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Mais leve e mais potente, Honda apresenta na Europa nova Africa Twin 2020


Africa Twin e e Africa Twin Adventure Sports

Já são mais de três décadas desde o primeiro lançamento da Honda XRV650 Africa Twin. Relançada em 2016, a proposta da Honda é manter a essência e o espírito da moto que se tornou lendária para o público off-road. Desde que retornou ao mercado, foram vendidas mais de 85 mil unidades.

Agora a Africa Twin evoluiu com atualizações e estará disponível para o mercado europeu no último trimestre de 2019. A Honda focou em diferenciar ainda mais a Africa Twin e a sua irmã Adventure Sports, para os aventureiros de plantão encontrarem motos mais preparadas para seus planos. Segundo o anúncio oficial da empresa, duas palavras definem a Africa Twin: “agressiva e compacta”.

A CRF1100L Africa Twin tem maior ênfase para o público off-road, enquanto a Adventure Sports é direcionada para viagens de longa distância – e está disponível também com o sistema opcional de suspensões SHOWA EERA. Ambos os modelos continuam com opção de caixa DCT (Dual Clutch Transmission) de dupla embreagem.

As duas opções disponíveis passaram por redução de peso e ampliação da capacidade do motor. A nova Africa Twin chega ao mercado 5kg mais leve, com 10% de melhoria na relação peso/potência, graças a diversas medidas de redução do peso em áreas chave, como motor, quadro e braço oscilante, oferecendo maior aderência na traseira e uma maior sensibilidade para condução. O novo quadro vem com sub-quadro em alumínio – preso através de parafusos, em vez de soldado ao quadro principal. A referência para a construção é a CRF-450R.


Motor da Africa Twin, mais leve e mais potente.

Já o novo motor bicilíndrico paralelo de 1.084 cm³ conta com homologação de emissões no padrão Euro5, potência máxima de 75 CV e torque máximo de 105 N·m às 6.250 rm. A configuração anterior contava com 998 cm³, então agora a potência máxima aumentou 7% e o torque máximo subiu 6%, assim como estão disponíveis em valores maiores por toda a extensão de rotações. As revisões do motor também incluíram o tempo do comando de válvulas, camisas em alumínio nos cilindros e nova válvula de controle do escape.

Eletrônica e painel de instrumentos

O conjunto de sistemas eletrônicos inclui acelerador eletrônico (Ride-by-Wire) e sistema HSTC de controle da tração, ABS com função de curva, três níveis de controle anti-empinada, controle anti-levantamento da traseira e piscas com função de emergência (ao frear repentinamente a mais de 50km/h, os piscas de alerta acionam automaticamente para avisar outros motoristas de possível parada).

Há seis modos de condução disponíveis. Em quatro deles, os níveis de potência, travagem do motor e ABS são pré-definidos e serão usados de acordo com a situação de condução: Tour, Urban, Gravel e Off-road; os dois modos User permitem personalizar todos os parâmetros de acordo com as necessidades e estilo de pilotagem.


A Africa Twin chega com seis modos de condução

O modo Tour emprega a potência máxima do motor, é pensado para situações de garupa e bagagem carregadas, com ABS ativo também para curvas. Já o modo Urban atende as mais variadas situações e usa potência média, com ABS ativo para curvas. Em Gravel, a moto fornece o nível mais baixo de potência, com somente o ABS traseiro ativo. Já o modo off-road, fornece nível médio de potência, com menor quantidade de frenagem do motor, enquanto o ABS fica ativo para as curvas e o ABS traseiro pode ser desligado. As personalizações oferecem entre os níveis de potência de motor de 01 a 04, frenagem de 01 a 03, e parâmetros ABS para estrada ou para off-road.


Painel de controle

A CRF1100L Africa Twin vem de fábrica com uma tela multi-informações TFT por toque de 6,5 polegadas. As informações são apresentadas de forma facilitada e concisa, e são totalmente ajustáveis: desde unidades de medida que podem ser personalizadas de acordo com a preferência do condutor até quais informações ficarão visíveis. A tela TFT também é compatível com o sistema Apple Carplay®, permitindo indicações de rota e direção, realizar chamadas telefônicas e ainda ouvir música através dos aplicativos instalados no smartphone ligado. Para o sistema Android, também está disponibilizado o sistema Bluetooth.

CRF1100L Africa Twin

Prevista para o uso off-road, a ciclística da moto está ainda mais voltada para o rally. Mais leve e mais fina. Outra melhoria específica é a tela de navegação mais baixa, para facilitar a visão do piloto. A altura do banco permance entre 850 e 870mm, com o guidão 22,5mm mais alto – proporcionando uma posição de pilotagem mais ereta e um controle confortável da moto, tanto em pé quanto sentado. A traseira está 40mm mais estreita para facilitar o alcance do chão. Estão disponíveis como acessórios adicionais duas opções de assento: baixo, entre 825-845mm, ou alto, entre 875-895mm.

Os novos faróis duplos de LED estão mais altos, e também apresentam luzes diurnas que se ajustam automaticamente à intensidade da luz. Os protetores de mão vem standard de fábrica.

CRF1100L Africa Twin Adventure Sports


Tanque de gasolina

Desenvolvida a partir da Africa Twin, a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports é um modelo totalmente equipado para as viagens de longa distância. O tanque é maior e tem capacidade para 24,8 litros de combustível, aumentando a autonomia para mais de 500 km; a carenagem frontal está mais larga, o para-brisas tem cinco níveis de regulação, os punhos são aquecidos e existe uma tomada para carregar acessórios, oferecendo ainda maior funcionalidade e conveniência.


Suspensão traseira

As atualizações incluem novas luzes de curva de três fases de funcionamento – criando um feixe luminoso mais amplo à medida que a moto se inclina – e o condutor pode selecionar as suspensões (opcionais) ativas Showa EERA (Electronically Equipped Ride Adjustment). Alinhadas com os quatro modos de condução pré-definidos e os dois modos User, as suspensões Showa EERA oferecem três níveis por defeito de afinação da pré-carga e usam a unidade IMU de seis eixos e a tecnologia de válvula de equilíbrio livre na forquilha dianteira para oferecer as respostas perfeitas, independentemente do terreno.

Cores


Honda Africa Twin 2020

A CRF1100L Africa Twin estará disponível nas cores Vermelho Grand Prix Red e Preto Ballistic Metalizado Mate, complementando as duas versões vem o sub-quadro vermelho. A versão Adventure Sports estará disponível em acabamento Tricolor Branco Pérola Glare – lembrando a clássica XRV650 original – e em Preto Metalizado Darkness.


Honda Africa Twin 2020 Adventure Sports

Ficha Técnica Honda Africa Twin CRF1100L 2020

MOTOR
TipoBicilindro paralelo de 8 válvulas refrigerado a líquido SOHC de 4 tempos com manivela de 270 ° e Uni-cam
Deslocamento1084cc
Diâmetro e Curso92mm x 81.5mm
Taxa de compressão10.1: 1
Máx.Potência102CV a 7.500rpm
Máx.Torque105Nm a 6.250rpm
Nível de ruído73dB
Capacidade de óleo4,8 / 4,3 (5,2 / 4,7 DCT)
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
AlimentaçãoPGM-FI
Capacidade do tanque de combustível18.8L
Emissões de CO 2112g / km MT 110g / km DCT
Consumo de combustível20.4km / l MT 20,8km / l DCT
SISTEMA ELÉTRICO
PartidaElétrico
CapacidadeBateria de íon de lítio 12V-6Ah (20hr)
Saída ACG0,49 kW / 5.000rpm
Transmissão
Tipo de embreagemBanhado em óleo, multidisco com molas, deslizante DCT – 2 embreagens multiplacas em bnaho de óleo com molas
Tipo de transmissãoManual de 6 velocidades (DCT de 6 velocidades)
QUADRO
TipoBerço semi-duplo
CHASSIS
Dimensões (L´W´H)2330mm x 960mm x 1395mm
Distância entre eixos1575mm
Ângulo de rodízio27,5 °
Trilha113mm
Altura do assento850 / 870mm (opção de assento baixo 825mm, opção de assento alto 895mm)
Distância do solo250mm
Peso (em ordem de marcha)226kg (DCT 236kg)
SUSPENSÃO
Tipo FrenteGarfo telescópico Showa de 45 mm, invertido, tipo cartucho, com ajustador de pré-carga de discagem e ajustes de DF, curso de 230 mm
Tipo TraseiraBraço oscilante de alumínio monobloco com Pro-Link com amortecedor a gás Showa, ajustador hidráulico de pré-carga de discagem e ajustes de amortecimento de rebote, curso da roda traseira de 220 mm
RODAS
Tipo FrenteFio 21M / C x 2,15 com aro de alumínio
Tipo Traseira18M / C x MT4.00 fio falou com aro de alumínio
Tamanho do aro dianteiro21 “
Tamanho da jante traseira18 “
Pneus dianteiros90 / 90-21M / C 54H (com câmara) (Bridgestone Battlax Adventurecross Tourer AX41T / Rua Metzler Karoo)
Pneus Traseiros150 / 70R18M / C 70H (com câmara) (Bridgestone Battlax Adventurecross Tourer AX41T / Rua AX41T Metzler Karoo)
FREIOS
Tipo de sistema ABS2 canais com IMU
MODO ABS selecionável com configuração na estrada e fora da estrada
DIanteiroDisco hidráulico flutuante de onda dupla de 310 mm com cubo de alumínio e pinças de 4 pistões de ajuste radial e pastilhas de metal sinterizado
TraseiroDisco hidráulico de onda de 256 mm com pinça de pistão único e pastilhas de metal sinterizado. 2 canais com o modo ABS OFF traseiro.
INSTRUMENTOS E ELÉTRICA
InstrumentosMedidor de LCD, TFT 6.5inch touch panel multi display de informações
Sistema de segurançaImobilizador, alarme de segurança (opcional)
FarolLED
Luz traseiraLED
EletrônicosLuzes diurnas, áudio Bluetooth e Apple Carplay, soquete USB, cancelamento automático de pisca, controle de cruzeiro, sinal de parada de emergência, IMU, HSTC e controle de rodas)

Fonte: Motox