4° marcha da DT 180 esta com propblemas... me ajudem?
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4° marcha da DT 180 esta com propblemas... me ajudem?
Bom pessoal a minha dt quando eu engato a 4° marcha ela não anda , fica fazendo um barulho , fica dandos uns socos e não anda.
A outras marchas estão normais .
O que pode ser ?
Me ajudem por favor.
A outras marchas estão normais .
O que pode ser ?
Me ajudem por favor.
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Eu vou tentar abrir o motor , pois estou de saco cheio de ficar levando a moto para o mecanico. Eu tenho alguma experiencia mas eu preciso de algumas dicas.
Eu pretendo comprar um sacador de magneto para tirar o volante magnético , sera que da para eu separar as carcaças do motor sem presisar da ferramenta especial .
Eu pretendo comprar um sacador de magneto para tirar o volante magnético , sera que da para eu separar as carcaças do motor sem presisar da ferramenta especial .
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DT180? Já mexi em caixa dessa moto...
Dica mais importante: Se sua moto tiver parafusos Philips (sao os originais de fabrica) para fechar as metades do motor (eu vivo dizendo que engenheiro de moto nao tem mae....), arranje uma chave de impacto... Sem ela vai ser muito dificil soltar os parafusos...
Pra separar as metades, vai batendo de levinho com um martelo de borracha, com paciencia e tempo, vc separa numa boa. Tem ferramenta propria, sim, mas é desnecessário... Aliás, até o magneto vc tira sem a ferramenta apropriada, se vc tiver muita paciencia e bastante tempo....
qualquer coisa posta aí...
-- spode
Dica mais importante: Se sua moto tiver parafusos Philips (sao os originais de fabrica) para fechar as metades do motor (eu vivo dizendo que engenheiro de moto nao tem mae....), arranje uma chave de impacto... Sem ela vai ser muito dificil soltar os parafusos...
Pra separar as metades, vai batendo de levinho com um martelo de borracha, com paciencia e tempo, vc separa numa boa. Tem ferramenta propria, sim, mas é desnecessário... Aliás, até o magneto vc tira sem a ferramenta apropriada, se vc tiver muita paciencia e bastante tempo....
qualquer coisa posta aí...
-- spode
Já desmontei a caixa tentando achar o defeito da quarta.
Resultado, depois de uma baita sufoco pra abrir, uma carcaça quebrada (posteriormente soldada) não vi nada de diferente.
OU SEJA
MANDE NO MECANICO, o defeito geralmente é um dos garfos (no lado que vai dois) gasto e engrenagens da 3ª e 4ª gastas.
Pra arrumar a minha o mecanico cobrou 80 Reais, incluindo, mão-de-obra, solda na carcaça e cambio arrumado (não sei se ele trocou algo, re-usinou, mas como funcionou por um bom tempo até eu vender a moto nem quero saber).
Sim, eu também gosto de mexer eu mesmo na moto, não mando em mecanico, mas vai por mim, cambio é bem melhor mandar arrumar, do que tentar e fazer cagada.
Resultado, depois de uma baita sufoco pra abrir, uma carcaça quebrada (posteriormente soldada) não vi nada de diferente.
OU SEJA
MANDE NO MECANICO, o defeito geralmente é um dos garfos (no lado que vai dois) gasto e engrenagens da 3ª e 4ª gastas.
Pra arrumar a minha o mecanico cobrou 80 Reais, incluindo, mão-de-obra, solda na carcaça e cambio arrumado (não sei se ele trocou algo, re-usinou, mas como funcionou por um bom tempo até eu vender a moto nem quero saber).
Sim, eu também gosto de mexer eu mesmo na moto, não mando em mecanico, mas vai por mim, cambio é bem melhor mandar arrumar, do que tentar e fazer cagada.
uai, é quase parecido com lego! ahahahahahaproelton escreveu:cara vc só vai ver "O" quebra cabeça, na hora que tentar montar, ou na hora que tiver olhando pras dezenas de mini engrenagens, molas, retentores, alavancas, garfos, parafusos, discos, separadores, eixos, vira brequim, pinhao, travas, que tem ali pelo meio e "ao redor" do cambio (hehe exagerei ou nao?)
anel-mola, que tu diz, é o anel do pistao? Nem precisa de ferramenta propria, uma chavinha de fenda pequena serve, os aneis de moto sao pequenos e fininhos...proelton escreveu: tem que ter alem dessas ferramentas citadas, o sacador de anel-mola de varios modelos
e o pior é abrir e nao "ver" o defeito hehehe 8) 8) #-o #-o #-o
Num caso desse nem precisa do paquimetro!proelton escreveu: na minha ex-TDM quando falhava a 3a e dava esses socos, a engrenagem tava com varios dentes danificados/quebrados (o meca q falo!), e esses dentes vao ficando no fundo da caixa!
Vai uma dica: Paquimetro é uma ferramenta cara (dá uma olhada no submarino.com, eles vendem) e pouco usada, as vezes nem vale a pena... Mas a Tramontina fabrica um paquimetro de plastico, que custa menos de 20 pilas. Aliás, o meu paquimetro é um desses de plastico. Nao é tao xiq quando um de aço, ele é propenso a desgaste, nao tem a mesma precisão do de aço mas mede até 0.05mm numa boa. Achei o meu num hipermercado associado a rede walmart, vê aí na sua área...
-- spode
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Ola Pessoal , td bem com vcs.
Bom galera , eu consegui abrir o motor , depois de muita dificuldade de tirar ele do quadro da moto , de tirar o magneto com o sacador , tirar os parafusos philips da carcaça (esses pelo amor de Deus , me deram um puts trabalho , como eu não tira chave de impacto eu usei uma chave de philips velha para bater , mas como foi trabalhoso tirar esses parafusos), e finalmente separar as carcaças (deram um pouco de trabalho também , tive que bater com um martelo de borracha).
Bom galera tirei os eixos das engrenagens e vi que o garfo que aciona a 4° marcha e a 2° marcha( esse garfo que me refiro é aquele maior que fica paralelo com outra do mesmo tamanho mas esse fica em cima , ela aciona as engrenagens do eixo secundario o eixo do pinhão), vi que ela esta com um desgaste , vi que esta um pouco comida.
E vi que a engrenagens esta um pouco gasta mas eu vou tirar ela do eixo .
Vou postar umas fotos....
essa é foto do garfo que esta na carcaça
essa é o garfo , note o destaque , vejam que a um desgaste tipo um esmerilhamento
depois postareio outras fotos
Bom galera , eu consegui abrir o motor , depois de muita dificuldade de tirar ele do quadro da moto , de tirar o magneto com o sacador , tirar os parafusos philips da carcaça (esses pelo amor de Deus , me deram um puts trabalho , como eu não tira chave de impacto eu usei uma chave de philips velha para bater , mas como foi trabalhoso tirar esses parafusos), e finalmente separar as carcaças (deram um pouco de trabalho também , tive que bater com um martelo de borracha).
Bom galera tirei os eixos das engrenagens e vi que o garfo que aciona a 4° marcha e a 2° marcha( esse garfo que me refiro é aquele maior que fica paralelo com outra do mesmo tamanho mas esse fica em cima , ela aciona as engrenagens do eixo secundario o eixo do pinhão), vi que ela esta com um desgaste , vi que esta um pouco comida.
E vi que a engrenagens esta um pouco gasta mas eu vou tirar ela do eixo .
Vou postar umas fotos....
essa é foto do garfo que esta na carcaça
essa é o garfo , note o destaque , vejam que a um desgaste tipo um esmerilhamento
depois postareio outras fotos
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Outras fotos
Esse é o conjuto de engrenagens notem que este cambio é de 6 marchas
esse eixo de engrenagens é do eixo do pinhão , note que a engrenagem que eu destaquei é a da 6° marcha ela é uma engrenagem fixa corrediça ela aciona a 4° marcha e 2º marcha que são engrenagens locas...
Bom gelara é isso depois eu vou tirar essa engrenagens do eixo e tirarei novas fotos ..... e tirarei algumas duvidas com vcs.... postem ai o que vcs acham........ :D
Esse é o conjuto de engrenagens notem que este cambio é de 6 marchas
esse eixo de engrenagens é do eixo do pinhão , note que a engrenagem que eu destaquei é a da 6° marcha ela é uma engrenagem fixa corrediça ela aciona a 4° marcha e 2º marcha que são engrenagens locas...
Bom gelara é isso depois eu vou tirar essa engrenagens do eixo e tirarei novas fotos ..... e tirarei algumas duvidas com vcs.... postem ai o que vcs acham........ :D
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Esta é a relação de engrenagens destacadas , se eu estiver errado me corrijam..
[img=http://img234.imageshack.us/img234/4057/dsc00936smallba1.jpg]
[img=http://img234.imageshack.us/img234/4057/dsc00936smallba1.jpg]
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Pessoal não sei o que esta acontecendo, por que as fotos não esta aparecendo vou tentar de novo é so seguirem a seguencia:
essa é foto do garfo que esta na carcaça
essa é o garfo , note o destaque , vejam que a um desgaste tipo um esmerilhamento
esse eixo de engrenagens é do eixo do pinhão , note que a engrenagem que eu destaquei é a da 6° marcha ela é uma engrenagem fixa corrediça ela aciona a 4° marcha e 2º marcha que são engrenagens locas...
Bom gelara é isso depois eu vou tirar essa engrenagens do eixo e tirarei novas fotos ..... e tirarei algumas duvidas com vcs.... postem ai o que vcs acham......
essa é foto do garfo que esta na carcaça
essa é o garfo , note o destaque , vejam que a um desgaste tipo um esmerilhamento
esse eixo de engrenagens é do eixo do pinhão , note que a engrenagem que eu destaquei é a da 6° marcha ela é uma engrenagem fixa corrediça ela aciona a 4° marcha e 2º marcha que são engrenagens locas...
Bom gelara é isso depois eu vou tirar essa engrenagens do eixo e tirarei novas fotos ..... e tirarei algumas duvidas com vcs.... postem ai o que vcs acham......
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Acho que deu certo as fotos apareceram.
Bom aproveitando o tópico vou colocar a relaçoes dos diametros das engrenagens , medidas por paquimetro.
Se estiver errado corrijam pessoal.
Eixo 1° / Eixo 2°
1° marcha= 27/73,5 mm
2° marcha= 35,5/64 mm
3° marcha= 42,5/58mm
4° marcha= 48/52,5mm
5° marcha= 50/50mm
6° marcha= 53,5/46,5mm
Acho que é isso galera... vão postando ai pessoal.... vão
Bom aproveitando o tópico vou colocar a relaçoes dos diametros das engrenagens , medidas por paquimetro.
Se estiver errado corrijam pessoal.
Eixo 1° / Eixo 2°
1° marcha= 27/73,5 mm
2° marcha= 35,5/64 mm
3° marcha= 42,5/58mm
4° marcha= 48/52,5mm
5° marcha= 50/50mm
6° marcha= 53,5/46,5mm
Acho que é isso galera... vão postando ai pessoal.... vão
Esse garfo tá empenado. Nao era pra ter nenhuma marca!
Problema descoberto!
Verifique apenas se as engrenagens estao boas... Vc postou as medidas... Vc tem o manual de serviço? Nele tem as medidas que devem ter...
quanto aos parafusos philips da carcaça... vc é um heroi ter tirado eles sem a chave de impacto!!!!!!!! Agora, pegue todos eles, vá na loja de parafuso, compre allens de aço da mesma medida e jogue os philips beeeeem longe!!!! Aproveita e troca os da tampa da embreagem e do magneto por allen tb... Eu odeio parafuso hexagonal e fenda/philips, se dependesse de mim, 90% dos parafusos de uma moto seriam allen.
-- spode
Problema descoberto!
Verifique apenas se as engrenagens estao boas... Vc postou as medidas... Vc tem o manual de serviço? Nele tem as medidas que devem ter...
quanto aos parafusos philips da carcaça... vc é um heroi ter tirado eles sem a chave de impacto!!!!!!!! Agora, pegue todos eles, vá na loja de parafuso, compre allens de aço da mesma medida e jogue os philips beeeeem longe!!!! Aproveita e troca os da tampa da embreagem e do magneto por allen tb... Eu odeio parafuso hexagonal e fenda/philips, se dependesse de mim, 90% dos parafusos de uma moto seriam allen.
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Ola Spode obrigado, pelas dicas .
Os parafusos philips eu tirei com uma ponteira de uma chave philips , segureia a ponteira com um alicate de pressão e dei muitas pancadas com martelo , me deram muito trabalho estes parafusos para sairem, mar vou trocar todos por ALEM.
Bom eu verifiquei todas as engrenagens , não tem nenhum dente quebrado e não tem nenhum torto parecem estar bons.
A unica coisa de anormal que eu vi nas engrenagens , é o encaixa da 6° marcha que engata na 4°marcha ( Eixo secúndario), que esta um pouco arredondado , pode ser que isso tenha acontecido por causa do garfo , mas se eu der uma limada ou levar para o torneiro pode ser tirado esses arrendamentos .Eu desmontei as engrenagens dos eixos vou posta-las para voces verem melhor.
Engrenagens do Eixo primario (eixo da embreagem)
Engrenagens do Eixo secúdario(eixo do pinhão)
E questa da 6° marcha que mencionei acima , pesso que vc amplei a imagem e veja onde eu destaquei em vermelho é aqueles arredondamentos e onde eu destaque de azul pode ver que esta retinho. Note que nestes resalto da engrenagem e que engata na 4° marcha para dar a tração .
Sera que terei que trocar esta engrenagem ou uma limada resolve , sera que terei que mandar fresar as engrenagens.
Sobre as relações do cambio.Eu não tenho o manual de serviço da Dt de 6 marchas só tenho o da de 5 marchas , as medidas eu medi no paquimetro talvez não são medidas exatas.
Bom ja escrevi demais, depois eu volta a postar
Abraços.......
Os parafusos philips eu tirei com uma ponteira de uma chave philips , segureia a ponteira com um alicate de pressão e dei muitas pancadas com martelo , me deram muito trabalho estes parafusos para sairem, mar vou trocar todos por ALEM.
Bom eu verifiquei todas as engrenagens , não tem nenhum dente quebrado e não tem nenhum torto parecem estar bons.
A unica coisa de anormal que eu vi nas engrenagens , é o encaixa da 6° marcha que engata na 4°marcha ( Eixo secúndario), que esta um pouco arredondado , pode ser que isso tenha acontecido por causa do garfo , mas se eu der uma limada ou levar para o torneiro pode ser tirado esses arrendamentos .Eu desmontei as engrenagens dos eixos vou posta-las para voces verem melhor.
Engrenagens do Eixo primario (eixo da embreagem)
Engrenagens do Eixo secúdario(eixo do pinhão)
E questa da 6° marcha que mencionei acima , pesso que vc amplei a imagem e veja onde eu destaquei em vermelho é aqueles arredondamentos e onde eu destaque de azul pode ver que esta retinho. Note que nestes resalto da engrenagem e que engata na 4° marcha para dar a tração .
Sera que terei que trocar esta engrenagem ou uma limada resolve , sera que terei que mandar fresar as engrenagens.
Sobre as relações do cambio.Eu não tenho o manual de serviço da Dt de 6 marchas só tenho o da de 5 marchas , as medidas eu medi no paquimetro talvez não são medidas exatas.
Bom ja escrevi demais, depois eu volta a postar
Abraços.......
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