“Termos” usados nos enduros: Vc sabe o que é …?

“Termos” usados nos enduros: Vc sabe o que é …?

Termos do enduro:

PC – Posto de controle – O pc é estratégicamente colocado em locais desconhecidos pelos pilotos que estão participando do enduro de regularidade. A função deles é anotar o horário da passagem do piloto por aquele local para determinar se o infeliz está atrazado ou adiantado naquela determinada referência… Cada segundo ATRAZADO se perde 01 ponto. Para cada segundo ADIANTADO se perde 03 pontos.

BALAIO, LAÇO OU ALÇA – Numa prova de regularidade é muito comum os levantadores colocarem o piloto prá passar duas vezes num mesmo local, isso serve prá ver se realmente o cara está planilhando e atento ao roteiro. Particularmente, considero este artifício como BURRO, pois ele só confirma a incopentência do levantador e a falta de opção de trilhas….

CARRAPATO/MARIPOSA – São os sujeitos que querem andar na prova mas não pagam inscrição e não concorrem a nada. A única coisa que eles geralmente fazem (muito bem) é atrapalhar quem está competindo, pois se um carrapato agarra na frente de um piloto que está no tempo exato de prova acaba por atrazá-lo.

REFERÊNCIA – Cada quadradinho da planilha representa uma referência para guiar o piloto na prova. Dentro de uma referência aparece a simbologia, o tempo de prova e a distância percorrida até aquele ponto, que devem ser obedecidos pelo piloto ao máximo.

MÉDIA – Média é a velocidade ideal que se deve andar Ex. 30km

TRECHO – A planilha é dividida em vários trechos, e são chamados trechos porque a velocidade que se anda é a mesma. Ex. No trecho 5 a velocidade média é de 35kmp/h, No trecho 6 a velocidade é de 20kmp/h.
Quanto menor for a velocidade do trecho, o piloto já sabe que é um local bem ruim de se passar.

APURAÇÃO – No final da prova são somados todos os pontos perdidos de cada piloto e aquele que andaram “mais redondo ou seja, perderam menos pontos, são os ganhadores em suas categorias.

ZERAR PC/ – É muito comum os pilotos das categorias superiores, ZERAREM PCs. Isso quer dizer que ele passou na hora exata e ideal que a planilha mandava, onde o pc estava posicionado.

ROTEIRAR/PLANILHAR – É o ato de se guiar pela planilha, obedecendo as indicações de local, tempo e velocidade

NEUTRO/NEUTRAL – Determinado ou determinados locais da prova que se pode fazer uma breve parada. Os neutros podem ser de 2/3/4 minutos ou até de 40, sendo este último chamado de neutro principal.

Sugiro que se vc. se lembrar de mais algum vocabulário coloque aqui prá todos.

Ver tópico completo