Troca de óleo no momento certo.

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Furlan
Membro
Mensagens: 121
Registrado em: 13 Fevereiro 2013 à12 13:42

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por Furlan »

João Neres escreveu:Não sabia que precisava trocar tao cedo assim, na minha ultima moto troquei o oleo e andaei um ano e depois vendi a moto kkk
Coitado do cara que comprou kkkkkk
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por João Neres »

kkkkkkk eu avisei ele pra trocar o oleo de cara, mais a moto nao fumava nao falhava nem nada.. e ainda quando coloquei esse oleo nela foi o mais vagabundo que tinha no posto kkkkkkkk
diegog174
Membro
Mensagens: 227
Registrado em: 05 Julho 2013 à14 23:26

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por diegog174 »

kkkkkkkkkkk que moto que era ?
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por João Neres »

uma cg titan 125, pode parecer estrango uma cg na trilha mais a minha tava mudada de cabo a rabo era o cão. eu sempre gostei dos motores das cgs nunca vi motor pra aguenta tanto que nem esses
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por João Neres »

Seguindo as dicas dos usuarios do FLM hj troquei o oleo da minha xt 200 kk eu andei umas 5 veses com o oleo que coloquei novo (antigo) e quando tirei ja estava preto morto:: kk agora ja ta com oleo novo danca::
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por João Neres »

desculpa por desenterrar o topico kk mas nao queria abrir outro pra falar do mesmo assunto.. então, é normal o oleo sair preto a cada 3 trilhas? eu estou usando o oleo da ipiranga 20w50 esse oleo é bom? levando em consideração que é trocado a cada 3 trilhas, ele aguenta o "tranco"? valeu!

é esse o oleo:
Imagem
diegog174
Membro
Mensagens: 227
Registrado em: 05 Julho 2013 à14 23:26

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por diegog174 »

Cara eu sempre uso um de 10 reais da casa de troca do óleo, sempre troco com 3 trilhas e não sai assim tão escuro.
Acho que é havoline
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por robertovarela »

Eu troco o do motor a cada 5hs e do câmbio a cada 10hs (CRF 250R).
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por João Neres »

é pra motor de xr 200 rsrs
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por Gustavo/PR »

Juliano escreveu:Comece instalando um horímetro, vai conseguir controlar melhor toda a manutenção da moto.
BINGO, se não quiser usar um horímetro pode ser um velocímetro. Mas por favor, contar em número de trilhas não dá né. Quem disse que toda trilha é igual?

Pra crf 230, a honda recomenda troca de óleo a cada 1.000km ou 6 meses (óleo tem validade).

Então, se suas trilhas tem 100km, você pode fazer 10 trilhas com mesmo óleo, se sua trilha tem 50km, então você pode fazer 20 trilhas com mesmo óleo. Quem quiser trocar um pouco antes, até recomendo. E sempre lembrando de verificar o nível antes de andar, porque é acontece fácil de consumir um pouco de óleo... e normal baixar um pouco em alguns motores, e andar com óleo abaixo do nível pode lascar com o motor.


Não sou expert no assunto, mas sei que óleo novo é garantia de motor saudável por mais tempo. Porém, se for pra jogar dinheiro fora trocando óleo antes da hora, então eu prefiro economizar e deixar para gastar em motor!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por Gustavo/PR »

Segue imagem do manual.
Troca de óleo crf 230
Troca de óleo crf 230
crf-troca-de-oleo.jpg (153.75 KiB) Exibido 2223 vezes
Se eu entendi a tabela...


*Considerando que eu ande todo fim de semana, e que as trilhas onde eu ando devem ter em média 70km. Então posso andar tranquilo umas 10x... gasto 30 reais na troca, em um ano sao 6 trocas = R$ 180,00.

Isso com folga, porque pelo manual eu poderia fazer mais umas 14 trilhas de 70km a cada troca de 1.000 km.

Se eu trocar a cada 4 trilhas como alguns amigos recomendam, eu gastaria o dobro, e sinceramente eu acho que gastaria atoa.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por Leo Racing »

Quando abre o motor que troca óleo com 5 andadas ja é um nojo de fuligem de embreagem , borra ,imagine com 10..
bomba2 bomba2 bomba2 bomba2
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por Gustavo/PR »

Leo, você entende 27.5 x mais que eu, mas pensa comigo.

Quem disse que trocando a cada 10 trilhas (em vez de 5) essa sujeira seria o dobro? Quem disse que a cada troca, o motor começa um novo ciclo, limpinho? Essa borra, fuligem, borra, é resultado da queima, da sujeita que passa no filtro... É resultado de um motor que rodou "digamos" 500 horas...

* Em tempo, essa minha opinião é nova tá... eu trocava a cada 5 trilhas! Agora vou pagar pra ver. suici::
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por Leo Racing »

Cara , mas a diferença é notável..

Acompanho algumas crf´s com trocas de óleo diversas, com troca a cada 5 ou 10 andadas, tem uma crf que fumou com 1 ano de uso ano 2012 , essa trocava óleo a cada 7 andadas..

Quando abri o motor para preparar a parte de baixo ele estava com bastante borra e o filtro centrifugo muito sujo.
Essa crf com 3 trocas , andou 1 ano e meio e quando abri inteiro para preparar estava suja mas ainda rodava sem comprometer alguma coisa.
A crf campeã paranaense na força livre ano passado, tinha seu óleo trocado a cada andada ou treino..
O motor era aberto com certa constância , cada mês eu abria ele , para fazer uma preventiva mesmo , o motor não tinha sujeira de embreagem nem borra no centrifugo.
Também tem uma crf 2010 de trilha que troca o óleo a cada andada , pode parecer exagero ... Mas a única coisa que foi feita nessa motor foi embreagem a uns 6 meses..

Olhando por esse lado , eu como dono de moto trocaria a cada 5 andadas sem pensar muito ..
Pois é muito mais fácil gastar 12 reais a cada dois meses que fazer motor por ano..

abraços
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por João Neres »

entendi, so que minha duvida é por que, eu ando 3 veses (trilhas) e troco o oleo, quando troco o oleo esta preto. eu sempre guardo o oleo velho na garrafa do oleo novo ( que foi para o motor) e na "garrafa e oleo" tem a marcação dos ml de oleo, e meu motor em media so sai 750ml e nao 1lt de oleo.. alguem pode me explicar como funciona? o oleo é queimado ou o que? pq some em media 250 ml a cada troca.. a moto nao fuma nem vaza oleo.. valeu!
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por Leo Racing »

João Neres escreveu:entendi, so que minha duvida é por que, eu ando 3 veses (trilhas) e troco o oleo, quando troco o oleo esta preto. eu sempre guardo o oleo velho na garrafa do oleo novo ( que foi para o motor) e na "garrafa e oleo" tem a marcação dos ml de oleo, e meu motor em media so sai 750ml e nao 1lt de oleo.. alguem pode me explicar como funciona? o oleo é queimado ou o que? pq some em media 250 ml a cada troca.. a moto nao fuma nem vaza oleo.. valeu!
motores 4 tempos consomem óleo mesmo , quem fala que não baixa é mentira ou não consegue medir..
A vedação do anel de óleo não consegue ser perfeita , e la dentro quando o óleo está quente ele borbulha e uma parte evapora saindo pelo suspiro do motor..
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por Leo Racing »

Gustavo/PR escreveu:Leo, você entende 27.5 x mais que eu, mas pensa comigo.

Quem disse que trocando a cada 10 trilhas (em vez de 5) essa sujeira seria o dobro? Quem disse que a cada troca, o motor começa um novo ciclo, limpinho? Essa borra, fuligem, borra, é resultado da queima, da sujeita que passa no filtro... É resultado de um motor que rodou "digamos" 500 horas...

* Em tempo, essa minha opinião é nova tá... eu trocava a cada 5 trilhas! Agora vou pagar pra ver. suici::
Só pra fechar o meu pensando.

Se cada andanda o motor tem desgaste de 1X , a embreagem 1X.. Em 10 andadas serão 10X de desgaste certo?
Porque tu acha que a carbonização e as borras não duplicariam ao duplicar as trocas?
Com certeza que em uma troca de óleo o motor não volta limpo , mas por exemplo se tu pegar uma moto que tenham descuidado das trocas dela e tu intensificar as trocas o óleo depois de umas 5 trocas tu nota a limpeza interna, pois parece que os detergentes do óleo novo tiram aquela borra que existe em excesso ..

Essa borra em sua grande maioria no caso das motos é vinda de fuligem de embreagem e do combustivel que desce para o óleo(esse sendo de menor interferência) , não tem milagre ..

Se a moto for nova e tu sabe que é , vale a pena intensificar as trocas de óleo, agora se tu não sabe vai prolongando ai quando tu fizer o motor e ficar tudo novinho vale a pena gastar um pouco mais com óleo e prolongar a vida dele..

abraçoo
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por Leo Racing »

João Neres escreveu:desculpa por desenterrar o topico kk mas nao queria abrir outro pra falar do mesmo assunto.. então, é normal o oleo sair preto a cada 3 trilhas? eu estou usando o oleo da ipiranga 20w50 esse oleo é bom? levando em consideração que é trocado a cada 3 trilhas, ele aguenta o "tranco"? valeu!

é esse o oleo:
Imagem
é bem razoável , prefiro o lubrax verde.
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por João Neres »

lubrax e melhor que o ipiranga? se nao me engano o lubrax aqui é mais barato que este.. este ipiranga eu pago 12pilas rssrs e aproveitando o topico, agora pra minha tornado, o radiador de oleo precisa de alguma manutenção?
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Troca de óleo no momento certo.

Mensagem por Leo Racing »

João Neres escreveu:lubrax e melhor que o ipiranga? se nao me engano o lubrax aqui é mais barato que este.. este ipiranga eu pago 12pilas rssrs e aproveitando o topico, agora pra minha tornado, o radiador de oleo precisa de alguma manutenção?
Sim é o lubrax é api sL e tem alguns detergentes mais avançados que o ipiranga.

O radiador não precisa de manutenção , só cuide quando for lavar pra não bater o jato em cima direto nele, para não amassar senão tu vai ter que pegar uma chave de fenda e desamassar 1 por 1 para refrigerar direito kkkkkk


falou
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem