Termostato para DRZ-400
Termostato para DRZ-400
Pessoal, começei a frequentar a poucos dias esse fórum e ja estou todos os dias olhando ele, parabéns a todos. É a minha primeira pergunta e espero que possa colaborar quando puder.
Andei 2 anos com uma tornado e agora comprei uma DRZ. Após algumas trilhas, ela esboçou ferver, mas não desliguei e ela não jogou água fora. Ainda nao tenho experiencia em motos com radiador, mas alguns dizem que é normal ferver um pouco, outros não, etc.
Ja estou revisando todo o sistema de arrefecimento, para ver se tem alguma falha, etc.
Mas preciso saber se é necessário realmente colocar ventoinhas no radiador?
Se é, o radiador na DR ja vem com termostado, pra acionamento da ventoinha automaticamente?
Qual é a melhor ventoinha, ja existe específica ou coloca as mesmas de computador?
Desde ja agradeço as colaborações
Andei 2 anos com uma tornado e agora comprei uma DRZ. Após algumas trilhas, ela esboçou ferver, mas não desliguei e ela não jogou água fora. Ainda nao tenho experiencia em motos com radiador, mas alguns dizem que é normal ferver um pouco, outros não, etc.
Ja estou revisando todo o sistema de arrefecimento, para ver se tem alguma falha, etc.
Mas preciso saber se é necessário realmente colocar ventoinhas no radiador?
Se é, o radiador na DR ja vem com termostado, pra acionamento da ventoinha automaticamente?
Qual é a melhor ventoinha, ja existe específica ou coloca as mesmas de computador?
Desde ja agradeço as colaborações
fiorentin....bem-vindo ao FLM!!...ou...Well...come vc... :mrgreen: :lol:
Se possível, dê uma passadinha lá no apresente-se e fale um pouco de vc, sua motoca e sua turma...
Bem...não costumo postar algo que não tenho ceretza aqui na parte técnica, mas me parece estranho a DRZ estar por ferver...normalmente esta moto não passa por este tipo de problema...a não ser que haja algo errado no sistema de arrefecimento ou no motor... :shock:
Mas, daqui um pouco o Peruch (especialista em DRZ's) passa por aqui e nos dá uma aula sobre isso...
Se possível, dê uma passadinha lá no apresente-se e fale um pouco de vc, sua motoca e sua turma...
Bem...não costumo postar algo que não tenho ceretza aqui na parte técnica, mas me parece estranho a DRZ estar por ferver...normalmente esta moto não passa por este tipo de problema...a não ser que haja algo errado no sistema de arrefecimento ou no motor... :shock:
Mas, daqui um pouco o Peruch (especialista em DRZ's) passa por aqui e nos dá uma aula sobre isso...
Ixi escrevi tudo e perdi, lá vai nós denovo, ô saco!!!!
As motos com radiador tem termostato sim, serve pra quando a moto começa a esquentar ligar e trocar a água pela do reservatório evitando de ferver, mas pelo jeito passou desse ponto...
Sobre ser normal ferver, normal não é não, moto não pode ferver, compromete a durabilidade do motor, ou a sua moto tá vazando água, ou tá baixo o nível, ou talvez tem que andar um pouco mais rápido (evitar usar primeira marcha, é basico isso, as DT 200 se andar em primeira vira uma chaleira!)
Sobre adaptação de ventoinha eu já não sei, deixo pra quem entende do assunto falar! :mrgreen:
As motos com radiador tem termostato sim, serve pra quando a moto começa a esquentar ligar e trocar a água pela do reservatório evitando de ferver, mas pelo jeito passou desse ponto...
Sobre ser normal ferver, normal não é não, moto não pode ferver, compromete a durabilidade do motor, ou a sua moto tá vazando água, ou tá baixo o nível, ou talvez tem que andar um pouco mais rápido (evitar usar primeira marcha, é basico isso, as DT 200 se andar em primeira vira uma chaleira!)
Sobre adaptação de ventoinha eu já não sei, deixo pra quem entende do assunto falar! :mrgreen:
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- Super Membro
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- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Só não confundam válvula termostática, q cumpre o papel de abrir a passagem de água após o aumento da pressão com termostato elétrico para acionamento da ventoinha. São coisas diferentes.
Geralmente as motos de enduro com refrigeração líquida estão preparadas para não ferver. O problema ocorre qdo acelera-se parado, tipo qdo enrosca. Aí o sistema não dá conta. E a ventoinha seria só pra esse momento.
Se vc procurar no eBay deverá encontrar kits que serviriam na DRZ. Qto ao termostato para acionar, veja medida da rosca onde ele é instalado e procure por um de carro. Deve encontrar.
Outra opção, seria uma ventoinha de DT 200. Vc deve encontrar original na loja Beda em SP. Eles trabalham com peças originais. Mas adianto q custa uma fortuna!
boa sorte
Geralmente as motos de enduro com refrigeração líquida estão preparadas para não ferver. O problema ocorre qdo acelera-se parado, tipo qdo enrosca. Aí o sistema não dá conta. E a ventoinha seria só pra esse momento.
Se vc procurar no eBay deverá encontrar kits que serviriam na DRZ. Qto ao termostato para acionar, veja medida da rosca onde ele é instalado e procure por um de carro. Deve encontrar.
Outra opção, seria uma ventoinha de DT 200. Vc deve encontrar original na loja Beda em SP. Eles trabalham com peças originais. Mas adianto q custa uma fortuna!
boa sorte
Na verdade a DT 200 não tem ventoinha original carlos, isso foi meio que um gambitech inventado pela yamaha se não me falha a memória... e não vale o que custa (na faixa dos mirréau) e realmente, confundi termostato com valvula termostatica, erro meu, sorry!! :mrgreen:
Um cooler de computador deve fazer o trampo tranquilo, só não sei se a hora que pegar agua ele não vai estragar? :roll:
Um cooler de computador deve fazer o trampo tranquilo, só não sei se a hora que pegar agua ele não vai estragar? :roll:
Bom, não é normal ferver...
Mas é comum acontecer de a DRZ jogar água p/ o reservatório.
É feito p/ isso, porém qdo vc ouvir a agua borbulhando e espirrando dentro do reservatório vc deve desligar a moto, e esperar ela esfriar um pouco, geralmente isso ocorre em trilhas mais travadas, akela subida lisa q vc fica fritando a moto e ela não vai. A minha ja aconteceu algumas vezes.
Sobre a ventoinha, vc pode procurar uma de CB 500, ou de alguma outra moto esportiva... eu não adaptei na minha pq ja acostumei com a tocada dela, qdo vejo algo mto travado eu nem fico tentando, volto e tento outro caminho ou venho mais embalado.
Sei q meu amigo tem na DT 200 dele uma ventoinha de CB 500.
E a DR não tem Termostato Elétrico e sim Válvula Termostática, mas isso é coisa de adpatar e qualque mecanico experiente faz isso.
Se vc ta começando agora com a DR, e suas trilhas são travadas, eu aconselho a fazer a ventoinha, é de grande ajuda, e refrigera mesmo.
Mas nunca eskeça de qdo pegar uma trilha travada, e vc ficar "roçando" mto tempo olhe o reservatório da moto, se tiver espirando água dentro, desligue a moto e deixe a ventoinha trabalhar.
Abraços
Mas é comum acontecer de a DRZ jogar água p/ o reservatório.
É feito p/ isso, porém qdo vc ouvir a agua borbulhando e espirrando dentro do reservatório vc deve desligar a moto, e esperar ela esfriar um pouco, geralmente isso ocorre em trilhas mais travadas, akela subida lisa q vc fica fritando a moto e ela não vai. A minha ja aconteceu algumas vezes.
Sobre a ventoinha, vc pode procurar uma de CB 500, ou de alguma outra moto esportiva... eu não adaptei na minha pq ja acostumei com a tocada dela, qdo vejo algo mto travado eu nem fico tentando, volto e tento outro caminho ou venho mais embalado.
Sei q meu amigo tem na DT 200 dele uma ventoinha de CB 500.
E a DR não tem Termostato Elétrico e sim Válvula Termostática, mas isso é coisa de adpatar e qualque mecanico experiente faz isso.
Se vc ta começando agora com a DR, e suas trilhas são travadas, eu aconselho a fazer a ventoinha, é de grande ajuda, e refrigera mesmo.
Mas nunca eskeça de qdo pegar uma trilha travada, e vc ficar "roçando" mto tempo olhe o reservatório da moto, se tiver espirando água dentro, desligue a moto e deixe a ventoinha trabalhar.
Abraços
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- Super Membro
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- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Será q serve? E ainda revede o radiador da Hayabusa rrsrsrsrs
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Suzuki-H ... enameZWDVW
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Suzuki-H ... enameZWDVW
Sempre vi cooler de computador nas DTs. Não dá muito problema não.
Uma boa medida preventiva seria trocar a válvula termostática, a longo prazo vai economizar $$$.
Uma vez eu vi um sensor de temperatura que era colocado no lugar de um "bujão" que tem na parte inferior do radiador. De repente a DRZ também tem esse bujão, basta encontrar uma "cebolinha" de carro que sirva no lugar do bujão para fazer o acionamento da ventoinha.
Uma boa medida preventiva seria trocar a válvula termostática, a longo prazo vai economizar $$$.
Uma vez eu vi um sensor de temperatura que era colocado no lugar de um "bujão" que tem na parte inferior do radiador. De repente a DRZ também tem esse bujão, basta encontrar uma "cebolinha" de carro que sirva no lugar do bujão para fazer o acionamento da ventoinha.
Dá uma olhada no endereço abaixo:
http://www.cycoactive.com/mc/trail_tips ... 0R300.html
é o esquema de instalação de um Roadbook numa CRF250X. Uma das fotos mostra o termostato instalado no radiador. Anter havia um bujão no local.
Só pra você ter uma idéia.
http://www.cycoactive.com/mc/trail_tips ... 0R300.html
é o esquema de instalação de um Roadbook numa CRF250X. Uma das fotos mostra o termostato instalado no radiador. Anter havia um bujão no local.
Só pra você ter uma idéia.
Juliano...
Vou olhar esses esquemas, e vou ver qto ao bujão. Vou verificar a melhor solução.
Quanto a sua colocação: "Uma boa medida preventiva seria trocar a válvula termostática, a longo prazo vai economizar $$$."
Nao entendi direito. Vc diz pra trocar ja? Poderia me explicar melhor??
Desde ja obrigado..
Vou olhar esses esquemas, e vou ver qto ao bujão. Vou verificar a melhor solução.
Quanto a sua colocação: "Uma boa medida preventiva seria trocar a válvula termostática, a longo prazo vai economizar $$$."
Nao entendi direito. Vc diz pra trocar ja? Poderia me explicar melhor??
Desde ja obrigado..
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- Super Membro
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- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Muito esquema essa foto com o termostato instalado. Muito fácil!! E como disse, se procurar acha um de carro q serve aí na rosca. É só levar o parafuso numa auto-peças.
Fiorentin, dá uma procurada na busca pelo tutorial de compras no eBay. É bem completo e detalhado e explica tudo, inclusive o esquema de pagto q não é diretamente pelo cartão de créd e sim pelo PayPal.
boa sorte!
Fiorentin, dá uma procurada na busca pelo tutorial de compras no eBay. É bem completo e detalhado e explica tudo, inclusive o esquema de pagto q não é diretamente pelo cartão de créd e sim pelo PayPal.
boa sorte!
fiorentin escreveu:Juliano...
Quanto a sua colocação: "Uma boa medida preventiva seria trocar a válvula termostática, a longo prazo vai economizar $$$."
Nao entendi direito. Vc diz pra trocar ja? Poderia me explicar melhor??
Desde ja obrigado..
O que eu quiz dizer é que a válvula termostática pode até custar um pouco caro (não tenho noção de preço), mas se ela não estiver funcionando adequadamente você vai fundir o seu motor, daí o prejuízo vai ser grande :!: :!: :!:
Já tive problemas com válvula termostática com os meus carros, hoje em dia troco a válvula a cada 50000km, assim sei que nunca terei dor de cabeça.