Junta do cabeçote da XR 250
Junta do cabeçote da XR 250
Se vocês já repararam, a junta de alumínio tem 3 camadas, se eu tirar duas e deixar só uma, quanto que dá de rebaixo no cabeçote? Uma só fatia da junta veda bem o conjunto? Alguém já mediu a espessura total e de cada fatia da junta?
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Tb não manjo muito Siquinelli mas pelo que me já explicaram, essa semana tive umas aulas de funcionamento de motor com um vendedor novo da loja que era mecânico, ele me disse que rebaixando o cabeçote vc diminui a camara de combustão dando mais pressão na explosão e tipo essa taxa que foi passada é a medida ou tamanho sei lá, da camara.Siquinelli escreveu:Eu ja vi esse negócio de taxa de compressão em varios comentários, mas nunca [entendi isso direito! Comé que funciona? oque significa 9.924731183 :1A taxa de compressão vai para 9.924731183 :1
Valeu
Não sei se to falando "M" mas foi o que entendi.
Que explicação mais tosca né.
Essa foi tosca mesmo! :lol: :lol: :lol: Mas não mais tosca que as minhas explicações! :lol:guilherme_sbc escreveu:Tb não manjo muito Siquinelli mas pelo que me já explicaram, essa semana tive umas aulas de funcionamento de motor com um vendedor novo da loja que era mecânico, ele me disse que rebaixando o cabeçote vc diminui a camara de combustão dando mais pressão na explosão e tipo essa taxa que foi passada é a medida ou tamanho sei lá, da camara.Siquinelli escreveu:Eu ja vi esse negócio de taxa de compressão em varios comentários, mas nunca [entendi isso direito! Comé que funciona? oque significa 9.924731183 :1A taxa de compressão vai para 9.924731183 :1
Valeu
Não sei se to falando "M" mas foi o que entendi.
Que explicação mais tosca né.
Vamos definir primeiro duas coisas: Cilindro e câmara de combustão.
O cilindro define todo o volume que o pistão desloca desde o ponto morto inferior {quando ele atinge o ponto mais baixo} até o ponto morto superior {quando ele atinge o ponto mais alto}. Esse volume é que dá a cilindrada, o volume do motor.
Dados: diâmetro 73mm e curso de 59,5mm, temos...
A fórmula para o volume de um cilindro: Pi x r² x h
h: altura {curso}
r: raio do cilindro {metade do diâmetro}
pi: constante de valor 3,1415
Calculando isso daí temos: 249023,1708125mm³ ou 249cm³
A taxa de compressão é dada por quantas vezes o cilindro é maior que a câmara de combustão. Quando o pistão sobe, ele comprime todo o volume do cilindro na câmara de combustão {restando apenas o pequeno espaço entre o pistão e a vela}. Se o manual de serviços indica que a razão de compressão é de 9,3 pra 1, significa dizer que a câmara de combustão é 8,3 vezes menor que o volume do cilindro ou o cilindro é 8,3 vezes maior que a câmara de combustão.
obs: Eu tenho que somar 1 no momento do cálculo, não tenho palavras para explicar bem isso, mas significa que o pistão quando vai comprimir, subentende-se que não é apenas o volume do cilindro que será comprimido, pois já tem ar na câmara de combustão. Por isso no parágrafo anterior eu subtraí 1.
Então... o volume da câmara é:
(249 + c)/c = 9,3
logo: c = 30cm³
onde "c" é câmara de combustão
Quando se rebaixa o cabeçote de uma moto, o "desgaste" é tão pequeno que, para fins prátcos {facilitar os cálculas}, podemos considerar que a câmara de combustão é um cilindro. Então, vamos considerar o diâmetro sendo 73mm e uma altura x para se alcançar 30cm³
pi x r² x h = 30cm³
h = 7,168mm
Se eu "desfiar" a junta do cabeçote e retirar 0,5mm, o novo volume da câmara de combustão será
c = pi x r² x (7,16 - 0,5)
c = 27,87cm³
Então, a nova taxa de compressão será dada por...
t = (249 + 27,87)/27,87
t = 9,9331026598505016156569566873166:1
onde "t" é a taxa de compressão.
Fiz tudo certo seu Fernando? Qualquer coisa é só corrigir.
O cilindro define todo o volume que o pistão desloca desde o ponto morto inferior {quando ele atinge o ponto mais baixo} até o ponto morto superior {quando ele atinge o ponto mais alto}. Esse volume é que dá a cilindrada, o volume do motor.
Dados: diâmetro 73mm e curso de 59,5mm, temos...
A fórmula para o volume de um cilindro: Pi x r² x h
h: altura {curso}
r: raio do cilindro {metade do diâmetro}
pi: constante de valor 3,1415
Calculando isso daí temos: 249023,1708125mm³ ou 249cm³
A taxa de compressão é dada por quantas vezes o cilindro é maior que a câmara de combustão. Quando o pistão sobe, ele comprime todo o volume do cilindro na câmara de combustão {restando apenas o pequeno espaço entre o pistão e a vela}. Se o manual de serviços indica que a razão de compressão é de 9,3 pra 1, significa dizer que a câmara de combustão é 8,3 vezes menor que o volume do cilindro ou o cilindro é 8,3 vezes maior que a câmara de combustão.
obs: Eu tenho que somar 1 no momento do cálculo, não tenho palavras para explicar bem isso, mas significa que o pistão quando vai comprimir, subentende-se que não é apenas o volume do cilindro que será comprimido, pois já tem ar na câmara de combustão. Por isso no parágrafo anterior eu subtraí 1.
Então... o volume da câmara é:
(249 + c)/c = 9,3
logo: c = 30cm³
onde "c" é câmara de combustão
Quando se rebaixa o cabeçote de uma moto, o "desgaste" é tão pequeno que, para fins prátcos {facilitar os cálculas}, podemos considerar que a câmara de combustão é um cilindro. Então, vamos considerar o diâmetro sendo 73mm e uma altura x para se alcançar 30cm³
pi x r² x h = 30cm³
h = 7,168mm
Se eu "desfiar" a junta do cabeçote e retirar 0,5mm, o novo volume da câmara de combustão será
c = pi x r² x (7,16 - 0,5)
c = 27,87cm³
Então, a nova taxa de compressão será dada por...
t = (249 + 27,87)/27,87
t = 9,9331026598505016156569566873166:1
onde "t" é a taxa de compressão.
Fiz tudo certo seu Fernando? Qualquer coisa é só corrigir.
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