Preparação cilindro dt 200 (atualizado! pag. 2)

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Preparação cilindro dt 200 (atualizado! pag. 2)

Mensagem por loko200 »

Desmontei o cilindro da minha dt e resolvir preparar.
Já tem umas duas semanas, que sempre que dá tempo, dou um retoque nele. Abri as janelas de admissão, escape, afiei as transferencias, etc...
Estou ancioso pra montar e ver como fica, estou esperando as peças chegarem (pistão, rolamento e juntas).

Clique nas fotos para ampliar...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por loko200 em 06 Dezembro 2008 à35 08:34, em um total de 5 vezes.
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Re: Preparação cilindro dt 200 com foto.

Mensagem por loko200 »

Também rebaixei o cabeçote e poli.
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

ficou muito bom o trabalho, mas não subiu muito o escape não neh ? DT 200 não é motor de giro, não adianta subir demais a janela de escape que vai fica ruim...

no mais o trabalho parece ter sido feito com muito capricho viu, parabens ;) =D>
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Se ficou bão não sei, mas caprichoso foi, ficou linda essa admissão!!!
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Valeu pessoal...
também to querendo saber vai ficar bom...rs
na admissão ainda falta mexer na parte de cima, "quebrar" umas quinas...
nela eu fiz esses dois furos de 11mm e desbastei a parede pra que funcionasse como venturi, abri 3,5 mm pra baixo, acompanhando o desenho original, e igualei o piso. Não abri ela pros lado, e no meio, apenas afiei a divisoria.
O escape, foi minha maior duvida. Tinha muita irregularidade no acabamento junto a válvula. Fui obrigado a abrir mais do que eu queria pra corrigir isso. Ergui 2 mm no meio, fazendo um pequeno arco. E aumentei 2 mm pra cada lado, somente nos cantos de cima, embaixo ficou original. No duto, igualei as paredes junto com a vávula ypvs, o que aumentou ele.
O cabeçote, rebaixei 0,5 mm. Poli a câmara pra ficar com um acabamento melhor.
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Nas transferências, apenas afiei ela. Não alterei a altura. Ela já vem com a segunda janela (do lado do escape) mais baixa, o que não ocorre na dt 180, que tem que ser feito tal serviço.
Fiz chanfro em todas as janelas, o que não existe no cilindro original. Isso serve para que os anéis, nem o pistão, sejam destruidos. Muito capricho na janela de escape, por ser a maior, os anéis tem mais chance de quebrarem nela.
Vou levantar o cilindro em 1 mm, usando uma junta (0,5) a mais, e fazendo outra de aluminio (0,5). Se eu usar as três de papel, pode querer ceder..
Fazendo isso, vou ter que rebaixar o cilindro em 1 mm também na parte de cima.
Levantando o cilindro vc aumenta o tempo de transferência e ainda mais a janela de escape.
Pra quem tinha medo de mecher no cilindro da dt 200, digo que ele é bem mais fácil que o da 180. Por ser maior, tem mais espaço. Fica fácil de fazer os furos extras sem risco de varar o lado de fora. Não precisa de uma retífica tão pequena, etc...
Se ficar bom, tai uma receita pra 200ntinha... :wink:
Editado pela última vez por loko200 em 19 Novembro 2008 à23 08:37, em um total de 1 vez.
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Depois mostro como consegui fazer o corte das janelas com muita precisão. Esse negócio de olhômetro não funciona...
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

opá, posta tudo aí que tiver mesmo. =D>
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

E aí loko200,

olha só o que eu achei, uma foto da admissão do henrique alto giro (que deus o tenha) e do prandini pra vc dar uma comparada, ficou parecido, hein?!
Ficou bem parecido com o do henrique e um pouco diferente do prandini, o capricho seu foi maior tb... o prandini não usou booster

Imagem
Imagem cedida por um amigo meu :mrgreen:
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Ricardo Skolaude, valeu mesmo...
o Prandini abriu as janelas apenas pra baixo, como eu, mas não fez os booster.
já o Henrique, abriu tanto pra baixo, quanto para os lados. Deu pra ver que ele afinou e muito a divisoria da janela, o que eu não fiz e nem faria. Essa divisoria foi a parte que mais apresentou desgaste no meu cilindro, tanto que tive que pular duas medidas (0,25 para 0,75) por causa dela. Afinando, ela ficaria ainda mais fraca.
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

Ricardo Skolaude escreveu:E aí loko200,

olha só o que eu achei, uma foto da admissão do henrique alto giro (que deus o tenha) e do prandini pra vc dar uma comparada, ficou parecido, hein?!
Ficou bem parecido com o do henrique e um pouco diferente do prandini, o capricho seu foi maior tb... o prandini não usou booster

Imagem
Imagem cedida por um amigo meu :mrgreen:
hahaha os cilindros do Dodo !!!

o Prandini fez uma preparação bem mais light que a do Henrique !
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Vou explicar como eu fiz pra abrir as janelas... tirei essa idéia de um site muito bom sobre 2t...
vc pega uma folha de papel, e coloca em voltado cilindro, unindo ela com fita adesiva. Depois dela está firme dentro do cilindro, vc usa um lapis e rabisca encima da janela (tipo quando tira decalque de chassis).
Imagem
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Depois que o desenho estiver bem visível, vc tira o cilindro de papel e recorta com uma tesoura bem encima do desenho, o mais correto possível. Coloca o papel de volta e desce ele o quanto vc vai querer tirar pra baixo. Caso vc queira aumentar para os lados, faça uma risca do quanto vc quer, e depois recorte onde vc aumentou.

Imagem
Editado pela última vez por loko200 em 19 Novembro 2008 à25 14:04, em um total de 1 vez.
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

O desenho da janela de escape original é o mais simples que existe.
Então resolvir muda-lo. Eu poderia deixa-lo ovalizado, mas preferir assim, pois era onde o cilindro tinha mais defeitos, e também é uma forma mais segura de aumentar a janela sem correr o risco dos anéis quebrarem.

Imagem
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Esse desenho da janela de escape, eu tirei ele da mesma forma que o da admissão. Agora é só eu recortar no novo formato, colocar o cilindro de papel dentro da camisa, e ir desbastando.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Ficou bem legal o trabalho... caprixa no acabamento que isso é tudo...
Eu só não iría abrir a janela de escape para cima, pois faz o motor perder muita compressão.
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

MoLoToV, espero que não perca muita compressão...

Elton, pelo contrário... o melhor mesmo, seria colar o papel no cilindro na posição correta, pra que ele não se mexesse durante o trabalho...
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

To na dúvida do escape (sei que esse assunto é muito discutido).
O que tá nela é um original desmiolado ( foi tirado aquele funil que fica dentro dele).
Minha preferência seria mais pra força...
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

se tu quer mais força então não mecha na janela de escape ! vai perder muita compressão, e não esqueça de retificar o cilindro encima a mesma medida que subir ele com juntas...
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

loko200 escreveu:To na dúvida do escape (sei que esse assunto é muito discutido).
O que tá nela é um original desmiolado ( foi tirado aquele funil que fica dentro dele).
Minha preferência seria mais pra força...
O original sem miolo, com uma ponteirinha sarachu fica show... tem bastante baixa e estica legal..... fica muito melhor que aqueles wacs dimensionado....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem