Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por OrlandoMX »

apalareti escreveu:
Macauba escreveu:Bicho, na boa, frente ao que uns entendem aqui eu sou nenem perto desses caras...
Eu tenho uma CRF 250 R 2008 a 1 ano e 7 meses, independente da minha tocada eu so mexi "no motor" uma

vez na vida que foi quando troquei as 4 valvulas e mais naaaaada...filtro de oleo? troquei uma vez so doidao...
o pessoal hj nao da valor no zelo que vc tem, so quer comprar sua moto matandoooo...

Onde eu quero chegar? Sempre usei esse Mobil 4T ae, vai falar que se eu usasse esses oleos caros de 50 pau/ litro
meu motor teria uma melhor bla bla bla bla??

Eu acho que nao precisa gastar grana com oleos mais caros, porem dou o meu exemplo que pelo menos nas trocas eu fazia de 6 em 6 horas o do motor e umas 10 h o cambio...

Faço uma loucura com meu filtro de ar, banho ele inteiro num oleo 140 e expremo ate sair tudo, quaaase todo
treino, faz meeeeses que meu carbura está limpo...
Será que se você usasse um sintético suas válvulas teriam dado problema?
Gozado ne, a minha honda, a do ale, e de mais uma par de gente q faz as trocas de filtro, e usa oleo bom nunca deram problema.......
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por apalareti »

Deixa eu fazer uma conta rápida:

50 no top speed (troco a cada 10 horas, uso em pista)
12 no filtro K&N (Troco a cada 10 horas, mas estou pensando em trocar a cada 20)
60 no Oil Filter (dura uns 2 anos)

62 a cada 2 meses (1 mes = 4 horas)
Em 2 anos = 744 + 60 do oil filter = 804

5 válvulas de titânio = 1750
Guias, retentores, junta, etc... nem vou calcular
MO... tb não vou calcular
O resto das peças do motor... não vou calcular tb...

Acho que vou continuar com sintético. hehehehehe
Macauba
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 11 Janeiro 2010 à17 10:08

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por Macauba »

Apala e Orlando, galera, claro, pq nao??
So que quando peguei a minha moto do cara, a moto de regulagens e manutençao tava uma zica brava...

e o cara treinando estorava giro demais, direto...entao eu penso que ate o momento nao me culpo
o causador das valvulas desgastadas e manutençoes mal feitas ( se ocorreram) do dono passado da minha moto.

Falta muito pra saber como vcs, mas depois que passei a conhecer mais a hondinha ela nao me deu mais problemas
Quando troquei o filtro do motor pela primeira vez tavaaa suuujo heinn...

agr ja fazem uns 4 meses que eu nao troco, kkk
Mas como nascemos com uma boca e 2 orelhas vou escutar vcs mais.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por Ricardo »

Quanto à troca de óleo, ao meu ver, não tem problema continuar fazendo do jeito que tu fazes Macauba, lembro quando tu comprou a moto se não me engano comentou aqui no FLM que teria que mexer nas válvulas...

Só eu cuidaria mais deste teu filtro de óleo, eu trocaria a cada 2-3 trocas de óleo ou usaria um lavável.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por Marcus DT »

Galera, consegui o Motul 5100 por R$ 27/L. Se alguém do RJ quiser fazer group-buy, acho que dá pra conseguir mais um descontinho.

Sinceramente, esse óleo para um distribuidor grande deve chegar por uns R$ 18. Pedir R$ 45 é palhaçada!
enio
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 22 Maio 2006 à35 22:14

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por enio »

Marcus DT escreveu:Galera, consegui o Motul 5100 por R$ 27/L. Se alguém do RJ quiser fazer group-buy, acho que dá pra conseguir mais um descontinho.

Sinceramente, esse óleo para um distribuidor grande deve chegar por uns R$ 18. Pedir R$ 45 é palhaçada!

Marcus, quero entrar nessa da compra do Motul.

Qualquer novidade me avise.

Abração.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por Marcus DT »

Enio, quantos litros você vai querer? Vai pegar como?

Já to com 15L confirmados, acho que se chegarmos nos 20L o cara abaixa o preço ainda mais!
enio
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 22 Maio 2006 à35 22:14

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por enio »

Marcus DT escreveu:Enio, quantos litros você vai querer? Vai pegar como?

Já to com 15L confirmados, acho que se chegarmos nos 20L o cara abaixa o preço ainda mais!
Marcus, tô sabendo que tá de moto nova... aplauso:: joia::: Parabens.
Querendo vir andar aqui na região de Bananal ou de Mauá é só falar.

Quero uns 5 litros.
Como faço pra pegar com vc?
Meus filhos moram ai no Rio, em copacabana.

Abração, fique com Deus e até.

Enio.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por Marcus DT »

Enio, me passa teu e-mail por MP. Preciso confirmar a encomenda até 03/08 e o cara irá entregar no dia 08/08. Qualquer coisa posso buscar pra você e depois a gente vê como vc pega, sem problema. A hora que eu tiver com tudo certinho (vou tentar chorar esses R$ 27/L), te mando um e-mail com os dados para depósito, blz?

Cara, sou doido para andar por essa região! To pensando em criar um tópico do estado do RJ aqui no FLM para marcar os rolés... Deixa só eu acostumar com a motoca nova que a gente marca de andar aí!

Abraço,
Marcus DT
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por caco »

bom dia colegas.
aprendi muito aqui e ainda tava em dúvidas quanto a diferença de óleo mineral para sintético, então aqui vai:

http://www.petrobras.com.br/produtos_se ... tas.htm#13" target="_blank

18. Qual a diferença entre o óleo mineral, semi-sintético e sintético? Eles podem ser misturados?
R: O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. Sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as superfícies metálicas e refrigerar, independentemente de ser mineral ou sintético. A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros. Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.

Não é recomendado misturar óleos minerais com sintéticos, principalmente de empresas diferentes. Seus óleos básicos apresentam naturezas químicas diferentes e a mistura pode comprometer o desempenho de sua aditivação, podendo gerar depósitos. Além disso, não é economicamente vantajoso, já que o óleo sintético é muito mais caro que o mineral, e a mistura dos dois equivale praticamente ao óleo mineral, sendo, portanto, um desperdício.

Uma dica interessante se refere à troca de óleo mineral por sintético. É importante trocar o filtro de óleo junto com a primeira carga de sintético e trocar esta carga no período normal de troca do veículo em função da sua utilização.
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por caco »

marcus, pala, gelous, ale, orlando e colegas, desculpe insistir no assunto, mas achei uma matéria ótima na net, faz uma comparação científica entre alguns tipos de óleo, mineral e sintético e usa inclusive óleo automotivo para comparar com o de moto.

queria que este assunto fosse um tópico fixo, é muito importante.

pelo que li o mobil mx4t é um dos melhores.

tem 19 gráficos mostrando diversas qualidades apresentadas pelos produtos nos testes.

se alguém entender todo o texto dá uma luz pra nós.

"http://www.sportrider.com/tech/146_0310_oil/index.html"
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por Marcus DT »

Caco, tem mais é que insistir no assunto mesmo, pois ninguém chegou numa conclusão ainda. To enrolado agora, não vou conseguir ler a matéria, mas farei isso depois com calma. O fróids dessas matérias gringas é que 99% dos óleos ali abordados não tem no Brasil: por alto só identifiquei o Motorex Topspeed (R$ 50/L), Motorex Top Syn (R$ 60/L), Motul 300V (R$ 70/L) e o Mobil 1 (R$ 50/L).

Eu acabei comprando 5 litros do Motul 5100 por R$ 25/L, mas confesso que ainda não estou 100% convencido que é o melhor custo benefício a venda no Brasil. Acho que tem opções 100% sintéticas que custam pouca coisa a mais (ou a menos), mas que são pouco divulgadas e por isso a galera com pé atrás.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade

Mensagem por bessa27 »

Lendo este topico fiquei trsite.

Posso perceber que estou ficando velho, e antes, um assunto como este, me faqzia escrever durante minutos ou horas, e o que eu tinha duvida iria buscar informações e razões logicas.

Hj em dia só quero montar na moto e andar..... só sei que tem que ser Motul 5100 KKKKKK
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade

Mensagem por Guilherme 2T »

Eu estou usando na minha o Motul 300V!

é um pouco caro, mas esse finde eu vi uma coisa que me convenceu de continuar o uso.

Meu amigo caiu dentro de um rio com uma KXF250 que usava o mesmo óleo. A moto inundou de água, e ele se deu conta alguns km depois que o óleo estava branco.

Hoje ele abriu o motor no mecânico, e as peças ainda tinham uma camada de óleo, beeem fina mas ajudou a proteger o motor!!
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade

Mensagem por caco »

outro teste de óleo....
"http://www.oil-tech.com/motorcycle-oil-comparison.pdf"

ainda acho que o mobil tá de bom tamanho para ao meu uso.
Cleber T.
Membro
Mensagens: 402
Registrado em: 07 Agosto 2007 à49 21:51

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade

Mensagem por Cleber T. »

caco escreveu:outro teste de óleo....
"http://www.oil-tech.com/motorcycle-oil-comparison.pdf"

ainda acho que o mobil tá de bom tamanho para ao meu uso.
bicudo o teste heim caco valeu
ainda bem q o oleo que eu uso se deu bem mobil 1 4T racing hehehe as porsches nao saem de fabrica com ele a toa.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade

Mensagem por apalareti »

Muito bom caco, valeu pela excelente contribuição, pena que são só óleos americanos.

Viram que a linha sintética da motul foi reprovada em alguns testes? Imagina o 5100 então que é semi!!!
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade

Mensagem por bessa27 »

Cleber T. escreveu:
caco escreveu:outro teste de óleo....
"http://www.oil-tech.com/motorcycle-oil-comparison.pdf"

ainda acho que o mobil tá de bom tamanho para ao meu uso.
bicudo o teste heim caco valeu
ainda bem q o oleo que eu uso se deu bem mobil 1 4T racing hehehe as porsches nao saem de fabrica com ele a toa.

O Mobil Racing 4T detonou esse teste! Na general tem quem venda por 39 malandros
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade

Mensagem por caco »

cleber , pala e bessa. vale muito o que os colegas aqui falam e usam, aí sim tem validade... só não vale o cara falar que é melhor por que é mais caro....

leram o teste anterior ?

"http://www.sportrider.com/tech/146_0310_oil/index.html"

e vamos cuidar bem das nossas motos, pois são elas que nos dão alegria.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade

Mensagem por apalareti »

caco escreveu:cleber , pala e bessa. vale muito o que os colegas aqui falam e usam, aí sim tem validade... só não vale o cara falar que é melhor por que é mais caro....

leram o teste anterior ?

"http://www.sportrider.com/tech/146_0310_oil/index.html"

e vamos cuidar bem das nossas motos, pois são elas que nos dão alegria.
Para ser bem honesto não li, mas vi os gráficos.
E falando em gráficos o estudo da AMS achei mais interessante.

Quanto a experiência, também acho válido, mas depende como cada um encara.

Por exemplo: "Troquei de óleo, já fiz uma troca e estou gostando" ... só se for da cor, da embalagem, do preço, pq não dá pra avaliar nada.

Outra coisa, olha a fama que motor 4T tem de ter manutenção alta! Ai te pergunto: "Quantos caras vc conhece que usam Motul 5100, e quantos usam outros óelos?

O motul 300v que é 100% sintético foi reprovado no teste da AMS por desgaste excessivo entre as peças, imagina então o 5100 que é semi-sintético!!!!

A pergunta que não quer calar: " 4T quebra muito pq a maioria usa 5100?"

"a biela das CRFs quebram muito pq está sempre com 5100, ou está sempre com 5100 pq quebra muito?!

"tostines vende mais pq está sempre fresquinho, ou está sempre fresquinho pq vende mais"

"quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?"
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem