Como calcular a velocidade maxima

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Como calcular a velocidade maxima

Mensagem por bessa27 »

Vou ensinar aki como calcular a velocidade maxima de cada marcha, sem nem ligar a moto, e de quebra agente vai estar sabendo o giro do motor.

Com isso da pra calcular e ajustar melhor a relacao da moto. Pra mim eh muito util.............

1) Entre aki e baixe o programa: Gear Calc
http://racingdownloads.com/racing_software-22.html

2) Entre em algum site que tenha a ficha da tua moto, e vc vai prescisar de 4 dados: (1)Reducao primaria (2)relacao de transmicao (3) reducao final - ou seja - relacao final - coroa e pinhao (4) circuferencia da roda traseira

3) Pra pegar os dados de transmicao, procure na net, ou no manual de sua moto, em alguns minutos vc ja tera os dados numro 1, 2 e 3.

Imagem

4) Agora vai jogando os dados exatamente como a ficha tecnica.

OBS = Na "Final Drive Reduction Ratio" (ou seja, relacao final) vc vai colocar a coroa e depois o pinhao..............aki vc vai poder mexer no final para comparar as relacoes. Vai ser nossa Variavel1

Imagem


5)Agora eh a hora de por a circunferencia da roda traseira...........pege uma fita metrica, segura ela (no topo da roda - vista de tras) e gire a roda junto com a fita metrica - vc prescisa medir o tanto de roda que pega no chao - outro modo de fazer isso eh marcando o pneu, e gire a roda ateh a marca encostar de novo no chao, e ai vc mede a distancia. A unidade vai ser mm.........a da minha CRFX deu 8114mm. Agora basta vc dividir esse numero por 25,4 e vc vai ter a medida em polegadas. (vc aproxima isso no programa)

Imagem


6)Pronto, o programa ja esta regulado para a sua moto............agora a proxima coisa a se fazer eh ir na mesma ficha tecnica e pegar a potencia dela. Vc vai ver a maxima potencia (provavelmente na roda - oque fica mais proximo da realidade) e olhe em quantas RPM esta a potencia maxima - no caso da CRF250X esta em 9000rpm. O ideal seria vc tbm saber o limite de giro mas geralmente eh de 500rpm a 1500rpm depois da potencia maxima, vc pode estabelecer por volta de 1000rpm a mais. No caso da CRF eu estipulei 11800 pois eu tenho esse dado.

Imagem


7)FIM = agora eta tudo pronto, vc ja sabe aonde esta a potencia maxima e etc da tua moto.

Vc vai poder mudar a relacao (numero 1 no grafico a seguir) e vai achando a velocidade final e a rotacao.................

Vc pode mexer tbm na rotacao (numero 2 no grafico), pra saber a velocidade final. Essa parte eh a mais legal. Coloca a rotacao maxima de tua moto, com a relacao original e veja a velocidade maxima. Depois acresente de 500rpm a 1000rpm, essa teoricamente seria a velocidade maxima obtida pela moto, pois ela eh abtida em uma descida ou coisa do tipo.. Se tua moto tem a potenia maxima de (por ex) 9000rpm, vc pode colocar uns 10.000rpm k com cteza ela chega na descida. dai intaum vc vai ter a velocidade maxima.

Vc tbm pode mexer na rotacao e ver em qual velocidade ela estaria no momento (no grafico a seguir - numero 3)

OBS = Nao se eskecam de ver (no canto superiro direito) em qur marcha a moto esta, pois vc pode fazer todos esses teste emm uma marcha de cada vez, e depois ir montando a sua "relacao melhor", para cada tipo de situacao.

O numero 4, do grafico a seguir, eh a visualizacao grafica dos teste, mostrnado rotacoes, velociades e marcha da relacao atual.........seria uma "resumo" da relacao em que sua moto se encontra........


Imagem


8) Grafico = no grafico, vc coloca a RPM minima (por ser 1000rpm) e a RPM maxima (como eu havia dito - algo entre 1500 ou ateh 2000rpm amais da potencia maxima.

O legal desse grafico eh k vc pode passar o cursos em cima de alguma marcha e ele vai te dizer a velocidade e a RPM, facilmente, vc ira poder saber qual RPM ou velocidade estara o motor da sua moto em alguma marcha.

Imagem




FIM

OBS = Nao se eskecam de DESMARCAR a sexta marcha se tua moto nao tiver uma..................

OBS2 = revisem os dados para a informacao nao sair errada.........

Exemplo = Agora eu sei k minha moto com a relacao que ela esta (49X14) ela tem a velocidade de 108km/h (a 9000rpm) numa reta e depois ela chega ateh 126km/h no corte de giro (10500rpm).........Com isso eu sei k eh uma relacao boa para fazer trilhas abertas por estradas de terra, pois o motor vai estar trabalhando a 7500rpm com ela a 90km/h oque eh uma boa media numa estrada de terra.

Imagem editada, pois:
Regra para postagem de fotos no FLM:
Fotos - Poste ou mande fotos OBRIGATORIAMENTE no tamanho 640x480, isso para as fotos não ficarem deformando o Fórum. É péssimo ver um fórum destorcido.
Contamos com sua colaboração!
Equipe de Moderadores FLM.
Belicoso
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Março 2007 à36 20:53

Mensagem por Belicoso »

O GearCalc v2.0.0.1 não calcula nada. :evil:
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

bessa27 esse topiko tem q c tornar fixo cara!
excelente explicação..parabens!
kem vai fazer da tornado e da crf250r?
hehehehehe
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

eu calculava no braço :cry:
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Fernando PF escreveu:eu calculava no braço :cry:


Huehuehueheuh...Excelente topicoBessa27... =D> =D> =D>
leolima
Membro
Mensagens: 318
Registrado em: 17 Janeiro 2011 à24 14:50

Re: Como calcular a velocidade maxima

Mensagem por leolima »

eu calculava no lapis, aonde eu ando todo o findi tem um retao meio parelho ate dai eu fasia um espaço pra enbala dai uns 500 metros depois da largada colocava uma estaca e 100 mt adiante outra e no meio o meu amigo com um cronometro kkk dai fazia assim, imbalava 500metros dai ele media o tempo q eu levava prara cruzar os 100 metros dai fasia akele catatau todo de Vm= distancia dividida pelo tempo se eu nao me engano, coisa q eu levava uma tarde pra faze agora se fas em 5 minuto sem nen liga a moto smile::
mgarcia
Super Membro
Mensagens: 1066
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à55 10:22

Re: Como calcular a velocidade maxima

Mensagem por mgarcia »

ta ai um tipo de escavação arqueologica util!!!!Boa Leo!!
paulao.cross
Membro
Mensagens: 730
Registrado em: 13 Abril 2006 à33 11:05

Re: Como calcular a velocidade maxima

Mensagem por paulao.cross »

hUUU UUU , BEM VINDO mais novo paleontólogo FLM hehehe
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem