Preparação Cabeçote/Comandos LM (Aprovadíssima)

Não gostou da loja, da pista, da trilha, do amigo, do vendedor, do mecânico, do preparador, de quem quer q seja? Pode soltar o verbo aqui.....
Se gostou, poste também. Sua opinião é muito importante para o mercado.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Preparação Cabeçote/Comandos LM (Aprovadíssima)

Mensagem por Fernando PF »

Bom galera, acho que a maioria já sabe o que aconteceu com minha twister a um tempo atrás.

Então, tive que me desfazer do kit wiseco para conseguir montar um cabeçote novo, este então, preparado pela Líder.
Eu já tinha os comandos preparados, mas como tinha montado o kit com toda a preparação, o kit, os comandos, não pude perceber a diferença entre elas.
:arrow: Após montar o novo cabeçote preparado pela LM, veio 0km, com os comandos antigos (originais reenquadrados), cilindro e pistão original com 8500km rodados voltaram tb a fazer parte do conjunto.. pensei em tirar uma lasquinha do cabeçote para aumentar a taxa, mas eu tava me babando muito para andar de moto e resolvi montar de uma vez.. agora me arrependo de não ter feito.

:arrow: Vou ser sincero quanto as primeiras impressões:
- Quando olhei o cabeçote a primeira vez, que tirei da caixa, tudo ok, era zero km mesmo, novinho.. aí começei a olhar os dutos, a sede de válvula e fiquei meio cabreiro quando ao que foi feito.. achei tudo meio "estranho" se é que posso utilizar esse termo.. acontece que meu antigo e fudido cabeçote eu abri os dutos em casa, com uma lima rotativa, mas não mexi na essencia da coisa (sede de válvulas entre outros detalhezinhos), aí eu tinha aberto uma boca do cão, abri o coletor até chegar no anel o'ring quase, ficou uma parede de vedação minuscula, cerca de uns 0.2 décimos de mm. Até então não levei fé no novo cabeçote (estou sendo sincero).

:arrow: Saí com a moto pela primeira vez após a montagem e quase vomitei... putz, para quem tava andando com o wiseco taxadão e voltou para o original era de morrer... a moto não tinha resposta, girava lento...
Pedi para um camarada andar na moto, ele tinha comprado uma zeradona e já tinha amaciado, e tava querendo tirar um racha comigo, mas eu já andava desconfiado que ele havia mexido em algo naquela moto.. ele andou e disse que a moto dele tinha mais força que a minha, desde baixa a alta.. aí fiquei mais recuado e não pedi para experimentar com a moto dele, tinha medo de perder...
Naquela semana tirei meu escape RS2 e coloquei o original de volta... a moto ficou uma "M", pior que original, a final não mudou, mas em baixa não dava para andar, não tinha força, embuchava, não respondia direito.... aí me veio a "luz" ehehhe, eu estava utilizando um coletor arrombado, e muito, bastante mesmo.. aí pensei em estar perdendo velocidade no fluxo em baixas rotações.
Fui então buscar um novo coletor, pois o cabeçote novo possuia o diametro da entrada original, com sua devida preparação interna em seus detalhes, então achei um coletor numa cidade proxima por R$25,00, era usado porém "novo".. hehe, aí azulei o motor da bichinha até a outra cidade (40km de distância).. voltei e montei, a baixa da moto já melhorou então, sem diferença em alta... fui então para minha "pista de testes", um trecho onde eu testo a moto e vejo a diferença das preparações.. com o kit wiseco ela passava a 135km/h no final do trecho, original ela passava com muito esforço a 120, ou seja, quando eu passava a marcação ela estava fechando os 120km/h.. testei então e passei a 120km/h tb, mas com um pouco mais de folga, já havia testado antes com o escape esportivo e o resultado foi o mesmo...
Andei então cerca de 1200km abaixo de pau com o escape original, está quente por aqui, a temperatura do bicho ia lá em cima com o escape assim, ao contrário do esportivo, que permite um motor pouco mais frio pela maior exaustão dos gases.. mas era a minha intenção, criar folgas em um regime de funcionamento digamos que "pesado".... amaciar o bicho.
:arrow: Semana passada troquei o escape novamente, pois gosto do ronco esportivo e fiquei na boa, andando normalmente sem interesse em ver o que a moto estava rendendo, eu já tava meio de saco cheio disso mesmo, estava descontente..
Cheguei na oficina em que eu preparava o carro e lá estava o rapaz que tinha a twister igual a minha, e que dizia ser mais forte, pois já havia andado na minha.. me chamou para um tira teima, eu disse que não, que minha moto não tava boa, não como eu queria, e que eu não ia colocar para perder, aí os mecânicos começaram de zuação comigo, aí resolvi entregar o jogo, disse para ele esquentar o motor e que eu ia fazer com ele, eheheh ele pesa 130kg, então eu até podia ganhar, mas meu contentamento se foi quando ele mandou o mecânico ir no lugar dele, aí a coisa ficou feia para o meu lado...
:arrow: Fomos até uma rua de uns 300mts, alinhamos e largamos... huahauuha, saí na frente, ou melhor, pulei na frente, enchi primeira marcha com a roda no ar, larguei segunda e olhei no espelho... hehehe, eu tava na frente umas duas motos, após 200mts tava 4 motos na frente, aí freiei.. fizemos o retorno e trocamos de moto para o tira teima.. peguei a moto do camarada, liguei, vi a diferença de cara quando acelerei ela parada, mas podia ser que o mecânico não tivesse mandado bem.. largamos novamente, saí na frente, passei segunda e ele já colou do lado, larguei terceira e fiquei para trás com a outra moto, açulerei o que deu... mas não deu... heheheh, o cara ficou sem o que me dizer... me perguntou se eu tinha mexido na moto e tal.. eu disse que tava tudo original, que se ele quisesse desmontar para ver até podia, mas teria que estar tudo montado ao meu gosto.. ainda assim poderíamos apostar alguma coisa, afinal, nunca alguem iria saber dizer a respeito dos comandos, e do cabeçote até passava..
:arrow: Finalmente estou contentíssimo com a moto, está muito melhor que quando original, resolvi testar ela de novo no trecho, deu 130km/h, testei novamente no outro dia para tirar a teima, deu 130km/h de novo.. conclui então que a corda que prendia o cavalo soltou, ela responde bem melhor, mais solta, tem mais força a partir das 8mil rpm e alguns problemas de funcionamento sumiram (as originais tem um comportamento muito estranho acima das 8mil rpm, dependendo o jeito que se toca a moto, ela para de girar muito antes do corte, parece que trava a rotação em 9.5 mil rpm, dependendo do jeito que se leva ela, principalmente quando arranca em descidas ou o motor está sofrendo pouca carga), eu até tinha comentado desse problema com o Fabiano, e o pessoal daqui da cidade tá reclamando disso. A minha tá boa agora, gostei do resultado, o que faltava mesmo era o tal tira-teima para me alegrar.. Para terem uma idéia, nem sei a cor da vela, nem vou mexer em nada, a mistura da lenta só fica certa na regulagem original: 2.5 voltas, o gicle está original, ela não falha e gira rápido, faltava era dar uma esticada nela.. agora fiquei :lol:
:arrow: Em relação a moto "original" que andei, realmente o trabalho nos comandos deixam a moto mais linear, com mais resposta desde baixa, parece o motor mais cheio mesmo, quanto a preparação do cabeçote tb, deixa o motor mais solto, girando melhor, na verdade o conjunto de preparações deu um bom resultado. :wink:

Era isso,
Abraços a todos e desculpem a sinceridade, mas foi o que aconteceu mesmo, e que acontece com muitos, mas as vezes falta outra moto do lado para perceber as diferenças.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Era isso q eu precisava ouvir....SINCERIDADE...hehheee...
Excelente a sua avaliação...Fernando....realmente muito técnica, como sempre....
Vc soube esperar e deixar o motor acentar para postar o resultado...
Muitos pensam q se consegue fácil tirar 2 ou 3cv de um motorzinho de 18~19cv....O q não é verdade....tem q suar a camisa até descobrir o melhor resultado...
O Fabiano aprendeu muita coisa na marra...mas tb aprendeu muita coisa com alguns preparadores q na minha opinião estão entre os melhores do Brasil. Eles são tão, ou mais, detalhistas q vc... :mrgreen:
Desmontam um motor por cetenas de vezes....testam...e testam....e testam....exaustivamente um motor até conseguir o máximo de resultado...E vc não imagina o quanto eles se vangloriam quando conseguem 1cv em cima do q já achavam o máximo....hehehee... Tudo pra eles é importante....Relação (transmissão) x Graxa x Rolamentos x Combustível x Pneus x Peso x etc....q pra nós não é tão importante....mas pra eles são de fundamental importância...
Se em uma reta de 300m vc colocou 4 motos na frente...imagina em 30minutos de corrida???? :lol:
É assim q funciona....No final de uma prova vc estaria tranquilamente uns 20 segundos na frente do 2º colocado....É muita coisa....A maioria do público estaria comentado....." o 1º lugar deu uma bênga em todo mundo"....

Esse seu relato/teste é importantíssimo pra nós....pois mais uma vez comprova q não precisamos mentir para nossos clientes....Esses testes q aparecem na internet em uma visão a curto prazo atrapalham nossas vendas....mas aos poucos, tenho certeza q seus dias estão contados....
Se com um cabeçote preparado da mesma forma q um de uma moto que roda em um Brasileiro de Motovelocidade...é difícil de se conseguir resultados mirabolantes....Imagina uma Toni apenas com pistão Wiseco conseguir 32Cv com é divulgado em revistas especializadas de circulação nacional?!?!??!! :roll:
10cv a mais pra um motor de 19cv são mais de 50% de ganho.....é muiitttaa coisa...Tem q jogar um bura bom, um combustível bom, filtro de ar, "pistãozão", dentre outros ajustes finos.....caso contrário....é baléla.... :mrgreen:

Obrigado mais uma vez... :wink:
Fabiano
Membro
Mensagens: 398
Registrado em: 05 Agosto 2004 à06 20:33

cabeçote

Mensagem por Fabiano »

Bom..... a coisa mais importante e que vc tenha ficado satisfeito..... já ganhei o dia :lol: .... ter a opinião de uma pessoa técnica igual a vc Fernando é muito bom... e é aquilo que conversamos.... motor 4T são pequenos detalhes que fazem a maior diferença.... quando recebeu o cabeçote pensou que pouco coisa tinha sido feita... aí veio a pergunta que não se cala... isso vai dar resultado ? Eu já mi fiz essa pergunta diversas vezes.... descobri que temos que ir no ponto certo.... E para deixar vc feliz também... o kit 310 tá girandooooooo bonito....solto...respirando com gente grande.... aguarde resultados.

Valeu
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

"ir ao ponto certo".... foi isso que pensei depois que vi os resultados :wink:
Manda bala nesse motor aí... quero ver os cavalinhos relinchando dessa moto esse ano. :mrgreen:
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

negócio mesmo é a DT de 40cv.....akela deve ser o bicho......huhauahuha

mas falando sério....acho uma baita palhaçada os caras declararem 40cv num motor cuja finalidade não é de competição, uma coisa totalmente absurda pois uma CRF 450 q tem por volta de 100kg com 40 e 60 e tantos CV desenvolvida pro esporte levou anos pra chegar nesse "patamar" de potência.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Legal mesmo o relato do PF! Dificilmente eu leio estes posts gigantes, mas quando são dele eu gosto de ler. Ele é técnico, mas consegue deixar claro para os ignorantes em mecânica, como eu, o que se passa. Show mesmo! Parabéns à galera da LM! =D>
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem