Cfr 230 preparada para bater Toni 293!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Tobias Okk
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Novembro 2007 à10 08:29

Cfr 230 preparada para bater Toni 293!

Mensagem por Tobias Okk »

Galera gostaria da permissão de vcs para dar uma viajada na maionese, pois olhando da qui, lendo dali, pensando colá, veio a seguinte idéia; É possível preparar uma CRF 230 tão pontente e duradoura qnto uma Toni 293, veja o exemplo:
Considerando o comparativo que tem na Net ( http://www.crf230.com.br/crf230f_x_tornado.asp ) sobre a relação existente entre o peso da moto e sua potência e considerando a minha Toni 293 com comandos enquadrados + cabeçote trabalhado+ carburado de 350 acredito que de uns 28cv, tendo como base o teste do dinamômetro que tem aqui no site, sendo assim acredito que a toni 293 tenha +/- 143kg(Moto+gasolina+óleo-Espelhos etc), portanto 143kg/28cv = 5,10. A Crf 230 original conforme o comparativo da net, diz que tem 115kg com 19,3cv = 5,95, sendo assim para que uma Crf 230 tenha a mesma relação de Peso/Potência que a Toni 293 ela precisa ter 22.5cv, ai vem a pergunta se conseguimos preparar uma CRF 230 para chegar a 22.5cv sem q seja uma bomba relógio, ou melhor que dure tanto qnto um kit 293 Athenas.
Qual a preparação que podemos fazer para Crf 230 sem grandes problemas?

ass. Tobias
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

sem quebrar? dificil mui dificil!!!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Esse é o legítimo teste para se enganar... Tornado com 143kg??? Só se ela tem disturbio alimentar!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Ricardo Skolaude escreveu:Esse é o legítimo teste para se enganar... Tornado com 143kg??? Só se ela tem disturbio alimentar!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
é contando com a gasolina e oelo, pq a CRF230 tb não tem 115Kg tio :lol:
Tobias Okk
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Novembro 2007 à10 08:29

Mensagem por Tobias Okk »

Deacordo com o comparativo existente na CRF.COM.BR, diz q a Toni pra trilha tem uns 143kg e crf original 115kg, ai foi com estes dados que fiz o cálculo.

Sobre o Kit 293 Athenas, apesar de eu andar pouco, até hoje n tive nenhum problema sério e ja fiz tem 1 ano, se a CRF preparada fosse assim, seria interessante.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Tornado original 135kg
Tornado depenada pra trilha: 128kg
CRF original: 107kg

:wink:
Tobias Okk
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Novembro 2007 à10 08:29

Mensagem por Tobias Okk »

Tornado original 135kg
Tornado depenada pra trilha: 128kg
CRF original: 107kg
Ricardo para efeito de cálculo temos que considerar o peso do 11,5L de gasolina + 1,8L de óleo do motor, ou seja, temos que pensar tanto para CRF qnto para Toni o peso da moto+combustivel+óleo.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Tobias Okk, o problema desse tipo de comparação é que você vai encontrar umas "correntes" de opniões à favor da Toni e outras à favor da CRF230.

Particularmente eu acho que a preparação necessária pra ganhar esses 3HP, ou nem tanto, mas uma pequena melhoria, você conseguiria na 230 com soluções sem o aumento de cilindrada, para não comprometer a mecânica, como:

- polimento dos dutos do cabeçote. Por quê? O motor original já gera a energia para sugar / empurrar os gases pelo cabeçote, que não é pouco. Se você facilitar esse trabalho, essa energia ora gasta no cabeçote vai para a roda :idea:


- substituição da curva de escape + ponteira por um conjunto dimensionado. Por quê? Mesma resposta do item anterior.


- enriquecimento da mistura. Por quê? Com a mistura mais rica, o excesso de combustível que não é totalmente queimado ajuda a refrigerar a câmara de combustão.

- comando de válvulas dimensionado. Por quê? Vai ajudar a eliminar todos os gases da câmara de combustão, deixando ela mais "limpa" para o próximo ciclo.


Essas preparações são válidas pra qualquer moto, inclusive a Toni.


Mais do que isso, se olhar o custo da moto + preparação, já compensa ir pra uma especial.


Aquelas preparações mirabolantes (like Polaco), realmente não vão dar nenhuma durabilidade ao motor, mas isso não é para nós trilheiros, é para quem está andando em campeonato e por algum motivo escolheu andar na Nacional, tem muita grana / patrocínio, etc.

Eu acho que um motor 400cc da Toni ou um 280 da CRF230 durar apenas uma prova seja de bom tamanho, lembrando que um motor Parilla (kart) de competição, pra quem anda no brasileiro por exemplo, tem troca de pistão e anéis recomendado à cada 2 horas e biela + rolamentos à cada 3 horas de TREINO. Pois pra uma corrida de alguns minutos todo o conjunto é 0km.
Tobias Okk
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Novembro 2007 à10 08:29

Mensagem por Tobias Okk »

Juliano concordo com vc, mas isto é muito triste pois da até agunia saber q um crf n aguenta muita preparação, aqui até quem colocou o pistão 240 se ferrou várias vezes durante o ano, ou seja, realmente eu acho q pra quem faz trilha, n adianta inventar muita coisa, no máximo fazer oq vc falou, ai acredito que dure bastante. A única vantagem da Toni q ela permite muito mais adaptação do que a CRF e a grande vantagem da Crf é que ela faz um piloto ruim de Toni virar um piloto bom na Crf, qndo o mesmo sai de uma Toni para uma Crf 230. Aqui em minha cidade tenho percebido isto, caboclo que n andava nada de Toni ta andando muito bem de Crf230, porem n ta sendo feliz nos morros!

Valeu Galera!!!!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

ganhar os 3cv´s na crf é fácil, e sem muita complicação, durabilidade excelente.

Um cabeçote bem preparado (não apenas polimento), carbura maior, comandos e um pistão wiseco fica excelente.
Tobias Okk
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Novembro 2007 à10 08:29

Mensagem por Tobias Okk »

É realmente eu tb acho possível ganhar 3cv facilmente na Crf 230, por exemplo:

Preparar Cabeçote: +0,5cv
Cabo de vela Ibooster: + 1cv
Trocar Bura ou Preparar: + 1cv
Trocar comando: 0,5cv
Pistão Wiseco: 1cv

Vcs acham que esta minha estimativa para cada preparação esta certa?

Pois se for temos 4cv ganhos no mínimo, sendo assim temos uma Crf 230 tão forte qnto uma Toni e duradoura.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

o cabeçote é o coração do sistema.. em tw/tornado consigo 2,5cv´s no motor original.
Cabo de vela: 0,05cv´s talvez.. para mim é um detalhe quando não se tem mais o que fazer.
Comando/carbura e pistão dá 3cv´s tranquilo
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

Elton escreveu:não esquece de colocar aquele óleo na corrente que já ganha mais um CV!
kkkk

RSRSRSRSRS
Gustavo250R
Membro
Mensagens: 719
Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42

Mensagem por Gustavo250R »

ushahshaushuashuah bem na minha crf 230 mal era preparada e ja dava problema direto... imagina se fosse...
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

e tbm pneus bem cheios pra ficar menos borracha em contato com o solo, aí tem menos atrito e vai dar uns 10 km/h a mais de final !!! :lol: :lol:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Tobias Okk, a moto nao anda sosinha neh! nessa sua comparacao de peso/potencia vc nao esta considerando o peso do piloto! faca as contas com um piloto na media dos 80Kg... pra duas motos terem a msm relacao peso/potencia a CRF precisaria ter 24,5 CVs... ou seja 5cvs, ou 27% a mais da original, q nao eh pouco pra um motor jah tao "sub-dimensionado"!
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

O que é do gosto regala a vida.
Mas acho que o benefício/malefício num compensa.
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Mensagem por Fauze Said »

O que vocês pensam desta modificação do mesmo site?
http://www.crf230.com.br/tutoView.asp?id=40
Estou meio sem grana para mexer no motor e pensei em fazer na minha.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

o tamanho dos gicles depende de cada motor, altitude, temperatura e umidade do local em q se usa a moto! ou seja, dah pra se melhorar a regulagem original, mas isso deve ser feito especificamente pra cada moto! nao existe receita de bolo como o cara postou ali!
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

não acredito nem um pouco nessa preparação aí, muito estranho essa afirmação, o cara troca os giclês 140 e 42 por 145 e 45, corta um pedação do escape e diz q a moto virou outra ? outra coisa, olha a afirmação dele "o melhor escape pra crf é o Dr. D, mas custa muito ... ... e o segundo melhor é o Original" ; po**a todo mundo sabe que escape original só amarra a moto, ele mesmo diz isso, então como pode ser o 2 melhor se amarra a moto ?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem