[AJUDA] -> Partida Crf300

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

[AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por Andre #22 »

E ai galera, tudo certo?
To tendo um probleminha na partida da minha motoca, vou comentar aqui com voces...
Seguinte, faz um tempo ja que a primeira ligada tem que ser no tranco, o motor de arranque girava pesado, e uma volta a cada 2 segundos, por ai, quando nao dava só aquele barulho no relê....depois da primeira funcionada ela pega na partida normal....
Sábado agora, fui fazer trilha na chuva, um barral desgraçado, ta... fiz ela pegar no tranco de manhã pra ficar de bjaoa a tarde , 13:30 peguei a motoca pra ir pra trilha pegou normal na partida elétrica(pois fiz pegar no tranco de manhã), na matade da trilha a partida parou de funcionar, o mesmo esquema, motor girava pesado e depois fazia o tec tec tec...
Voltei pra casa pois nao tinha condiçoes de ficar fazendo a moto pegar no tranca naquele barral...

Fui examinar:
Pensei que fosse bateria, então, medi com o multimetro, marcava 12V, descartei a bateria.
Passei pro relê de partida, coloquei o da minha falcon, continuou a mesma coisa, descatertei o relê...
Parti pro motor de arranque, tirei o bicho, quando abri, tava inundado de água, nao tinha os anéis de vedação, tava praticamente sem escovas, tudo enferrujado, pensei po, certeza que é por isso.

Fui pra Honda, comprei o kit de reparo do motor, dei uma geralzona nele, ficou zero, coloquei na motoca, fui fazer pegar, MAIS UMA VEZ, motor girando pesado.
fiquei puto da cara, fiz ela pegar no tranco, dei uma andada de uns 5 min, desliguei, bati a partida, motor de arranque top, girava rapido, show de bola....

Agora, FICA A PERGUNTA, o que sera que ta acontecendo pra ela pegar no tranco a primeira vez? Será que a bateria ta pauleada e mesmo assim marca 12V?

Vou deixar uma foto pra voces terem noção de como tava o motor de partida da motoca,

Espero que tenham paciência de ler tudo kk, obrigado!
Ah, quero agradecer ao Léo que tem me ajudado dando umas dicas de manutenção joia:::
To fazendo tudo em casa porque mecânico aqui é tudo picareta, sao soda, os bons cobram milhões e demoram na mesma proporção....
Anexos
IMG_3880[1].JPG
IMG_3880[1].JPG (1.81 MiB) Exibido 9501 vezes
IMG_3882[1].JPG
IMG_3882[1].JPG (2.52 MiB) Exibido 9501 vezes
IMG_3881[1].JPG
IMG_3881[1].JPG (2.58 MiB) Exibido 9501 vezes
bieel120
Super Membro
Mensagens: 1111
Registrado em: 08 Março 2011 à08 18:44

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por bieel120 »

Brother, aqui tem uma tornado forte e o magro sofria bastante com isso... bateria meio pau não dava conta de girar. Experimenta por outra pra tirar a teima.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por Rushdb »

bieel120 escreveu:Brother, aqui tem uma tornado forte e o magro sofria bastante com isso... bateria meio pau não dava conta de girar. Experimenta por outra pra tirar a teima.
Melhor que colocar o multímetro na bateria e dar partida pra ver se a tensão cai (se o motor tiver com giro pesado a tensão cai mais mesmo), é melhor vc fazer uma chupeta na bateria do seu carro e dar partida... Se pegar de primeira, pode ser bateria.
Eu não acho que deve ser bateria, porque depois pra pegar também é um inferno...

Depois da primeira partida ele liga 100% normal?
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por PauloJ »

bieel120 escreveu:Brother, aqui tem uma tornado forte e o magro sofria bastante com isso... bateria meio pau não dava conta de girar. Experimenta por outra pra tirar a teima.
A minha Tornado também foi assim, depois de motor aumentado, partida só nas condições ideias, neutro e debreada. Bem quente podia ser que pegasse engatada, fria nem pensar, mas não tem porque sacrificar a bateria.
Duas dicas:
1. Bateria cheia marca mais de 13v. Se mostrou só 12v já está fraca.
2. Engatar uma marcha e dar uma empurradinha na moto, só mexer não precisa andar, já muda a posição do motor e às vezes basta para pegar.
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por Andre #22 »

Hoje de manhã fui fazer a moto pegar, nao pegou,
Coloquei o multimetro, tava marcando 12.7V, quando bati arranque baixou pra 9, 7, 5, 4, 2.....
Peguei uma bateria que tava funcionando em uma Crfx 250, coloquei na motoca, mesma coisa, e na X tava marcando 12, quando bati arranque na X baixou pra 7 (acho que essa bateria nao tava aquelas coisas, mas girou o motor da Crfx)

Deixei dando uma carga na minha bateria agora pra ver o que rola, a tarde vou testar de novo, se não der vou colocar a bateria de carro, só pra ver se gira
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por João Neres »

estou com um problema parecido, num motor de strada 200,a bateria é nova nao tem nem 3 meses, a moto se ficar com o polo + ligado durante 1 semana a moto ja nao liga mais.. nao sei se esta roubando carga da batera ou se nao esta carregando, chega no ponto que a bateria nem gira mais o motor so da aquele estralo parece vim da bateira alguem sabe o que pode ser? levei no mecanico ele disse poder ser estator isso procede? desculpe andre por usar seu topico mas talves nosso problema seja da mesma solução. valeu!
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por Andre #22 »

Capaz Joao, sem problemas,
Provavelmente deve ser estator sim, ja que a bateria é nova e nao está carregando,

Acho que resolvi o problema da minha, tirei a bateria pra dar uma carga, deixei cerca de 3 horas em 2 amperes, enquanto carregava dei uma geralzinha na parte elétrica, terras e tal, passei limpa contatos no relê, em alguns plugs e nos polos da bateria.
Quando tirei da carga coloquei na motoca, bati e pegou, deu nem 2 giros no motor kk, show de bola,
Agora deixei ela com os polos desconectados, só pra ver se guenta a carga sozinha
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por João Neres »

é que de parte eletrica eu nao entendo nada mesmo.. vc pode me falar o que o estator faz? eu li em um site mas nao entendi muito bem, é ele que carrega a bateria ou é o alternador ( nao sei se moto tem alternador mas no carro é ele quem carrega né? ) tomara que seja so isso o problema da sua moto, boas trilhas!
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por Andre #22 »

Cara, eu nao entendo muito bem, na minha moto nao tem alternador, é só estator e retificador, o estator fica dentro da tampa do motor, tem umas bobinas, e o giro do motor faz criar energia eletromagnética, essa energia vai pro retificador que manda ela pra bateria,
então se teu estator ta com problema ele nao ta mandando energia, então nao ta carregando a bateria enquanto a motoca fica ligada.

Aqui tem um exemplo de estator com duas bobinas queimadas

Imagem
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por João Neres »

hm, entendi mais ou menos cara veleu! o mecanico encostou o polo + na bateira e disse que roubando carga nao tava, nao sei como ele soube ou o que ele viu pra dizer isso ou se ela papo mesmo, entao se nao tiver roubando carga nao esta carregando, um exemplo foi um fds passado que eu fui acampar no sabado a moto foi normal, a força da bateria no fim do dia estava meio fraca, ja no domingo de manha nem sinal mais.. vamos ver o que vai dar se tiver que trocar o estator fazer o que e se for tomara que seja só isso [: valeu!
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por Andre #22 »

Baixa o manual dela na real, la tem tudo direitinho cara, como faz pra testar se rouba carga, o diagrama elétrico, vale a pena dar uma olhada
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por João Neres »

vou fazer isso, brigado ai cara joia:::
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por Juliano »

André o seu problema é bateria.

Tem 2 formas da bateria pifar:

1- cola os pólos, você está rodando com o carro ou moto, desliga, e não liga mais, a bateria pifa de uma vez.


2- a bateria perde a CAPACIDADE DE CORRENTE. Ela carrega, tem os 12 ou 13 Volts, porém não consegue armazenar uma quantidade grande de carga. Nesse caso ela começa a perder eficiência aos poucos, comigo já aconteceu de eu usar o carro até uns 2 meses com a bateria baleada, cedo eu dava um tranco e ia trabalhar, na hora do almoço ela estava boa, mas se eu não saía para almoçar de carro, no final da tarde tinha que dar um tranco novamente.


Não adianta dar carga, ela vai ficar cada dia pior, o ideal é colocar uma bateria nova mesmo.
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por Rafael Corretor »

Minha Sahara de manhã reinava pra pegar e eu dava um tranquinho engatada na 1º puxando pra traz e empurrando pra frente, assim o motor movimentava e aliviava o arranque. Tudo conforme o Paulão comentou.
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por f.cker »

Falou tudo Juliano.. pelos sintomas parece só uma bateria velha mesmo..
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por Rushdb »

João Neres escreveu:vou fazer isso, brigado ai cara joia:::
Pega o multímetro, coloca para medir corrente (Simbolo de A de Amperes).
Desconecta o polo positivo da sua bateria. Liga uma ponta do multímetro no polo + da bateria, a outra ponta do multimetro no cabo + do chicote. O multimetro fica no meio do circuito.
NÃO DE PARTIDA, se não diga adeus ao multímetro...
O valor máximo está no manual de serviço da sua moto, da minha Honda Biz deve ser menor que 0.0001 A, ou 0.1mA, no máximo.
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por Andre #22 »

Juliano escreveu:André o seu problema é bateria.

Tem 2 formas da bateria pifar:

1- cola os pólos, você está rodando com o carro ou moto, desliga, e não liga mais, a bateria pifa de uma vez.


2- a bateria perde a CAPACIDADE DE CORRENTE. Ela carrega, tem os 12 ou 13 Volts, porém não consegue armazenar uma quantidade grande de carga. Nesse caso ela começa a perder eficiência aos poucos, comigo já aconteceu de eu usar o carro até uns 2 meses com a bateria baleada, cedo eu dava um tranco e ia trabalhar, na hora do almoço ela estava boa, mas se eu não saía para almoçar de carro, no final da tarde tinha que dar um tranco novamente.


Não adianta dar carga, ela vai ficar cada dia pior, o ideal é colocar uma bateria nova mesmo.
Poisé, eu percebi que era bateria mesmo quando dei uma carguinha e o motor girou, to pensando em colocar uma de no-break, mais barata e que possui uma amperagem maior, uma de uns 9A, pois acredito que seja um pouco mais pesado pra girar, quando coloquei a bateria da X nela nao girou, e na X tava girando normalmente,

No final foi bom isso ter acontecido pois abri o motor de arranque, aprendi na prática como trocar as escovas e tal, sabia nada disso, e o motor tava num estado deprimente rindo3:: rindo3::
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por Rushdb »

Ta certo... troca a bateria e veja se resolve...

Agora, 9AH não é uma cepa de bateria não? A bateria original da WR é aquela de CG, 4AH, aguentou na minha 4 anos.
A titulo de curiosidade: Meu rastreador puxa 0,035A (35mA) em repouso.
Na bateria de 4AH depois de 1 semana ainda dá partida, 10 dias morre até o painel. Se em repouso a sua estiver puxando próximo disso, tem algo errado...
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por Andre #22 »

Rushdb escreveu:Ta certo... troca a bateria e veja se resolve...

Agora, 9AH não é uma cepa de bateria não? A bateria original da WR é aquela de CG, 4AH, aguentou na minha 4 anos.
A titulo de curiosidade: Meu rastreador puxa 0,035A (35mA) em repouso.
Na bateria de 4AH depois de 1 semana ainda dá partida, 10 dias morre até o painel. Se em repouso a sua estiver puxando próximo disso, tem algo errado...
9ah eu exagerei haha, mas vou colocar uma de uns 7, tipo a que vem original nas falcons
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [AJUDA] -> Partida Crf300

Mensagem por PERUCH »

A bateria da XRE 300 é a mesma da CRF 230... eu fiquei de cara qdo meu mecanico me falou isso.

Então, se tem como colocar uma de maior amperagem, mete bala...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem