[AJUDA] -> Partida Crf300
[AJUDA] -> Partida Crf300
E ai galera, tudo certo?
To tendo um probleminha na partida da minha motoca, vou comentar aqui com voces...
Seguinte, faz um tempo ja que a primeira ligada tem que ser no tranco, o motor de arranque girava pesado, e uma volta a cada 2 segundos, por ai, quando nao dava só aquele barulho no relê....depois da primeira funcionada ela pega na partida normal....
Sábado agora, fui fazer trilha na chuva, um barral desgraçado, ta... fiz ela pegar no tranco de manhã pra ficar de bjaoa a tarde , 13:30 peguei a motoca pra ir pra trilha pegou normal na partida elétrica(pois fiz pegar no tranco de manhã), na matade da trilha a partida parou de funcionar, o mesmo esquema, motor girava pesado e depois fazia o tec tec tec...
Voltei pra casa pois nao tinha condiçoes de ficar fazendo a moto pegar no tranca naquele barral...
Fui examinar:
Pensei que fosse bateria, então, medi com o multimetro, marcava 12V, descartei a bateria.
Passei pro relê de partida, coloquei o da minha falcon, continuou a mesma coisa, descatertei o relê...
Parti pro motor de arranque, tirei o bicho, quando abri, tava inundado de água, nao tinha os anéis de vedação, tava praticamente sem escovas, tudo enferrujado, pensei po, certeza que é por isso.
Fui pra Honda, comprei o kit de reparo do motor, dei uma geralzona nele, ficou zero, coloquei na motoca, fui fazer pegar, MAIS UMA VEZ, motor girando pesado.
fiquei puto da cara, fiz ela pegar no tranco, dei uma andada de uns 5 min, desliguei, bati a partida, motor de arranque top, girava rapido, show de bola....
Agora, FICA A PERGUNTA, o que sera que ta acontecendo pra ela pegar no tranco a primeira vez? Será que a bateria ta pauleada e mesmo assim marca 12V?
Vou deixar uma foto pra voces terem noção de como tava o motor de partida da motoca,
Espero que tenham paciência de ler tudo kk, obrigado!
Ah, quero agradecer ao Léo que tem me ajudado dando umas dicas de manutenção
To fazendo tudo em casa porque mecânico aqui é tudo picareta, sao soda, os bons cobram milhões e demoram na mesma proporção....
To tendo um probleminha na partida da minha motoca, vou comentar aqui com voces...
Seguinte, faz um tempo ja que a primeira ligada tem que ser no tranco, o motor de arranque girava pesado, e uma volta a cada 2 segundos, por ai, quando nao dava só aquele barulho no relê....depois da primeira funcionada ela pega na partida normal....
Sábado agora, fui fazer trilha na chuva, um barral desgraçado, ta... fiz ela pegar no tranco de manhã pra ficar de bjaoa a tarde , 13:30 peguei a motoca pra ir pra trilha pegou normal na partida elétrica(pois fiz pegar no tranco de manhã), na matade da trilha a partida parou de funcionar, o mesmo esquema, motor girava pesado e depois fazia o tec tec tec...
Voltei pra casa pois nao tinha condiçoes de ficar fazendo a moto pegar no tranca naquele barral...
Fui examinar:
Pensei que fosse bateria, então, medi com o multimetro, marcava 12V, descartei a bateria.
Passei pro relê de partida, coloquei o da minha falcon, continuou a mesma coisa, descatertei o relê...
Parti pro motor de arranque, tirei o bicho, quando abri, tava inundado de água, nao tinha os anéis de vedação, tava praticamente sem escovas, tudo enferrujado, pensei po, certeza que é por isso.
Fui pra Honda, comprei o kit de reparo do motor, dei uma geralzona nele, ficou zero, coloquei na motoca, fui fazer pegar, MAIS UMA VEZ, motor girando pesado.
fiquei puto da cara, fiz ela pegar no tranco, dei uma andada de uns 5 min, desliguei, bati a partida, motor de arranque top, girava rapido, show de bola....
Agora, FICA A PERGUNTA, o que sera que ta acontecendo pra ela pegar no tranco a primeira vez? Será que a bateria ta pauleada e mesmo assim marca 12V?
Vou deixar uma foto pra voces terem noção de como tava o motor de partida da motoca,
Espero que tenham paciência de ler tudo kk, obrigado!
Ah, quero agradecer ao Léo que tem me ajudado dando umas dicas de manutenção
To fazendo tudo em casa porque mecânico aqui é tudo picareta, sao soda, os bons cobram milhões e demoram na mesma proporção....
- Anexos
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- IMG_3881[1].JPG (2.58 MiB) Exibido 9501 vezes
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
Brother, aqui tem uma tornado forte e o magro sofria bastante com isso... bateria meio pau não dava conta de girar. Experimenta por outra pra tirar a teima.
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
Melhor que colocar o multímetro na bateria e dar partida pra ver se a tensão cai (se o motor tiver com giro pesado a tensão cai mais mesmo), é melhor vc fazer uma chupeta na bateria do seu carro e dar partida... Se pegar de primeira, pode ser bateria.bieel120 escreveu:Brother, aqui tem uma tornado forte e o magro sofria bastante com isso... bateria meio pau não dava conta de girar. Experimenta por outra pra tirar a teima.
Eu não acho que deve ser bateria, porque depois pra pegar também é um inferno...
Depois da primeira partida ele liga 100% normal?
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
A minha Tornado também foi assim, depois de motor aumentado, partida só nas condições ideias, neutro e debreada. Bem quente podia ser que pegasse engatada, fria nem pensar, mas não tem porque sacrificar a bateria.bieel120 escreveu:Brother, aqui tem uma tornado forte e o magro sofria bastante com isso... bateria meio pau não dava conta de girar. Experimenta por outra pra tirar a teima.
Duas dicas:
1. Bateria cheia marca mais de 13v. Se mostrou só 12v já está fraca.
2. Engatar uma marcha e dar uma empurradinha na moto, só mexer não precisa andar, já muda a posição do motor e às vezes basta para pegar.
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
Hoje de manhã fui fazer a moto pegar, nao pegou,
Coloquei o multimetro, tava marcando 12.7V, quando bati arranque baixou pra 9, 7, 5, 4, 2.....
Peguei uma bateria que tava funcionando em uma Crfx 250, coloquei na motoca, mesma coisa, e na X tava marcando 12, quando bati arranque na X baixou pra 7 (acho que essa bateria nao tava aquelas coisas, mas girou o motor da Crfx)
Deixei dando uma carga na minha bateria agora pra ver o que rola, a tarde vou testar de novo, se não der vou colocar a bateria de carro, só pra ver se gira
Coloquei o multimetro, tava marcando 12.7V, quando bati arranque baixou pra 9, 7, 5, 4, 2.....
Peguei uma bateria que tava funcionando em uma Crfx 250, coloquei na motoca, mesma coisa, e na X tava marcando 12, quando bati arranque na X baixou pra 7 (acho que essa bateria nao tava aquelas coisas, mas girou o motor da Crfx)
Deixei dando uma carga na minha bateria agora pra ver o que rola, a tarde vou testar de novo, se não der vou colocar a bateria de carro, só pra ver se gira
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Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
estou com um problema parecido, num motor de strada 200,a bateria é nova nao tem nem 3 meses, a moto se ficar com o polo + ligado durante 1 semana a moto ja nao liga mais.. nao sei se esta roubando carga da batera ou se nao esta carregando, chega no ponto que a bateria nem gira mais o motor so da aquele estralo parece vim da bateira alguem sabe o que pode ser? levei no mecanico ele disse poder ser estator isso procede? desculpe andre por usar seu topico mas talves nosso problema seja da mesma solução. valeu!
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
Capaz Joao, sem problemas,
Provavelmente deve ser estator sim, ja que a bateria é nova e nao está carregando,
Acho que resolvi o problema da minha, tirei a bateria pra dar uma carga, deixei cerca de 3 horas em 2 amperes, enquanto carregava dei uma geralzinha na parte elétrica, terras e tal, passei limpa contatos no relê, em alguns plugs e nos polos da bateria.
Quando tirei da carga coloquei na motoca, bati e pegou, deu nem 2 giros no motor kk, show de bola,
Agora deixei ela com os polos desconectados, só pra ver se guenta a carga sozinha
Provavelmente deve ser estator sim, ja que a bateria é nova e nao está carregando,
Acho que resolvi o problema da minha, tirei a bateria pra dar uma carga, deixei cerca de 3 horas em 2 amperes, enquanto carregava dei uma geralzinha na parte elétrica, terras e tal, passei limpa contatos no relê, em alguns plugs e nos polos da bateria.
Quando tirei da carga coloquei na motoca, bati e pegou, deu nem 2 giros no motor kk, show de bola,
Agora deixei ela com os polos desconectados, só pra ver se guenta a carga sozinha
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Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
é que de parte eletrica eu nao entendo nada mesmo.. vc pode me falar o que o estator faz? eu li em um site mas nao entendi muito bem, é ele que carrega a bateria ou é o alternador ( nao sei se moto tem alternador mas no carro é ele quem carrega né? ) tomara que seja so isso o problema da sua moto, boas trilhas!
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
Cara, eu nao entendo muito bem, na minha moto nao tem alternador, é só estator e retificador, o estator fica dentro da tampa do motor, tem umas bobinas, e o giro do motor faz criar energia eletromagnética, essa energia vai pro retificador que manda ela pra bateria,
então se teu estator ta com problema ele nao ta mandando energia, então nao ta carregando a bateria enquanto a motoca fica ligada.
Aqui tem um exemplo de estator com duas bobinas queimadas
então se teu estator ta com problema ele nao ta mandando energia, então nao ta carregando a bateria enquanto a motoca fica ligada.
Aqui tem um exemplo de estator com duas bobinas queimadas
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Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
hm, entendi mais ou menos cara veleu! o mecanico encostou o polo + na bateira e disse que roubando carga nao tava, nao sei como ele soube ou o que ele viu pra dizer isso ou se ela papo mesmo, entao se nao tiver roubando carga nao esta carregando, um exemplo foi um fds passado que eu fui acampar no sabado a moto foi normal, a força da bateria no fim do dia estava meio fraca, ja no domingo de manha nem sinal mais.. vamos ver o que vai dar se tiver que trocar o estator fazer o que e se for tomara que seja só isso [: valeu!
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
Baixa o manual dela na real, la tem tudo direitinho cara, como faz pra testar se rouba carga, o diagrama elétrico, vale a pena dar uma olhada
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Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
vou fazer isso, brigado ai cara
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
André o seu problema é bateria.
Tem 2 formas da bateria pifar:
1- cola os pólos, você está rodando com o carro ou moto, desliga, e não liga mais, a bateria pifa de uma vez.
2- a bateria perde a CAPACIDADE DE CORRENTE. Ela carrega, tem os 12 ou 13 Volts, porém não consegue armazenar uma quantidade grande de carga. Nesse caso ela começa a perder eficiência aos poucos, comigo já aconteceu de eu usar o carro até uns 2 meses com a bateria baleada, cedo eu dava um tranco e ia trabalhar, na hora do almoço ela estava boa, mas se eu não saía para almoçar de carro, no final da tarde tinha que dar um tranco novamente.
Não adianta dar carga, ela vai ficar cada dia pior, o ideal é colocar uma bateria nova mesmo.
Tem 2 formas da bateria pifar:
1- cola os pólos, você está rodando com o carro ou moto, desliga, e não liga mais, a bateria pifa de uma vez.
2- a bateria perde a CAPACIDADE DE CORRENTE. Ela carrega, tem os 12 ou 13 Volts, porém não consegue armazenar uma quantidade grande de carga. Nesse caso ela começa a perder eficiência aos poucos, comigo já aconteceu de eu usar o carro até uns 2 meses com a bateria baleada, cedo eu dava um tranco e ia trabalhar, na hora do almoço ela estava boa, mas se eu não saía para almoçar de carro, no final da tarde tinha que dar um tranco novamente.
Não adianta dar carga, ela vai ficar cada dia pior, o ideal é colocar uma bateria nova mesmo.
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Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
Minha Sahara de manhã reinava pra pegar e eu dava um tranquinho engatada na 1º puxando pra traz e empurrando pra frente, assim o motor movimentava e aliviava o arranque. Tudo conforme o Paulão comentou.
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
Falou tudo Juliano.. pelos sintomas parece só uma bateria velha mesmo..
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
Pega o multímetro, coloca para medir corrente (Simbolo de A de Amperes).João Neres escreveu:vou fazer isso, brigado ai cara
Desconecta o polo positivo da sua bateria. Liga uma ponta do multímetro no polo + da bateria, a outra ponta do multimetro no cabo + do chicote. O multimetro fica no meio do circuito.
NÃO DE PARTIDA, se não diga adeus ao multímetro...
O valor máximo está no manual de serviço da sua moto, da minha Honda Biz deve ser menor que 0.0001 A, ou 0.1mA, no máximo.
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
Poisé, eu percebi que era bateria mesmo quando dei uma carguinha e o motor girou, to pensando em colocar uma de no-break, mais barata e que possui uma amperagem maior, uma de uns 9A, pois acredito que seja um pouco mais pesado pra girar, quando coloquei a bateria da X nela nao girou, e na X tava girando normalmente,Juliano escreveu:André o seu problema é bateria.
Tem 2 formas da bateria pifar:
1- cola os pólos, você está rodando com o carro ou moto, desliga, e não liga mais, a bateria pifa de uma vez.
2- a bateria perde a CAPACIDADE DE CORRENTE. Ela carrega, tem os 12 ou 13 Volts, porém não consegue armazenar uma quantidade grande de carga. Nesse caso ela começa a perder eficiência aos poucos, comigo já aconteceu de eu usar o carro até uns 2 meses com a bateria baleada, cedo eu dava um tranco e ia trabalhar, na hora do almoço ela estava boa, mas se eu não saía para almoçar de carro, no final da tarde tinha que dar um tranco novamente.
Não adianta dar carga, ela vai ficar cada dia pior, o ideal é colocar uma bateria nova mesmo.
No final foi bom isso ter acontecido pois abri o motor de arranque, aprendi na prática como trocar as escovas e tal, sabia nada disso, e o motor tava num estado deprimente
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
Ta certo... troca a bateria e veja se resolve...
Agora, 9AH não é uma cepa de bateria não? A bateria original da WR é aquela de CG, 4AH, aguentou na minha 4 anos.
A titulo de curiosidade: Meu rastreador puxa 0,035A (35mA) em repouso.
Na bateria de 4AH depois de 1 semana ainda dá partida, 10 dias morre até o painel. Se em repouso a sua estiver puxando próximo disso, tem algo errado...
Agora, 9AH não é uma cepa de bateria não? A bateria original da WR é aquela de CG, 4AH, aguentou na minha 4 anos.
A titulo de curiosidade: Meu rastreador puxa 0,035A (35mA) em repouso.
Na bateria de 4AH depois de 1 semana ainda dá partida, 10 dias morre até o painel. Se em repouso a sua estiver puxando próximo disso, tem algo errado...
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
9ah eu exagerei haha, mas vou colocar uma de uns 7, tipo a que vem original nas falconsRushdb escreveu:Ta certo... troca a bateria e veja se resolve...
Agora, 9AH não é uma cepa de bateria não? A bateria original da WR é aquela de CG, 4AH, aguentou na minha 4 anos.
A titulo de curiosidade: Meu rastreador puxa 0,035A (35mA) em repouso.
Na bateria de 4AH depois de 1 semana ainda dá partida, 10 dias morre até o painel. Se em repouso a sua estiver puxando próximo disso, tem algo errado...
Re: [AJUDA] -> Partida Crf300
A bateria da XRE 300 é a mesma da CRF 230... eu fiquei de cara qdo meu mecanico me falou isso.
Então, se tem como colocar uma de maior amperagem, mete bala...
Então, se tem como colocar uma de maior amperagem, mete bala...
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