuçou¨ no carburador?
Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
Cara, como isso acontece? Não consigo imaginar a cena de verdade... Falta tanto combustível que cria um vácuo lá dentro e estoura? Que q acontece??Selvagem escreveu:A loja que te vendeu deveria te dar garantia. Como podem te entregar uma moto totalmente errada de carburação a ponto de furar um pistão?
Ou você ¨fuçou¨ no carburador?
Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.
O combustível entra na câmara de combustão em forma de um spray, mas em estado liquido e ao entrar em contato com as superfícies quentes ele rouba calor e troca de estado passando de liquido para gasoso, assim por incrível que pareça o mesmo combustível que entra para queima ajuda a refrigerar. Pode fazer uma analogia com uma chaleira com água, se tu quer que a água vire vapor precisa dar-lhe energia através de um fogo ou aquecedor. No caso a energia esta acumulada nas paredes internas da câmara de combustão em forma de calor.Dehdao escreveu:Cara, como isso acontece? Não consigo imaginar a cena de verdade... Falta tanto combustível que cria um vácuo lá dentro e estoura? Que q acontece??Selvagem escreveu:A loja que te vendeu deveria te dar garantia. Como podem te entregar uma moto totalmente errada de carburação a ponto de furar um pistão?
Ou você ¨fuçou¨ no carburador?
Então com a mistura pobre(menos liquido se tornando vapor) as temperaturas aumentam, mas as paredes do cilindro e a vela até conseguem tirar este excedente para fora, mas a cabeça do pistão não, assim ela aquece um pouco mais ficando "molenga" e não resistindo a próxima combustão.
Entendeu?
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