REGULAMENTO SM - 2007 ( BRASILEIRO )
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REGULAMENTO SM - 2007 ( BRASILEIRO )
Regulamento Supermoto – 2007
1.PILOTOS
A participação no evento é restrita aos portadores de licença válida da CBM / ULM / FIM para 2007.
Os pilotos deverão usar o numero do ranking 2006 atribuído ou em caso de primeira participação escolher um número que pode ser reservado “via fax” na Comissão de Supermoto da CBM.
Os pilotos deverão apresentar em sua primeira participação no campeonato 2007 atestado medico de aptidão para a pratica desportiva.
2.MOTOCICLETAS E CLASSES
As motocicletas estão divididas em categorias que devem ser observadas para todos os eventos.
Escolha da Motocicleta é permitido no máximo, 2 (duas) motos para cada piloto.
Os pilotos podem trocar de motocicleta entre e durante os treinos, porém devem efetuar a troca dentro da zona de espera de modo que nunca tenham 2 (duas) motocicletas dentro do circuito ao mesmo tempo.
As classes reconhecidas para o Supermoto são as seguintes:
SM1 – Aberta a motocicletas Enduro / Motocross ou especiais para pratica do esporte com uso obrigatório de rodas aro 17.
SM3 – Motocicletas nacionais Trail 2t ou 4t homologadas para o campeonato.
Para a classe SM1 è obrigatório manter a cilindrada original do modelo da motocicleta.
Para a classe SM3 ficam liberados os aros, em caso de uso de aro 17 fica limitado o uso de pneus nas seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100/ -17.
Para todas as classes acima é obrigatório o uso de pneus DOT.
Em caso de corridas na chuva esta liberada o uso de pneus especiais de chuva.
Poderão ser adicionadas ao programa classes promocionais.
Os pilotos menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar um Termo de Responsabilidade (conforme modelo da CBM, firmado em conjunto com o seu responsável legal). As assinaturas deverão ser autenticadas em cartório.
As cores dos number plates por categoria são:
• SM1 – Fundo Branco / Numero Preto
• SM3 – Fundo Preto / Numero Branco
3.PERCURSO
O percurso deverá ser homologado.
A direção de prova pode modificar o percurso por motivos de força maior.
4.REGULAMENTO SUPLEMENTAR
O Regulamento Suplementar deve estar de acordo com o modelo oficial da CBM e deverá nomear os responsáveis da prova.
5.TREINOS E VISTORIA TÉCNICA
A VISTORIA TÉCNICA e obrigatória e deverá ser realizada antes dos treinos livres oficiais. Durante a vistoria os pilotos são obrigados a apresentar suas motocicletas e seus equipamentos de segurança: capacete, botas, luvas, joelheiras e cotoveleiras.
TREINOS LIVRES; Os organizadores promoverão treinos livres, que devem ser mencionados no regulamento suplementar.
TREINOS CRONOMETRADOS; Os treinos cronometrados deverão ser realizados com duração mínima de 20 min. para cada classe. E obrigatória pelo menos uma volta completa para ser classificado.
A organização se reserva o direito de vistoriar as motos a qualquer momento durante as etapas. O piloto que não quiser submeter sua moto a vistoria, será desclassificado da etapa. O limite de ruído Maximo permitido é de 98dba. Será considerada uma tolerância de +2dba ao final da prova.
A pena para ultrapassar o limite Maximo de ruído é de 1 minuto: acrescentado ao seu tempo de prova ou será classificado como o ultimo da volta percorrida.
6.RESULTADO DOS TREINOS
O resultado dos treinos cronometrados será apurado de acordo com o melhor tempo de cada piloto.
7.WARM UP
Pode haver um aquecimento de pelo menos 10 min. para cada classe. A participação dos treinos livres é opcional e reservada para os pilotos qualificados.
8.GRID DE LARGADA
A formação do Grid será determinada pelo melhor tempo de cada piloto nos treinos cronometrados. O Grid será formado da seguinte forma: 2x2x2... Ou definido pelo diretor de prova na reunião com pilotos.
O número de motocicletas por bateria será definido no regulamento suplementar ou durante a reunião com os pilotos.
Em qualquer caso, o grid nunca será formado por menos que seis motos, mas é permitido agrupar classes em uma largada.
9. PROVAS
A duração de cada bateria será de 20 minutos + 2 voltas.
Poderão ser realizadas mais de uma bateria por classe em cada evento.
10. PROCEDIMENTOS DE LARGADA
As motocicletas devem se apresentar à zona de espera 10 minutos antes da largada.
5 minutos antes da largada as motocicletas serão encaminhadas para o Grid.
Será apresentada uma placa 1 minuto antes da largada, momento onde os pilotos devem ligar as suas motos.
Será apresentada uma placa de 30 segundos para a largada. Neste período o fiscal de largada com a placa de 30 segundos se colocará do lado de fora da pista e será ligada a luz vermelha, de 2 a 5 segundos, a luz se apagara dando a largada.
Somente pilotos e motocicletas terão acesso ao Grid de largada.
11.TROCA DE MOTOCICLETAS
A troca de motocicletas está PROIBIDA durante a bateria.
12.PONTUAÇÃO
A)Para obter classificação o piloto deverá;
• Completar o mínimo de 75% de voltas realizadas pelo vencedor.(Caso o numero não seja inteiro, arredondar para o numero imediatamente superior).
• Receber a bandeira de chegada até 5 min depois da chegada do vencedor, segundo a cronometragem oficial.
B) A pontuação para cada classe por bateria será como segue:
1 25 pontos 6 10 pontos 11 5 pontos
2 20 pontos 7 9 pontos 12 4 pontos
3 16 pontos 8 8 pontos 13 3 pontos
4 13 pontos 9 7 pontos 14 2 pontos
5 11 pontos 10 6 pontos 15 1 ponto
13.CLASSIFICAÇÃO FINAL
Todos os resultados das baterias organizadas serão levados em consideração para o estabelecimento da classificação final de pilotos. Em caso de empate, no final do campeonato, o desempate será como segue por ordem de prioridade:
A) maior número de vitórias.
B) melhor posição na ultima prova do campeonato.
O ranking 2007 será baseado na pontuação do campeonato em cada uma das categorias.
14.DISCIPLINAR
Conforme código disciplinar o Júri poderá tomar decisões sobre as infrações e punir imediatamente o Piloto durante a prova.
As punições possíveis são:
• Advertência
• Multa de até R$ 2500,00.
• Penalidades de tempo ou pontos
• Exclusão da etapa
• Suspensão nacional não superior a 30 dias
• Encaminhar solicitação de punição maior à Comissão Disciplinar.
Abaixo, exemplos de punições:
• Em caso de ultrapassagem em pista sob bandeira amarela, o piloto terá que cumprir uma penalidade de “stop and go” de 5 segundos. Será mostrada uma placa com o numero do piloto e a palavra “STOP”, por um máximo de três voltas.Se o piloto não cumprir a penalidade, será desclassificado da etapa.
• Não atender a pedido de comissário ou autoridade; - 1º Advertência.
• Queimar largada; “Stop and GO” (entrar, parar 5 segundos e sair) Após 3 passagens sem efetuar o "Stop and GO" será mostrada a Bandeira Preta.
• Não respeitar regulamentos do Campeonato; - Exclusão da Etapa.
• Agressão física ou moral á autoridades da Prova; Exclusão da Etapa e pedido de punição a Comissão Disciplinar da CBM. (Desclassificação do Campeonato, suspensão e/ou cassação de licença)
15.PROTESTO, RECLAMAÇÕES e RECURSOS.
Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude antidesportiva deverão ser feitos por escrito pelo piloto ou chefe de equipe e entregue ao Diretor de Prova, até 30 min. após a chegada do primeiro.
Protestos contra resultados deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregues ao Diretor da Prova até 30 minutos após a divulgação do resultado final.
Todos os protestos devem ser ESPECÍFICOS POR ITEM e acompanhados de uma taxa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).
Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova; no caso de procedência, o valor será devolvido ao reclamante, caso contrário, reverterá a favor da CBM. No caso de reclamação técnica, 50% irá para a equipe da moto reclamada.
Não cabem protestos contra decisões das autoridades da prova.
Conforme estatutos da CBM e Código disciplinar da FIM, para recurso da decisão do Júri da Prova o reclamante deverá encaminhar seu recurso a Comissão Disciplinar no prazo de 5 dias e acompanhado do valor de 10 salários mínimos.
No caso de recurso contra decisão da Comissão Disciplinar o recurso deverá ser encaminhado ate 10 dias após sua divulgação ao Superior Tribunal Esportivo e acompanhado do valor de 20 salários mínimos.
Os casos omissos a este regulamento serão julgados de acordo com os regulamentos da Fim.
Comissão de Supermoto CBM
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Bem, de inicio nao vi muita diferenca... a unica marcante e o uso de PNEU DE CHUVA sem ser DOT em competicoes que estiver chuvendo...
acho q so essa de bom... o resto, msm coisa.....
abracossss
1.PILOTOS
A participação no evento é restrita aos portadores de licença válida da CBM / ULM / FIM para 2007.
Os pilotos deverão usar o numero do ranking 2006 atribuído ou em caso de primeira participação escolher um número que pode ser reservado “via fax” na Comissão de Supermoto da CBM.
Os pilotos deverão apresentar em sua primeira participação no campeonato 2007 atestado medico de aptidão para a pratica desportiva.
2.MOTOCICLETAS E CLASSES
As motocicletas estão divididas em categorias que devem ser observadas para todos os eventos.
Escolha da Motocicleta é permitido no máximo, 2 (duas) motos para cada piloto.
Os pilotos podem trocar de motocicleta entre e durante os treinos, porém devem efetuar a troca dentro da zona de espera de modo que nunca tenham 2 (duas) motocicletas dentro do circuito ao mesmo tempo.
As classes reconhecidas para o Supermoto são as seguintes:
SM1 – Aberta a motocicletas Enduro / Motocross ou especiais para pratica do esporte com uso obrigatório de rodas aro 17.
SM3 – Motocicletas nacionais Trail 2t ou 4t homologadas para o campeonato.
Para a classe SM1 è obrigatório manter a cilindrada original do modelo da motocicleta.
Para a classe SM3 ficam liberados os aros, em caso de uso de aro 17 fica limitado o uso de pneus nas seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100/ -17.
Para todas as classes acima é obrigatório o uso de pneus DOT.
Em caso de corridas na chuva esta liberada o uso de pneus especiais de chuva.
Poderão ser adicionadas ao programa classes promocionais.
Os pilotos menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar um Termo de Responsabilidade (conforme modelo da CBM, firmado em conjunto com o seu responsável legal). As assinaturas deverão ser autenticadas em cartório.
As cores dos number plates por categoria são:
• SM1 – Fundo Branco / Numero Preto
• SM3 – Fundo Preto / Numero Branco
3.PERCURSO
O percurso deverá ser homologado.
A direção de prova pode modificar o percurso por motivos de força maior.
4.REGULAMENTO SUPLEMENTAR
O Regulamento Suplementar deve estar de acordo com o modelo oficial da CBM e deverá nomear os responsáveis da prova.
5.TREINOS E VISTORIA TÉCNICA
A VISTORIA TÉCNICA e obrigatória e deverá ser realizada antes dos treinos livres oficiais. Durante a vistoria os pilotos são obrigados a apresentar suas motocicletas e seus equipamentos de segurança: capacete, botas, luvas, joelheiras e cotoveleiras.
TREINOS LIVRES; Os organizadores promoverão treinos livres, que devem ser mencionados no regulamento suplementar.
TREINOS CRONOMETRADOS; Os treinos cronometrados deverão ser realizados com duração mínima de 20 min. para cada classe. E obrigatória pelo menos uma volta completa para ser classificado.
A organização se reserva o direito de vistoriar as motos a qualquer momento durante as etapas. O piloto que não quiser submeter sua moto a vistoria, será desclassificado da etapa. O limite de ruído Maximo permitido é de 98dba. Será considerada uma tolerância de +2dba ao final da prova.
A pena para ultrapassar o limite Maximo de ruído é de 1 minuto: acrescentado ao seu tempo de prova ou será classificado como o ultimo da volta percorrida.
6.RESULTADO DOS TREINOS
O resultado dos treinos cronometrados será apurado de acordo com o melhor tempo de cada piloto.
7.WARM UP
Pode haver um aquecimento de pelo menos 10 min. para cada classe. A participação dos treinos livres é opcional e reservada para os pilotos qualificados.
8.GRID DE LARGADA
A formação do Grid será determinada pelo melhor tempo de cada piloto nos treinos cronometrados. O Grid será formado da seguinte forma: 2x2x2... Ou definido pelo diretor de prova na reunião com pilotos.
O número de motocicletas por bateria será definido no regulamento suplementar ou durante a reunião com os pilotos.
Em qualquer caso, o grid nunca será formado por menos que seis motos, mas é permitido agrupar classes em uma largada.
9. PROVAS
A duração de cada bateria será de 20 minutos + 2 voltas.
Poderão ser realizadas mais de uma bateria por classe em cada evento.
10. PROCEDIMENTOS DE LARGADA
As motocicletas devem se apresentar à zona de espera 10 minutos antes da largada.
5 minutos antes da largada as motocicletas serão encaminhadas para o Grid.
Será apresentada uma placa 1 minuto antes da largada, momento onde os pilotos devem ligar as suas motos.
Será apresentada uma placa de 30 segundos para a largada. Neste período o fiscal de largada com a placa de 30 segundos se colocará do lado de fora da pista e será ligada a luz vermelha, de 2 a 5 segundos, a luz se apagara dando a largada.
Somente pilotos e motocicletas terão acesso ao Grid de largada.
11.TROCA DE MOTOCICLETAS
A troca de motocicletas está PROIBIDA durante a bateria.
12.PONTUAÇÃO
A)Para obter classificação o piloto deverá;
• Completar o mínimo de 75% de voltas realizadas pelo vencedor.(Caso o numero não seja inteiro, arredondar para o numero imediatamente superior).
• Receber a bandeira de chegada até 5 min depois da chegada do vencedor, segundo a cronometragem oficial.
B) A pontuação para cada classe por bateria será como segue:
1 25 pontos 6 10 pontos 11 5 pontos
2 20 pontos 7 9 pontos 12 4 pontos
3 16 pontos 8 8 pontos 13 3 pontos
4 13 pontos 9 7 pontos 14 2 pontos
5 11 pontos 10 6 pontos 15 1 ponto
13.CLASSIFICAÇÃO FINAL
Todos os resultados das baterias organizadas serão levados em consideração para o estabelecimento da classificação final de pilotos. Em caso de empate, no final do campeonato, o desempate será como segue por ordem de prioridade:
A) maior número de vitórias.
B) melhor posição na ultima prova do campeonato.
O ranking 2007 será baseado na pontuação do campeonato em cada uma das categorias.
14.DISCIPLINAR
Conforme código disciplinar o Júri poderá tomar decisões sobre as infrações e punir imediatamente o Piloto durante a prova.
As punições possíveis são:
• Advertência
• Multa de até R$ 2500,00.
• Penalidades de tempo ou pontos
• Exclusão da etapa
• Suspensão nacional não superior a 30 dias
• Encaminhar solicitação de punição maior à Comissão Disciplinar.
Abaixo, exemplos de punições:
• Em caso de ultrapassagem em pista sob bandeira amarela, o piloto terá que cumprir uma penalidade de “stop and go” de 5 segundos. Será mostrada uma placa com o numero do piloto e a palavra “STOP”, por um máximo de três voltas.Se o piloto não cumprir a penalidade, será desclassificado da etapa.
• Não atender a pedido de comissário ou autoridade; - 1º Advertência.
• Queimar largada; “Stop and GO” (entrar, parar 5 segundos e sair) Após 3 passagens sem efetuar o "Stop and GO" será mostrada a Bandeira Preta.
• Não respeitar regulamentos do Campeonato; - Exclusão da Etapa.
• Agressão física ou moral á autoridades da Prova; Exclusão da Etapa e pedido de punição a Comissão Disciplinar da CBM. (Desclassificação do Campeonato, suspensão e/ou cassação de licença)
15.PROTESTO, RECLAMAÇÕES e RECURSOS.
Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude antidesportiva deverão ser feitos por escrito pelo piloto ou chefe de equipe e entregue ao Diretor de Prova, até 30 min. após a chegada do primeiro.
Protestos contra resultados deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregues ao Diretor da Prova até 30 minutos após a divulgação do resultado final.
Todos os protestos devem ser ESPECÍFICOS POR ITEM e acompanhados de uma taxa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).
Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova; no caso de procedência, o valor será devolvido ao reclamante, caso contrário, reverterá a favor da CBM. No caso de reclamação técnica, 50% irá para a equipe da moto reclamada.
Não cabem protestos contra decisões das autoridades da prova.
Conforme estatutos da CBM e Código disciplinar da FIM, para recurso da decisão do Júri da Prova o reclamante deverá encaminhar seu recurso a Comissão Disciplinar no prazo de 5 dias e acompanhado do valor de 10 salários mínimos.
No caso de recurso contra decisão da Comissão Disciplinar o recurso deverá ser encaminhado ate 10 dias após sua divulgação ao Superior Tribunal Esportivo e acompanhado do valor de 20 salários mínimos.
Os casos omissos a este regulamento serão julgados de acordo com os regulamentos da Fim.
Comissão de Supermoto CBM
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Bem, de inicio nao vi muita diferenca... a unica marcante e o uso de PNEU DE CHUVA sem ser DOT em competicoes que estiver chuvendo...
acho q so essa de bom... o resto, msm coisa.....
abracossss
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- Membro
- Mensagens: 565
- Registrado em: 19 Setembro 2005 à02 11:22
Pneus DOT, sao os pneus de moto de rua, autorizado a rodar em motos grande...cl_motta escreveu:Fonz, o que são pneus DOT?
ex: sua moto ae tem pneu DOT, independente da medida do pneu, esse ae e pneu DOT...
pneus que nao sao DOT, sao os SLIKS , que tem SLIKS tanto seco como para pista molhada, conhecido como BISCOITO....... :)
abracosss
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- Membro
- Mensagens: 276
- Registrado em: 04 Julho 2006 à25 12:04
Para a classe SM3 ficam liberados os aros, em caso de uso de aro 17 fica limitado o uso de pneus nas seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100/ -17.
Po, ai é mals.... a prova d Goiania mesmo estaria dentro do regulamento...
90% d grama molhada e 10% d asfalto ruim com valas... aí quem andar com pneus d cravo leva tudo.... :?
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- Membro
- Mensagens: 66
- Registrado em: 22 Maio 2006 à22 01:10
Ano passado nao xeguei a acompanhar nenhum campeonato, ateh mesmo pq qnd começei a me interessar jah era nu final do ano!!!Entao, tenho algumas duvidazinhas...
1- As etapas passam na TV??(agora eu jah sei onde fica o espn brasil, hehehe...nada de dança nu gelo agora!!!)
2- Não existe etapa em brasília não?
1- As etapas passam na TV??(agora eu jah sei onde fica o espn brasil, hehehe...nada de dança nu gelo agora!!!)
2- Não existe etapa em brasília não?
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- Membro
- Mensagens: 565
- Registrado em: 19 Setembro 2005 à02 11:22
esse regulamento e da CBM, campeonato brasileiro... e a tal briga q eu to comprando.. hehehgut0- escreveu:Ano passado nao xeguei a acompanhar nenhum campeonato, ateh mesmo pq qnd começei a me interessar jah era nu final do ano!!!Entao, tenho algumas duvidazinhas...
1- As etapas passam na TV??(agora eu jah sei onde fica o espn brasil, hehehe...nada de dança nu gelo agora!!!)
2- Não existe etapa em brasília não?
entao, essas etapas da CBM nao passam en televisao... porem esse ano vai ter o ARENA SUPERMOTO, e esse sim, sera 5 etapas, todas televisionadas pela REDE TV e ESPN BRASIL , sendo que a REDE TV ao vivo...
etapas em brasilia pelo ARENA e meio dificil, porem do CBM pode sim aocntecer, pois a CBM ela so quer $, entao quem der mais, leva.....
sacou...
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