DICA – Aperto correto do parafuso de dreno do óleo!

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

Guto Nunes
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Março 2008 à21 15:06

DICA – Aperto correto do parafuso de dreno do óleo!

Mensagem por Guto Nunes »

Tendo em vista o problema que alguns usuários tem tido na hora de trocar o óleo, o cuidado com o aperto correto do parafuso de dreno para que o mesmo não danifique a rosca no bloco do motor, gostaria de expor esta dica:

Antes da troca, faça uma marcação no parafuso e no bloco do motor, mas não use canetinha, o ideal é que a marca fique permanente, por isso, dê um pequeno talho, arranhão ou risco no parafuso e no bloco, marcação alinhada. Pode-se desenhar uma seta arranhando o parafuso e sempre se guiar em colocá-la na posição escolhida, etc.

...drenado o óleo, é hora de recolocar o parafuso, coloque o parafuso e vá apertando com a mão mesmo, deve-se encostar o parafuso totalmente com a arruela e bloco do motor, quando ele ficar duro significa que já esta próximo do aperto final, vai verificar que a marca que foi feita no parafuso estará perto da outra marca que foi feita no motor, aí é só ir apertando lentamente com a chave correta, poderá dar pequenos “socos” na chave, mas bem de leve até que as marcas coincidam, fiquem na mesma linha, alinhadas, tenha atenção, com muita força você poderá dar mais de uma volta no parfuso, pois a arruela vai ficar muito fina até quebrar...... lembrando que: em qualquer posição que colocar o parafuso, ele sempre vai parar no mesmo lugar, já testei isso, digo isto porque alguns parafusos, não neste caso, podem começar a enroscar em posição diferente, etc.........pronto, o aperto esta correto e não forçou as roscas!

...não esqueça de trocar a arruela de vedação, o ideal é sempre trocá-la em conjunto com o óleo, trocar por uma nova. Caso contrário, terá que apertar o parafuso além da marca feita no bloco, isso porque a arruela é esmagada toda vez que ela é apertada, logo, ela vai ficando mais fina, sempre trocar por outra arruela nova.

ou: http://img223.imageshack.us/img223/6268 ... rtoan5.jpg

Veja na foto um exemplo que pode variar de moto para moto:
Imagem
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Blz Guto...valeu pela contribuição ao fórum.... :wink: =D>
Guto Nunes
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Março 2008 à21 15:06

Mensagem por Guto Nunes »

OK, só uma correção:

lembrando que: em qualquer posição que colocar o parafuso, ele sempre vai parar no mesmo lugar, TESTAR ANTES NA SUA MOTO, já testei isso na minha, digo isto porque alguns parafusos podem começar a enroscar em posição diferente, etc.........pronto, o aperto esta correto e não forçou as roscas!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Boa dica... eu ja estraguei a rosca de uma DT200... depois passei a meter cola travarosca a cada troca de óleo! :mrgreen:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

eh verdade cross, eu pocas vez vi roscas duplas, em motos que eu me lembre nenhuma!
ruanmt
Membro
Mensagens: 313
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à45 22:52

Mensagem por ruanmt »

Boooooooooooooooaaaa!!! eu mesmo estraguei a rosca da minha tornado!! muito boa essa dicaaa!!!
a arruela....eh de algum material especifico??
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Gustavo/PR escreveu:Boa dica... eu ja estraguei a rosca de uma DT200... depois passei a meter cola travarosca a cada troca de óleo! :mrgreen:
Onde compro esse travarosca ? Como é o nome do produto certinho para eu poder procurar ?

Agradeço desde já
Stealth
Guto Nunes
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Março 2008 à21 15:06

Mensagem por Guto Nunes »

ruanmt escreveu:Boooooooooooooooaaaa!!! eu mesmo estraguei a rosca da minha tornado!! muito boa essa dicaaa!!!
a arruela....eh de algum material especifico??
Se não me engano, ela é feita de alumínio, e ele é feito bem fraco, justamente para ir afinando, vedando e não forçando as roscas, mas existem casos em que apertam tanto que a arruela vai afinando até quebrar, aí a força vai para as roscas!

Quanto a trava rosca, estou especulando, deve ficar de olho quanto a sua resistência, quanto ao calor, se ela romper devido ao aquecimento do óleo e do motor, o óleo pode descer e com você andando......aí já viu né, vai tudo pro espaço. Pode-se fazer o reparo da rosca do bloco com um torneiro mecânico, ele fará uma nova rosca e colocará um novo parafuso!

Boa sorte!
Guto Nunes
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Março 2008 à21 15:06

Mensagem por Guto Nunes »

...algumas motos mais "antigas" usam um anel de borracha ou o-ring, mas o procedimento é o mesmo, apertar até alinhar as marcas!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Stealth, que eu conheço, é o Loctite

Os Trava Roscas líquidos anaeróbicos (funcionan na ausencia de ar), evitam a soltura de porcas e parafusos, agindo também como vedantes. Esta é uma tecnologia revolucionária para travamento e vedação de roscas, através da cura do adesivo em contato com o metal na ausência de ar.

Agora tem uma novidade, trava rosca em Bastão, segue o link:
http://www.loctite.com.br/int_henkel/lo ... /index.cfm


[s]
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Gustavo/PR escreveu:Stealth, que eu conheço, é o Loctite

Os Trava Roscas líquidos anaeróbicos (funcionan na ausencia de ar), evitam a soltura de porcas e parafusos, agindo também como vedantes. Esta é uma tecnologia revolucionária para travamento e vedação de roscas, através da cura do adesivo em contato com o metal na ausência de ar.

Agora tem uma novidade, trava rosca em Bastão, segue o link:
http://www.loctite.com.br/int_henkel/lo ... /index.cfm


[s]
Procuro isso em loja de que ?

Abração
Stealth
Guto Nunes
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Março 2008 à21 15:06

Mensagem por Guto Nunes »

crosschão escreveu:
Stealth escreveu:
Gustavo/PR escreveu:Stealth, que eu conheço, é o Loctite

Os Trava Roscas líquidos anaeróbicos (funcionan na ausencia de ar), evitam a soltura de porcas e parafusos, agindo também como vedantes. Esta é uma tecnologia revolucionária para travamento e vedação de roscas, através da cura do adesivo em contato com o metal na ausência de ar.

Agora tem uma novidade, trava rosca em Bastão, segue o link:
http://www.loctite.com.br/int_henkel/lo ... /index.cfm


[s]
Procuro isso em loja de que ?

Abração
Stealth

loja de parafuso geralemnte tem ou alguma que venda ferramentas, se vc for usar cola preste a atenção pois existem varios tipos , umas que dõ manutenção ouseja vc pode asoltar varias vezes o parafuso que não prejudica a colca e existem a que trava rosca mesmo estas somente aquecendo o material pra soltar portanto veja bem pra que vc precisa e onde vai usar ok.


a de cor azul geralmente eh as que dão manutenção

a de cor vermelha em via de regra eh trava rosca essa eh froids soltar depois

e a de cor verde são as que se usam pra travar rolamentos com folga na carcaça e embuchamentos .

abs
cross

Pessoal, muita atenção com estes “ gatilhos “, com utilização de fitas veda cano ou com o TRAVA ROSCA:

..tomem cuidado para não permitir que a fita ou o TRAVA ROSCA se rompam e contaminem o óleo do motor, quero dizer, entre ou caiam dentro do motor, se por algum descuido entrar algum pedaço de fita ou da cola do TRAVA ROSCA, este poderá circular e entupir alguma canaleta de circulação de óleo, e fique de olho, conforme o motor vai esquentando, observar se a fita ou a cola vai segurar o óleo quente, muita atenção!

Boa sorte!
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Guto Nunes escreveu:
crosschão escreveu:
Stealth escreveu: Procuro isso em loja de que ?

Abração
Stealth

loja de parafuso geralemnte tem ou alguma que venda ferramentas, se vc for usar cola preste a atenção pois existem varios tipos , umas que dõ manutenção ouseja vc pode asoltar varias vezes o parafuso que não prejudica a colca e existem a que trava rosca mesmo estas somente aquecendo o material pra soltar portanto veja bem pra que vc precisa e onde vai usar ok.


a de cor azul geralmente eh as que dão manutenção

a de cor vermelha em via de regra eh trava rosca essa eh froids soltar depois

e a de cor verde são as que se usam pra travar rolamentos com folga na carcaça e embuchamentos .

abs
cross

Pessoal, muita atenção com estes “ gatilhos “, com utilização de fitas veda cano ou com o TRAVA ROSCA:

..tomem cuidado para não permitir que a fita ou o TRAVA ROSCA se rompam e contaminem o óleo do motor, quero dizer, entre ou caiam dentro do motor, se por algum descuido entrar algum pedaço de fita ou da cola do TRAVA ROSCA, este poderá circular e entupir alguma canaleta de circulação de óleo, e fique de olho, conforme o motor vai esquentando, observar se a fita ou a cola vai segurar o óleo quente, muita atenção!

Boa sorte!
Pensei nisso também. Sobre a contaminação com o óleo do motor. Não sei se estou certo (ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ERRADO), mas eu estou pensando com passar esse trava rosca não na rosca em sim, mas naquela arruela do que tem no parafuso. Essa arruela faz contato com o bloco do motor por baixo. Aí não teria a menor possibilidade de passar pela rosca e chegar até o óleo. Estou correto quanto a utilização ?

Abração
Stealth
Guto Nunes
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Março 2008 à21 15:06

Mensagem por Guto Nunes »

...
...Stealth, se as roscas, tanto do bloco quanto ao parafuso estão ok, e também a arrulea esta nova, não há necessidade em passar este vedador!

abraços,
Guto Nunes
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Março 2008 à21 15:06

Mensagem por Guto Nunes »

..quando se troca a arruela, pode-se reparar que a mesma sofreu uma pressão, modificação......na pressão, durante o aperto, a aruuela se molda vedando perfeitamente a junção entre parafuso e bloco do motor, logo, não havendo necessidade de cola, mesmo assim é importante verificar se há vazamentos e medir pelo menos uma vez por semana o nível do óleo.

Compare uma arruela nova e uma usada e verá como ela fica.

Boa sorte!
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Eita, já passei por uma boa por conta dum parafuso q se soltou...
Treinando SM em 2007, o parafuso da minha toni soltou e foi um chão li ndo demais, arrastei a motoca por uns 15 mts....

Olhem o video, deixem o som alto, dá pra ouvir eu passando arrastando tudo pelo ..., no inicio falo q foi o cambio, daí levantamos a moto e vimos q foi o parafuso q soltou e jogou oleo na pista e pneu.

http://www.youtube.com/watch?v=37856cPFvnA
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem