Ignição de DT 180 na DT 200
Ignição de DT 180 na DT 200
Olá galera, sou novo aki no forum e tenho aprendido muito com as duvidas dos outros membros, recentemente comprei uma DT 200, mas a mesma está sem ignição e tenho aki uma de DT 180. Vi que o Marcel 2T uma vez adaptou uma ignição de DT 180 na DT 200 tentei fazer o mesmo seguindo o que ele passou mas não deu certo, a moto da faísca mas nao da nem sinal nem tiros está dando, galera peço ajuda a vocês pois quero ver esse motorzinho roncando e descansar minha DT 180...
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- Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
calma aí que o Marcel logo passa por aqui e te explica heuaheuha
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
Coloca aquelas cachimbina.
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
Ôpa ! Fala cumpanhêro !
O que não deu certo ? Vamos arrumar isso aí ! Pelejei um tanto com isso tentando acertar, ando assim a uns 5 meses tocando o pau na máquina sem nenhum problema !
Seguinte, vai precisar de:
- Volante da 180, os volantes NÃO são iguais pois a posição da chaveta é diferente e isso implica no ponto (que na DT é fixo)
- Mesa da 180 presa virada 180º em relação a posição original E parafusada na furação original.
- CDI de moby.
- Um cone de chapa (dura) pra adaptar o volante da 180 no vira da 200, pois a ponta do vira da 200 é mais fino que o da 180. Usei a chapa de uma tampa de um galão de tinta pra fazer o cone.
Lembrando que o CDI da moby não precisa da bobina de pulso nem de bobina de faísca (aquela debaixo do tanque), então pode deixar só a bobina de força na mesa se quiser, e a de luz se for usar farol
Vai a foto da posição de como deve ficar a mesa da 180 no motor da 200
Fotos do cone para 'engrossar' o vira:
Foto dos volantes, destacando a diferença entre eles:
O que não deu certo ? Vamos arrumar isso aí ! Pelejei um tanto com isso tentando acertar, ando assim a uns 5 meses tocando o pau na máquina sem nenhum problema !
Seguinte, vai precisar de:
- Volante da 180, os volantes NÃO são iguais pois a posição da chaveta é diferente e isso implica no ponto (que na DT é fixo)
- Mesa da 180 presa virada 180º em relação a posição original E parafusada na furação original.
- CDI de moby.
- Um cone de chapa (dura) pra adaptar o volante da 180 no vira da 200, pois a ponta do vira da 200 é mais fino que o da 180. Usei a chapa de uma tampa de um galão de tinta pra fazer o cone.
Lembrando que o CDI da moby não precisa da bobina de pulso nem de bobina de faísca (aquela debaixo do tanque), então pode deixar só a bobina de força na mesa se quiser, e a de luz se for usar farol
Vai a foto da posição de como deve ficar a mesa da 180 no motor da 200
Fotos do cone para 'engrossar' o vira:
Foto dos volantes, destacando a diferença entre eles:
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
E ae Marcel blz, pow cara, fiz exatamente o que vc ensinou e nada,até coloquei o not do lado da moto para seguir o passo a passo sem errar, ela da faísca até forte por sinal mas nada de funcionar e nem dar os "tiros" que geralmente dão nas motos que estão com o ponto atrasado e nem da contra pedal de ponto adintado... venho perguntar tambem se o YPVS pode estar interferindo no funcionamento do motor pois o YPVS está ligado de uma forma que nunca tinha visto antes ele esta ligado a uma haste até onde fica a bomba de óleo.. segue fotos do ypvs:
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
Você pode estar usando um volante de DT 200 ou então aparafusando a mesa no lugar errado não tem outra opção !
Os 2 parafusos pra prender a mesa são aqueles grandes que atravessam a carcaça esquerda toda e rosqueiam na carcaça direita ! então eles são bem grandes, devem ter uns 90 o 100mm
Se ta dando faísca mas não funciona, é ponto errado, certeza ! testei a mesa da 180 em varias posições copiando a furação e a posição das bobinas da mesa da 200 e nada !
Mas a mesa da 180 tem que ser virada de cabeça pra baixo de modo que a bobina de força fique perpendicular à biela em PMS ou PMI, pode crer ?
Aah ! ia esquecendo do YPVS, esse seu aí é o Y mecânico, não o eletrônico (original). o que move a haste que abre e fecha a válvula não é a bomba de óleo, mas um mecanismo centrífugo que se movimenta de acordo com a rotação do motor. Lembrando que nessa ~maquininha que move a haste tem uma mangueira por onde deve-se colocar um óleo fino periodicamente !
Os 2 parafusos pra prender a mesa são aqueles grandes que atravessam a carcaça esquerda toda e rosqueiam na carcaça direita ! então eles são bem grandes, devem ter uns 90 o 100mm
Se ta dando faísca mas não funciona, é ponto errado, certeza ! testei a mesa da 180 em varias posições copiando a furação e a posição das bobinas da mesa da 200 e nada !
Mas a mesa da 180 tem que ser virada de cabeça pra baixo de modo que a bobina de força fique perpendicular à biela em PMS ou PMI, pode crer ?
Aah ! ia esquecendo do YPVS, esse seu aí é o Y mecânico, não o eletrônico (original). o que move a haste que abre e fecha a válvula não é a bomba de óleo, mas um mecanismo centrífugo que se movimenta de acordo com a rotação do motor. Lembrando que nessa ~maquininha que move a haste tem uma mangueira por onde deve-se colocar um óleo fino periodicamente !
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
Se inverter os fios da bobina de pulso inverte 180 graus o acionamento do CDI. Já aconteceu comigo.
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
Então Marcel, to usando o magneto da DT 180 mesmo, e estou prendendo na mesma furação que vc colocou a sua mesa, e Juliano, não to usando cdi original to usando cdi de moby, vou pegar na moto agora to de folga hj ai vou ficar nela até conseguir... vlw galera vcs tem me ajudado muito. vou tentar e posto os resultados aki.
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
Consegui galeraa o problema era o cone que eu tinha feito que engrossou muito o eixo do vira ai o magneto ficou muito pra fora, a motinho pegou no facim facim. Marcel,valeu pelas dicas mestre e a todos que me ajudaram aki, o resultado ficou muito bom a moto ficou forte, parece que está ignição não deu diferença nenhuma na sua performance, mas pretendo mais pra frente colocar uma da magnetron, pois fiz essa gambiarra so pra ver esse motorzinho funcionando,mas o resultado até que foi bom acho que vou ficar com essa ignição mas um tempinho rsrs, vou ter que fazer o motor dela tambem, porque reparei que o eixo do vira esta desbalanceado e acho que isto ocorre quando esta batendo biela não é galera, e acho que isto atrapalhou também um pouco na tentativa de colocar a ignição pois tinha vezes que o magneto encostava nas bobinas mas o importante que deu certo. Valeu galera muito obrigado mesmo.
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
Aíí sim ! seguindo essa ~receita de bolo não tem erro !
E então acho que vc não reparou na parte que falei do cone, que fiz com a tampa de um galão de tinta, se fizer com uma chapa mais grossa o volante fica muito pra fora mesmo !
O Cone você deixou exatamente do tamanho interno do volante né ? se ficar maior (sobrando pontas) pode atrapalhar o aperto da porca ou rasgar o retentor... por isso ele tem que ficar rente ao cone do volante, beleza !?
E só agora me lembrei de um detalhe, é bom passar um giz de quadro negro ou até cal (esses de pintura) no vira, no cone e no volante, o giz ou a cal vão dar uma aderência melhor no contato entre essas peças
Pau na máquina, pode confiar nesse cone aí. Eu no começo também desconfiei se ia dar firmeza no aperto, mas não tive nenhum problema.
Bom saber que tem mais uma fumacenta viva, vamos mantê-las assim
E então acho que vc não reparou na parte que falei do cone, que fiz com a tampa de um galão de tinta, se fizer com uma chapa mais grossa o volante fica muito pra fora mesmo !
O Cone você deixou exatamente do tamanho interno do volante né ? se ficar maior (sobrando pontas) pode atrapalhar o aperto da porca ou rasgar o retentor... por isso ele tem que ficar rente ao cone do volante, beleza !?
E só agora me lembrei de um detalhe, é bom passar um giz de quadro negro ou até cal (esses de pintura) no vira, no cone e no volante, o giz ou a cal vão dar uma aderência melhor no contato entre essas peças
Pau na máquina, pode confiar nesse cone aí. Eu no começo também desconfiei se ia dar firmeza no aperto, mas não tive nenhum problema.
Bom saber que tem mais uma fumacenta viva, vamos mantê-las assim
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
Isso aí ! Mas no caso o CDI de moby não precisa de um sinal da bobina de pulso pra disparar a faísca, nem de bobina de pulso precisa !Juliano escreveu:Se inverter os fios da bobina de pulso inverte 180 graus o acionamento do CDI. Já aconteceu comigo.
O 'sinal' que ele usa pra disparar é quando o cantinho do imã acaba de passar pelo canto da própria bobina de força !
Também não precisa da bobina da faísca (aquela que fica debaixo do tanque) pois ja é integrada no CDI, e a vantagem disso é que tem duas coisas a menos pra dar problema
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
pessoal , será que esse y não está acionando ao contrário /?
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
não reparei nisso Gersom, Realmente ! ótima observação
Acredito que assim ele ta aberto, quando o giro sobe ele fecha
Acho bom tirar o escapamento pra conferir, pelo manual do Y mecânico ta errado mesmo !
Acredito que assim ele ta aberto, quando o giro sobe ele fecha
Acho bom tirar o escapamento pra conferir, pelo manual do Y mecânico ta errado mesmo !
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
kkk tava errado mesmo, fui andar na rua e a moto quando eu acelerava ela ficava mais fraca nao desenvolvia bem, ja ia postar aki porque pensei que era por causa da ignição mais vocês comentaram do Y na hora certa... vlw galera vcs são fera
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
tenho o manual do Y mecanico aqui, se quiser...
Re: Ignição de DT 180 na DT 200
pow Marcel quero sim esse manual, conhecimento nunca é demais... vlw cara, pode mandar via mp
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